Acessibilidade na Salumeria Central (BH)

Saiba se a Salumeria, um bar descolado na região central de Belo Horizonte, é acessível a cadeiras de rodas. Este post faz parte do Guia BH Acessível.

 

Curtindo a noite com Rô e Marta na Salumeria Central. (Todas as fotos pertencem ao meu acervo.)

Curtindo a noite com Rô e Marta na Salumeria Central. (Todas as fotos pertencem ao meu acervo.)

 

 

O bar Salumeria Central fica no Bairro Floresta, em Belo Horizonte, bem perto da Praça da Estação. Ele iniciou o processo de revitalização da Rua Sapucaí, que agora agrega outros bares e fica bastante movimentada também à noite.

É um bom programa tanto para a tarde como para a noite, especialmente as de lua cheia, pois se pode ter uma bela vista do céu e do conjunto arquitetônico da Praça da Estação já de dentro do bar, e ainda melhor se atravessarmos a rua e nos debruçarmos na mureta com balaústres que fica bem em frente. 

Apesar de ser uma salumeria, dedicada ao preparo de produtos com carne de porco, o cardápio oferece muito mais: massas, risotos, queijos e até deliciosos legumes grelhados. Sendo assim, quem é vegetariano não fica na mão, nem quem tem alergia a leite.

O atendimento é gentil, principalmente se você der a sorte de ser atendido pela Fernanda. De forma simpática e competente, ela forneceu todas as informações sobre acessibilidade que eu precisava para fazer este post, assim como informações objetivas sobre os vinhos da casa e a comida.

A decoração é diferente do que vc está acostumado a ver, com instalações do videomaker Éder Santos projetadas em vários cantos. A música tece uma atmosfera descolada. Só poderia atrair um público do mesmo modelo, concorda? Nada de caretice por aqui. 

Pedimos os legumes grelhados acompanhados de uma cesta de pães (artesanais e variados), tudo impecável, delicioso, com excelente azeite e pasta para acompanhar. Tracei também um tiramissu, que estava muito bom. E a carta de vinhos é variada.

Chegue cedo para conseguir estacionar e ocupar uma mesa adequada, ou ligue antes reservando.

 

Sugiro que vc fique perto da porta, para poder observar a vista e o movimento lá fora...

Sugiro que vc fique perto da porta, para poder observar a vista e o movimento lá fora…

 

Acessibilidade

 

São dois ambientes, aproveitando, ao que me pareceu, uma garagem. Um deles não é acessível, porque possui degraus, mas que podem ser transpostos com alguma ajuda, caso queira ficar lá. Ao outro você tem acesso por um rebaixamento de garagem, um pouco inclinado, mas nada que ofereça risco. Ao chegarmos, esse ambiente ainda estava fechado com belas portas cujas grades formam arabescos. Pedimos que abrissem para nós.

As mesas permitem aproximação frontal, mas a largura é pouca para o encaixe da maioria das cadeiras de rodas. A minha se encaixou, mas ela é muito estreita e não serve como referência.

Há banheiro adaptado. Ele estava obstruído com caixas de bebidas, mas retiraram imediatamente. A porta tem 80cm, há barras de segurança em torno do vaso sanitário e da pia. O vaso tem abertura frontal, mas o assento sanitário é inteiro, o que compensa o problema. O espaço é amplo o suficiente para o giro de uma cadeira manual.

Eu já estava bastante atrasada para conhecer o Salumeria, que foi inaugurado há alguns anos e virou queridinho muito rapidamente. Mas antes tarde do que mais tarde, e com o mérito de que as falhas foram corrigidas ao longo do tempo…

Marque na agenda se você gosta de bares que fogem ao lugar-comum e que têm bom custo-benefício!

 

O banheiro acessível fica nos fundos, do lado esquerdo do balcão

O banheiro acessível fica nos fundos, do lado esquerdo do balcão

 

 

Observe que o vaso tem abertura frontal, mas o assento é inteiro, o que ameniza o problema. Há barras de segurança.

Observe que o vaso tem abertura frontal, mas o assento é inteiro, o que ameniza o problema. Há barras de segurança.

 

 

Para saber mais:

 

Facebook da Salumeria 

Salumeria no blog Destemperados

 

 

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *