Conheça os acessórios inclusivos da Reapta

Usuários de cadeiras de rodas podem precisar de acessórios para lhes trazer conforto e segurança. Por isso, fiz esta resenha mostrando alguns dos produtos que a Reapta me enviou! Desde cinto de segurança até protetor impermeável para cadeira de rodas, vou te mostrar um por um, em vídeo e fotos.

Laura Martins usa cinto abdominal da Reapta

 

Sem dúvida, eu queria mesmo era que minha cadeira tivesse asas. Muito previsível, não? Brincadeiras à parte, provavelmente não há cadeirante que não tenha desejado alguns itens extras para sua fiel companheira, para lhe trazer tanto conforto quanto segurança. E, por que não dizer, também beleza…

Eu não conhecia a Reapta, que produz e comercializa itens inclusivos, até que recebi uma simpática mensagem da Silvia Alencar, a proprietária. Ela me enviou alguns itens de presente, para que eu experimentasse e, no caso de aprovar, compartilhar a experiência com vocês.

Antes mesmo que comecem a leitura da resenha, já vou dar spoiler: gostei de todos! Então, agora mostrarei um por um, destacando as funcionalidades.

Prontos e prontas para a decolagem? Vambora!

 

Design para a inclusão

 

De acordo com o catálogo da marca, a Reapta surgiu do desejo em comum de uma técnica em enfermagem e uma designer de moda. Elas desejavam criar acessórios que promovessem mudança de vida, proporcionando conforto e melhorando a autoestima.

O catálogo também diz que os itens são produzidos com material de qualidade e design funcional, o que realmente constatei. Todos que experimentei me surpreenderam pelo conforto e pela qualidade do material.

De fato, acredito que esses acessórios podem ser bastante úteis no cotidiano e melhorar nossa qualidade de vida. E a Reapta entrega em todo o Brasil. Vamos conhecê-los?

 

Avaliação dos produtos

 

Antes de falarmos sobre os produtos, considero importante fazer alguns alertas.

Os itens que experimentei foram os que eu mesma escolhi, de acordo com minhas necessidades. Do contrário, não teria autoridade para falar sobre eles. Tenho paraparesia de membros inferiores, bom equilíbrio e bastante força nos braços.

Entretanto, vale lembrar que há muitos outros acessórios na loja virtual, que atendem outras particularidades, incluindo as de crianças, tetraplégicos ou idosos.

Também gostaria de dizer que não indico produto se não o experimentei e aprovei. Quem me acompanha já sabe disso, mas não custa dizer de novo. Afinal, sempre tem gente nova por aqui, não é mesmo?

No vídeo a seguir, mostro os produtos e explico a utilização. Após assistir, continue a leitura, porque há mais explicações sobre cada item, fotos, assim como os respectivos links para a loja virtual.

 

 

Cinto abdominal com velcro

 

Escolhi o cinto abdominal, mesmo tendo bom equilíbrio, porque, vamos combinar, de modo geral as calçadas no Brasil estão uma catástrofe. A rodinha da frente pode vir a cair num buraco qualquer, e acontecer uma queda.

Mas não foi só por essa razão. Às vezes, tenho necessidade de que alguém empurre minha cadeira. Já aconteceu de a pessoa parar de repente, sem avisar, e meu corpo ser projetado para a frente. Para evitar acidentes por causa dessa situação, o cinto me parece uma boa pedida!

A Reapta tem outros modelos, para necessidades diversas. O que escolhi tem velcro, deve ser passado em volta da cadeira e fechado na frente. Ficou confortável e simples de atar e desatar.

Este item está disponível em 4 comprimentos. Eu visto blusa nº 40, e meu cinto foi o M. Mais informações aqui.

 

Faixa de joelho

 

A faixa a ser usada em torno da coxa, próxima aos joelhos, tem 1001 utilidades. Pode ser usada para manter as pernas fechadas, no caso de cadeirantes com perda de força muscular. Além disso, é útil para quem tem espasmos, para evitar que a perna, em um movimento repentino, se choque contra a própria cadeira, ou um móvel qualquer, e venha a se ferir.

Está disponível em 3 tamanhos, tem velcro, é macia e fácil para a pessoa colocar sozinha. A minha veio no tamanho M e ficou grande, pois sou magra e visto calça 38.

 

Protetor de roupa de cama impermeável

 

Quando vi este protetor, logo pensei em levá-lo nas viagens. Afinal, se houver algum escape de urina enquanto a gente dorme, o colchão será salvo. Não é qualquer lugar que tem protetor de colchões, especialmente se formos nos hospedar em casa de algum parente.

Segundo o site, ele mede 72×85. A primeira camada é de tecido 100% algodão com matelassê, a segunda é feltro macio e a última é impermeável. Dá pra dobrar e colocar até numa mochila, ou seja, é uma mão na roda.

 

Faixa de panturrilha

 

Quem tem cadeira monobloco costuma passar aperto quando inclina o equipamento, porque não há proteção para os pés não deslizarem. Nossas pernas, então, podem cair atrás dos pedais, os pés podem ficar presos e podemos até nos machucar.

A faixa da Reapta tem velcro, é macia, regulável e discreta. Estou usando há vários dias, feliz com as pernas protegidas.

 

Composição com 3 fotos mostrando a bolsa e a faixa de panturrilha instaladas na cadeira / a faixa de joelho / o protetor de cama

 

Contensor de perna e tornozelo

 

Mais uma vez, temos um item para proteger as pernas. Em cadeiras monobloco, são comuns os pedais sem proteção antiderrapante. Por causa disso, os pés não param no lugar, podendo se ferir. Fica impossível usar um sapato que não tenha sola de borracha. Os de salto, então, podem ser um problema.

Então, este contensor é muito bem-vindo, porque mantém os pés no lugar.

São bem macios, mas, como vão deixar seus tornozelos na mesma posição durante certo tempo, será necessário considerar se não causarão espasmo ou mesmo lesão por pressão. Por outro lado, também podem te proteger caso haja espasmo, por manter as pernas no lugar.

Como cada um é cada um, só mesmo você poderá dizer se será confortável. Eu creio que sim, pelo menos em algumas situações, para que você não perca os sapatos – e nem os pés…

O meu é o slim, disponível em 3 tamanhos. A parte de dentro envolve os tornozelos, e a de fora fica em torno do quadro da cadeira. Para o conforto do usuário, ambas as partes são ajustáveis. São vendidos em pares.

 

Bolsa para cadeira de rodas c/ velcro

 

Esta bolsa tem a grande vantagem de vir com uma faixa de velcro autocolante. Além disso, é leve, feita de nylon e superdiscreta. Dá pra colocar seu celular, uma carteira, chaves e até mais alguma coisinha. Estou usando a minha direito, pois gostei bastante.

 

Protetor de assento para cadeira de rodas

 

Esta peça não está no catálogo, mas é possível pode encomendar. Uma face tem telinha, e a outra é impermeável, tornando o protetor flexível, macio e fofinho.

Acho que vale a pena ter um, tanto para se assentar na cadeira de rodas ao sair do mar ou da piscina, com roupa molhada, quanto para proteger o banco do carro na mesma situação, ou contra vazamento acidental de urina. Portanto, muito útil!

 

 

 

 

Ficarei muito feliz se esta resenha de acessórios inclusivos ajudar você a ter mais conforto e segurança!

Caso reste alguma dúvida, é só deixar aí nos comentários.

 

Para saber mais:

 

Loja virtual da Reapta

Se cuidar para se empoderar

Consultoria de imagem: cuidado ou futilidade | Cadeira Voadora entrevista Cris Alves, criadora do Persoona.

 

About Laura Martins

Laura Martins criou o blog Cadeira Voadora em 2011 para compartilhar suas experiências de viagem em cadeira de rodas. Para ela, viajar desenvolve inúmeras habilidades, nos faz menos intolerantes por conviver com as diferenças e ajuda a construir inclusão, porque as cidades vão ficando mais preparadas à medida que as pessoas vão se fazendo visíveis. Entre em contato pelo e-mail contato@lauramartins.net.

Comments are closed.