Guia Belo Horizonte Acessível | Hospedagem e vida noturna

Você mora em Belo Horizonte? Vem à cidade, a trabalho, lazer ou para tratamento médico? Seja qual for a razão, cadeirantes e andantes podem aproveitar bastante a cidade e as redondezas para atividades de turismo e lazer! Vamos juntos?

 

Um dos cartões postais de Belo Horizonte, da bela Praça do Papa se avista toda a cidade. Apesar de não ser acessível, vale sua visita, mesmo com algum esforço. (Imagem retirada do Google)

Um dos cartões postais de Belo Horizonte, da bela Praça do Papa se avista toda a cidade. Apesar de não ser acessível, vale a visita, mesmo com algum esforço. (Imagem retirada do Google)

 

Guia Belo Horizonte Acessível | Post 1

Hotéis, bares, restaurantes, cafeterias, Mineirão

 

Belo Horizonte não é uma cidade simples para cadeirantes, como muitos de vocês já devem saber. A topografia não ajuda: tem ladeira pra todo lado. E a cidade ainda é muito carente de intervenções para a acessibilidade, como passeios bem-cuidados ou rebaixamento de calçadas.

Temos transporte público razoavelmente adaptado, táxis adaptados, excelentes opções culturais acessíveis e agradáveis locais para passear com acessibilidade variável. E aí? Vai encarar? Sugiro que sim! A cidade é aconchegante, tem noite animada e um povo simpático e acolhedor. Bons museus, uma excelente sala para música erudita e bons teatros atendem ao público que ama programações culturais.  Além disso, tem paisagens belíssimas nas redondezas – embora permaneça o desafio da topografia. Mas muita coisa é superável.

Em uma nova série de posts, vc terá muitas sugestões para curtir o dia e a noite da cidade. E também poderá esticar as rodas e conhecer atrações que ficam bem perto: Inhotim, Casa Branca, Macacos, Serra do Cipó e muito mais.

Este é o primeiro post da série. Vou reunir nele as informações que estão dispersas no blog: hotéis, bares, pubs, cafeterias, museus e muito mais. Para os próximos, algumas parcerias com cadeirantes de BH permitirão ao Cadeira Voadora abrir o leque e oferecer muitas opções para você. Sempre que possível passe por aqui para saber das novidades. Ou nos acompanhe pelas redes sociais!

 

Hotéis

 

Apresento para vc, por ora, três opções de hotéis bastante centrais, que lhe permitem alcançar rapidamente opções culturais, bons bares e restaurantes e sair facilmente da cidade para visitar os arredores.

Os dois primeiros são o Ibis Savassi e o Mercure Lourdes. Como explico no post que vc vai ler, ao procurar hotéis para avaliar descartei antecipadamente os que se localizam em ruas íngremes, em locais menos seguros ou em áreas com calçadas muito quebradas ou sem rebaixamentos. E escolhi localizações que permitem ao cadeirante sair sozinho para fazer suas refeições fora do hotel, ter acesso a lojas e a lazer a pé, ou rodando uma pequena distância de carro. Também cito um hotel que não conheço, mas que fica próximo à arena Mineirão, onde se realizarão 10 jogos de futebol das Olimpíadas.

Clique aqui para ler o post sobre o Ibis Savassi e o Mercure, no antigo endereço do Cadeira Voadora.

O blog BH Legal, dos companheiros Gilberto e Telma, que também são pessoas com deficiência, tem um post sobre o BH Boutique Hostel. Clique aqui para ler.

 

Pousada e SPA fora de Belo Horizonte

Nos arredores da capital mineira, o que não falta são as belas paisagens montanhosas – e muitas cachoeiras! Algumas opções de pousadas e spas oferecem razoável acesso para cadeirantes. Clique no nome do local abaixo para ser redirecionado ao post a respeito e saber mais. Aos poucos atualizarei esta parte, com novas opções.

Spa Espaço Águas Claras (Macacos)

Verde Folhas Pousada e Restaurante (Casa Branca)

Tirolesa adaptada no Verde Folhas

 

O Espaço Águas Claras tem muitas e excelentes adaptações para cadeirantes. A equipe é treinada e muito cooperativa. A piscina térmica é fechada e tem rampa e corrimão. Agende uma visita!

O Espaço Águas Claras tem muitas e excelentes adaptações para cadeirantes. A equipe é treinada e muito cooperativa. A piscina térmica é fechada e tem rampa e corrimão. Agende uma visita!

 

Estou fazendo atividade física no Águas Claras. A parede de vidro com vista para a piscina deixa o espaço ainda mais amplo.

Estou fazendo atividade física no Águas Claras. A parede de vidro com vista para a piscina deixa o espaço ainda mais amplo.

 

 

Restaurantes, pubs, bares, cafeterias

 

O belorizontino adora botecos, e nós temos montes deles pela cidade. Mas uma de suas características é a informalidade, a simplicidade… Já dá pra imaginar que em geral eles não têm acessibilidade, né? Mas Belo Horizonte não é feita só de botecos: também temos cafeterias, pubs e excelentes restaurantes. Ou seja: opções para todos os gostos e bolsos.

Por isso, esta lista vai ser longa, e não termina neste post. Continuaremos, especialmente com locais na região da Pampulha, para quem vai assistir aos jogos de futebol. E também com opções fora da cidade.

Dito isso, vamos lá?

 

Uaimií (pub)

Bonito, charmoso, bem-localizado. Calçada larga, mas um pouco quebrada. Muito próximo, rebaixamentos de garagem permitem que a cadeira de rodas alcance o passeio.

A entrada é larga, sem desnível; piso liso; banheiro acessível. Além disso, tem no cardápio itens para vegetsrianos. E um chope artesanal sensacional. Para ler o post completo, clique aqui.

 

Repare que a entrada do Uaimií é plana e a porta é dupla. (Foto de André Luppi)

Repare que a entrada do Uaimií é plana e a porta é dupla. (Foto de André Luppi)

 

 

Café com Letras Liberdade

O Café com Letras tem duas unidades: a da Savassi e a do CCBB (Praça da Liberdade). A primeira é tradicionalíssima, funciona há muitos anos, tem público cativo – mas não é acessível para cadeirantes, a não ser que vc fique numa das mesas da calçada ou tope ser carregado até a parte interna.

De qualquer modo, eu prefiro a unidade que fica no pátio do CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil). Há duas vagas para cadeirantes na Av. Brasil, a poucos metros da entrada lateral do CCBB. Vc pode escolher entre as mesas do agradável pátio ou as internas, em um ambiente descontraído e super charmoso, com decoração retrô.

O cardápio tem excelentes opções, tanto no que se refere a itens de cafeteria (não deixe de experimentar o espresso) e drinks, quanto refeições muito bem-preparadas. As sobremesas são todas de comer suspirando.

Eventualmente há apresentações de música ao vivo. Procure se informar.

Há banheiro adaptado no pátio, em ambas as extremidades (na entrada do pátio, o masculino; no final do pátio, próximo a outra cafeteria, o feminino).

 

Divertidas placas compõem a decoração retrô do Café com Letras Liberdade

Divertidas placas compõem a decoração retrô do Café com Letras Liberdade

 

No fundo do pátio do CCBB, há outra cafeteria, também com entrada plana, mas o cardápio está mais voltado para itens de lanchonete, apesar de também ter sobremesas que parecem gostosas.

 

Cafeterias do Shopping Diamond Mall

O Diamond fica no Bairro de Lourdes, na região nobre da cidade. Os passeios são largos e, de modo geral, estão em boas condições. Há rebaixamentos de calçada, mas alguns estão danificados. O estacionamento e os banheiros acessíveis são bons. Há uma boa praça de alimentação, no térreo; no piso L2, está o Espaço Gourmet, mais tranquilo. No L3, há uma cafeteria. Clique aqui.

 

Cafeteria Frau Bondan, na Casa Fiat

Atualmente, a cafeteria não é mais a Frau Bondan, mas a decoração permanece. Charmosa, bonita, tem itens gostosos no cardápio, que permanece oferecendo o chá de lavanda, que eu adoro. Como fica dentro da Casa Fiat, vc pode aproveitar para visitar a exposição em cartaz. Vagas para cadeirantes na porta, entrada com rampa, elevador (a cafeteria fica no térreo), bom banheiro acessível. Para ler o post, clique aqui.

 

Seleve

Pequena, charmosa, com itens sem glúten e sem lácteos. Tem entrada com rampa e banheiro adaptado. Leia tudo aqui!

 

Decoração fofa na Seleve

 

Mercearia 130

No Bairro de Lourdes, em um casarão revitalizado, fica este bar com cara de restaurante, que é charmoso e vive cheio de gente bonita. A decoração é bonita e criativa, e há vários ambientes: varanda, parte interna, jardim.

Há rampa lateral para a entrada de cadeirantes ou pessoas com mobilidade reduzida. O banheiro adaptado é excelente: amplo, tem vaso sanitário sem abertura frontal, pia com vão livre e trocador (pequeno). A porta tem molas nas próprias dobradiças e é bastante leve.

O cardápio é de tira-gostos com bom custo-benefício e uma boa variedade de cervejas. Excelente opção para bater papo com os amigos!

As calçadas, que são largas, mas estão em más condições, têm rebaixamento nas esquinas. Há vaga para cadeirante na Rua Santa Catarina, bem perto, mas não espere facilidades para estacionar, porque a região é muito movimentada. Uma alternativa é estacionar no Shopping Diamond Mall, que fica muito perto.

 

Pedro Muriel, da Cadeira Atômica do Pedrão, Lúcia e eu curtindo a vida e o bom papo na Mercearia 130.

Pedro Muriel, da Cadeira Atômica do Pedrão, Lúcia e eu curtindo a vida e o bom papo na Mercearia 130.

 

 

Salumeria Central

Descolado, com bom atendimento, boa comida e razoável acessibilidade. Fica na região central da cidade, pertinho do Viaduto Santa Teresa e seus belos arcos. Para ler o post a respeito neste blog, clique aqui.

 

Bares e restaurantes indicados pelo Disbuga

A Fatine, do blog Disbuga, está fazendo uma lista de bares e restaurantes bacanas em BH e comentando acerca da acessibilidade. A lista é constantemente atualizada. Para ler, clique aqui.

 

Acessibilidade no Mineirão

O Mineirão é a arena de BH que recebe jogos mais destacados, como os das Olimpíadas ou da Copa do Mundo. Como não sou amante do futebol, precisarei recorrer a outras fontes para te informar acerca da acessibilidade no local.

Clique em:

Site do Mineirão

Jornal Estado de Minas

Blog do Cadeirante: aqui e aqui

Faça Parte | Blitz de acessibilidade nos estádios Independência e Mineirão

 

Nota: Continuarei editando este post para inserir novos bares! 😉

Nos próximos posts: mais bares, teatros, cinemas, praças, parques, arredores de BH. Não perca!

 

A Praça da Liberdade é um dos locais agradáveis da cidade, mas... peca na acessibilidade. Veja nos próximos posts! (Foto de Marta Alencar)

A Praça da Liberdade é um dos locais agradáveis da cidade, mas… peca na acessibilidade. Veja nos próximos posts! (Foto de Marta Alencar)

 

 

O pátio do CCBB é lindo, agradável, com uma belíssima luminosidade pela manhã. Super vale a pena ficar numa mesinha do lado externo, quando vc for ao Café com Letras. (Foto de Maria Araújo)

O pátio do CCBB-BH é lindo, agradável, com uma belíssima luminosidade pela manhã. Super vale a pena ficar numa mesinha do lado externo, quando vc for ao Café com Letras.

 

Para ler os demais posts do Guia Belo Horizonte Acessível:

 

Acessibilidade no CCBB-BH

Mirante do Mangabeiras

Museus em BH e região próxima

Região da Pampulha

 

Estando em Belo Horizonte, não deixe de conhecer a Pampulha, ainda que a acessibilidade deixe a desejar…

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *