Octavio Café (São Paulo): acessibilidade para cadeirantes

 

Estou em frente à entrada do Octavio Café. A construção lembra um cesto de fibras naturais e é ovalada como um grão de café

 

Hoje vou te levar para conhecer o Octavio Café, que fica em São Paulo e é uma cafeteria que oferece qualidade nos produtos e boa acessibilidade.

Ainda hoje não é simples encontrar uma boa cafeteria acessível, e os cadeirantes que querem curtir esse prazer acabam recorrendo às de shopping ou a alguma mais pop, como a Starbucks, que costuma oferecer alguma acessibilidade, até mesmo no banheiro.

O café continua na moda, e por isso novas cafeterias são abertas toda semana, mas não se preocupam com a acessibilidade. Em Belo Horizonte, por exemplo, inúmeras surgiram nos dois últimos anos, oferecendo também diversos cursos. Mas quem disse que são acessíveis?

Não gosto do “mais do mesmo”. Prefiro um lugar criativo, bonito, ousado, que atraia pessoas que se esquecem um pouco do relógio, para que o ambiente não me contamine com o estresse dos tempos atuais. Gosto também de cafés especiais e comidinhas leves e diferentes. E foi isso que encontrei no Octavio. Vamos comigo?

 

Sandra e eu em frente à entrada, para uma selfie-recordação

 

Não diga “xis”, diga “uau”

 

Conheci o Octavio Café a convite da arquiteta Sandra Irala (leia sobre ela aqui), para que pudéssemos aproveitar a tarde batendo papo sossegadamente. Ela não poderia ter tido ideia melhor.

A cafeteria me chamou a atenção desde a entrada, porque a construção se inspira no desenho do grão de café. É bem diferente. Localizado entre os prédios moderníssimos da Av. Brigadeiro Faria Lima, é incrível como o pequeno edifício consegue mesmo assim se fazer notar, por causa do design externo ovalado, que lembra um cesto de fibra natural.

Ao entrar, fiquei encantada: o piso é de peroba-rosa de demolição, os tons do ambiente lembram os dos grãos de café, a forma do salão é ovalada. O pé-direito é duplo, e eu amo essa sensação de amplitude. Há vários ambientes, e você certamente vai encontrar um pra chamar de seu.

Há uma rampa que envolve todo um lado do edifício e leva ao pavimento superior. Ela conta a história da cultura do café: à medida que é percorrida, sensores fazem com que frases se acendam. Tudo é realmente inspirador.

Além de tudo, o Octavio é um café com história. Sugiro que vá até o site para conhecê-la, pois tem seus atrativos.

Por tudo isso, acho que você vai notar minha carinha feliz em cada fotografia. Mas e quanto à acessibilidade?

 

 

O Octavio Café é acessível?

 

É melhor do que eu esperava, para ser honesta. Porém, deixo um aviso aos que buscam perfeição: há problemas. Contudo, no meu modo de ver, não impedirão que grande parte dos cadeirantes, muletantes ou pessoas com mobilidade reduzida utilize com conforto o ambiente.

Características:

♥ Entrada plana com portas de vidro que não se abrem automaticamente. Se não me engano, no piso há um acabamento para fixação das portas que pode causar alguma trepidação na cadeira de rodas.

♥ Salão sem desníveis

♥ Mesas de estilos variados; as que eu observei podem dificultar a aproximação frontal.

♥ Elevador para o piso superior; os números não são em alto-relevo, mas apenas iluminados, o que dificulta o acesso para pessoas com baixa visão. Mas o braile está garantido.

♥ Banheiro acessível no primeiro piso, com pia rebaixada, onde o espaço para aproximação está garantido. Dispenser de sabonete e toalhas de papel ao alcance da mão. Tudo é bastante amplo e bonito. O problema é o vaso sanitário com abertura frontal e a lixeira de pedal, o que fez com que eu deixasse no caixa uma sugestão de mudança.

♥ Tem estacionamento com manobrista, mas não é barato. Aliás, estacionamento em São Paulo é muito caro. Dependendo do local onde você estiver, vai valer a pena ir de táxi ou Uber. Não me lembrei de verificar se há vagas reservadas nas proximidades.

 

Nas fotos, alguns itens de acessibilidade presentes no toalete do Octavio Café. Achei o dispenser um pouco alto, mas dá pra alcançar

 

 

Vale a pena ir?

 

Vale sim, se você curte cafeteria e ambientes diferentes e pode investir um pouco mais nesse pequeno-grande prazer.

O menu é variado, e a gente fica até um pouco perdida com a quantidade de opções, desde o café até as comidinhas. O preço é mais alto que o das cafeterias comuns. Entretanto, é preciso levar em consideração que estamos pagando não só pela matéria-prima consumida, mas pela qualidade, pela disponibilidade de uma grande variedade de grãos de café e pela experiência que vamos ter, que inclui arquitetura, música, iluminação, banheiro limpo e confortável e por aí vai.

Você pode escolher desde o café de produção própria até muitos outros, incluindo importados e premiados, e pode escolher também o método de preparo.

O atendimento, infelizmente, deixou a desejar, e a gente acabou esperando muito tempo por um garçom. Que pena, Octavio, dê um jeito nisso, porque destoa de todo o restante…

 

Veja como é linda a vista desde o andar superior. O acesso é por elevador.

 

Você é proprietário de uma cafeteria com acessibilidade?

 

Se você tem uma cafeteria com acessibilidade para cadeirantes, me convide para um café! Irei com muito prazer dar uma olhada na acessibilidade e até te dar dicas para que o ambiente fique realmente adequado, incluindo indicação de arquiteto responsável e competente, caso seja necessário, porque eu não sou arquiteta, sou apenas focada no tema.

Muita gente não sabe, mas é comum o local ter alguns problemas de acessibilidade mesmo que um arquiteto tenha sido contratado. Afinal, o dono do estabelecimento pode ter alterado o projeto original. Mas cadê a fiscalização?

E se você é cadeirante e conhece alguma cafeteria bacana e acessível, deixe a dica aí nos comentários! Precisamos prestigiar os empresários que investem em acessibilidade, concorda?

 

Para saber mais:

 

Octavio Café | Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2996, SP | (11) 3074-0110 | https://octaviocafe.com.br/

Cheque informações antes de ir. As coisas mudam… 😉

 

 

About Laura Martins

Laura Martins criou o blog Cadeira Voadora em 2011 para compartilhar suas experiências de viagem em cadeira de rodas. Para ela, viajar desenvolve inúmeras habilidades, nos faz menos intolerantes por conviver com as diferenças e ajuda a construir inclusão, porque as cidades vão ficando mais preparadas à medida que as pessoas vão se fazendo visíveis. Entre em contato pelo e-mail contato@lauramartins.net.

Comments are closed.