Preta Gil: “Não quero ser prisioneira da minha forma física”

 

Todas as fotos de Preta Gil foram retiradas de seu Instagram

 

Seria imperdoável se eu não registrasse aqui,  e com louvor, a atitude de Preta Gil em posts publicados no Instagram desde o final de dezembro. Foram vários, posando de biquíni, em que corajosamente mostra o corpo acima do peso padrão, com gorduras, celulites e estrias.

Numa sociedade que aplaude corpos “perfeitos” forjados em clínicas, Preta vai na contramão, com certeza enchendo de coragem muitos que não ousavem fazer o mesmo.

 

A aparência como valor

 

Ao posar para a câmera sem se esconder atrás de luzes, maquiagens e intervenções estéticas, a cantora atua na desconstrução de padrões e mitos e atinge mulheres e homens que têm vergonha do próprio corpo, entre os quais estão os que têm uma deficiência física.

A autoimagem é afetada quando a pessoa tem uma deficiência física, e isso é notável no Brasil, onde as pessoas estranham demais o “diferente”. Basta sair com um chapéu ou uma sombrinha num dia de sol para que alguns comecem a olhar e até a soltar risinhos. Parece que somos muito preocupados com a aparência e sensíveis à diferença neste canto do mundo, concorda?

E quando a gente sai com uma muleta, mancando? Ou quando tem vitiligo? Quando os gestos não seguem o modelo, tal como nas pessoas que têm paralisia cerebral? Quantos sofreram atrofia dos membros e não têm coragem de expor o corpo? Dependendo da cidade, pode chegar a ser traumatizante a reação das pessoas, por causa dos olhares desrespeitosos e comentários maldosos.

Nesse contexto, fica difícil ter segurança suficiente para expor o corpo. Ainda assim, quantos o expõem corajosamente, sem ficar se comparando com os belos corpos ao redor? Cada vez mais tenho visto gente assim, graças a Deus.

 

Peso fora dos padrões, celulite e estrias: ela mostrou tudo!

 

Postura de Preta

 

Em maio de 2018, Preta Gil foi chamada de “feia” no Instagram, o que foi registrado pela imprensa. Trata-se de um comentário maldoso, como tantos que são comuns atualmente, certamente provindo de gente infeliz a quem falta amor e autoamor. A resposta da cantora, que li no jornal “Folha do Estado”, foi esta:

“Eu tenho sim algo muito precioso e bonito. Meu caráter, meu coração e meu corpo também, mas você? Juro, senti muita pena agora. Uma senhora que se diz uma mulher de Deus, mas na verdade não tem nada, não aprendeu nada com os anos de vida! Triste. Uma mulher digna de pena.”

Imagino que muitos comentários como este podem ter estimulado a ilustre filha de Gilberto Gil a reagir, e o resultado não poderia ter sido melhor. Fotos da cantora usando biquíni, inclusive com transparências, bombaram no Instagram nas duas últimas semanas, chegando a 500 mil likes, perto de outros com média de 26 mil. A notícia ganhou a mídia, pela representatividade.

Foram milhares de elogios, e não sem razão. Afinal, o corpo com celulite e estrias esbanjava charme e sensualidade, além de expressar atitude.

 

Postura corajosa

 

Já bastariam as fotos para “causar” e deixar marcas, mas Preta foi além e publicou palavras que repercutiram. Quer ver?

“Todos nós temos a opção de escolher o que queremos ser nessa existência e eu escolhi ser luz!! Não seja treva, pra que tanto julgamento? Seja luz pro mundo !!”

♥♥♥

“Último tbt do ano com uma foto minha de biquíni porque esse ano eu me libertei de uma vez por todas de algumas amarras que ainda tinha !!! Minhas fotos de biquíni causam um misto de sentimentos nas pessoas, e por isso mesmo as posto. Precisamos de uma vez por todas nos livrar de antigos padrões que nos eram impostos, eu não posso e não quero ser prisioneira da minha forma física, sim eu tenho celulite, sim eu tenho estria e isso não vai mudar, e não vou me esconder com vergonha. Deveria ser normal eu postar uma foto de biquíni, não deveria causar tanto rebuliço. Mas pra que isso aconteça precisamos ajudar umas às outras. Precisamos nos reeducar. Então com toda minha vivência eu te digo, se liberte, a vida é preciosa e curta demais para nos escondermos!! #tbtdapreta PS: estou saudável isso sim importa.”

Os grifos são meus, para prestarmos atenção em algumas afirmativas importantes.

Pensa que acabou por aí? Ainda não.

 

Este é o primeiro post da série “autoaceitação”

 

Sem idealizações

 

Pelo visto, Preta Gil não deseja ser idealizada de jeito nenhum. Tanto é que recebeu um comentário elogiando sua beleza sem silicones e fez questão de declarar:

Fã: “Essa é uma mulher bonita no seu natural, sem silicone, sem estética, sem lipo, etc. Parabéns, Pretinha, você é a mulher brasileira e é linda”

Preta: “Tenho silicone, velho, mas tenho. Tenho lipo também, velha, mas tenho”.

É, gente, acho que este país não será o mesmo depois que o bloco da Preta passar… E quero muito contribuir para isso, do jeito que posso: divulgando.

 

Afinal, vale a pena fazer procedimentos estéticos?

 

A falta de coragem de mostrar quem somos não é algo que produza saúde, muito pelo contrário. Assim sendo, se a aparência nos incomoda, por que não tentar mudar isso com os instrumentos de que dispomos?

Não vejo mal em se optar por uma intervenção, desde que realizada com atenção à saúde e escolha de profissional competente e responsável. Contudo, é preciso prestar atenção em dois pontos, no meu modo de ver:

  1. As possibilidades de ver o corpo transformado têm limites. Há coisas que não têm como ser mudadas, e será preciso conviver com essa realidade.
  2. No que se refere ao processo de envelhecimento, ele não tem como ser interrompido, mesmo com cremes, botox, silicone e cirurgia plástica. Será que vale a pena empenhar tempo e dinheiro continuamente para ter coragem de se mostrar? Cada um precisará pensar em seus objetivos e em seus limites, certo?

 

Minha experiência (que não tem nada de relevante, por sinal)

 

Já tive vergonha de usar biquíni ou short, e por isso tratei de trabalhar a autoestima de várias formas, principalmente com ajuda da terapia. Não combina com minha personalidade ficar presa ao que quer que seja, muito menos à insegurança.

Nunca fiz procedimento estético, por duas razões. Tenho medo das intervenções (de sentir dor, ter infecções ou perder traços característicos da minha personalidade, no que se refere ao rosto). Mas principalmente porque meu planejamento financeiro estabelece como prioridade a reserva de dinheiro para viajar. Então, ao comparar o valor de uma intervenção com o da viagem, ainda não tive coragem de optar pela primeira… rs

Mas: uma das razões que me levam a manter a atividade física é também a estética. Aprecio ficar com a postura bonita, os músculos tonificados, as formas definidas e evitar a atrofia das pernas. Também cuido da beleza mantendo a alimentação e a hidratação adequadas, o que vale mais do que ficar investindo em cremes e outras coisas… Também invisto dinheiro e tempo cuidando com carinho e atenção dos dentes e da pele.

 

Preta de biquíni com transparências

 

Me diga o que pensa sobre procedimentos estéticos? Já fez algum? Ficou feliz com o resultado?

Conte pra nós nos comentários!

Beijos estéticos,

Laura Martins

 

Para saber mais:

 

Instagram de Preta Gil

 

Há muitos outros posts neste blog sobre beleza, autoimagem e bem-estar. Clique em:

O corpo fora dos padrões e a beleza que o amor revela

Consultoria de imagem | Entrevista com Cris Alves

Quem ama aprende a se cuidar

Salão de beleza acessível em Belo Horizonte

Thiago Helton e a beleza para além da aparência

Fotografia e inclusão

A fotografia nos ensinando a ver nosso melhor

Looks de viagem para a mulher cadeirante

Misture seus colares!

Roupas adequadas pra cadeira de rodas

 

Linus, da turma do Snoopy, tem um recado pra nós: “Às vezes tudo o que a gente precisa para se sentir melhor é se cuidar um pouquinho”

 

 

About Laura Martins

Laura Martins criou o blog Cadeira Voadora em 2011 para compartilhar suas experiências de viagem em cadeira de rodas. Para ela, viajar desenvolve inúmeras habilidades, nos faz menos intolerantes por conviver com as diferenças e ajuda a construir inclusão, porque as cidades vão ficando mais preparadas à medida que as pessoas vão se fazendo visíveis. Entre em contato pelo e-mail contato@lauramartins.net.

Comments are closed.