Sala Minas Gerais e o acesso para as rodinhas eruditas

 

Lazer em Belo Horizonte não se resume aos bares, parques e museus. Temos também uma fantástica sala de concertos. Já conhece a Sala Minas Gerais?

Fachada da Sala Minas Gerais
(foto de Alexandre Rezende, retirada do site da Filarmônica)

 

Em fevereiro de 2015, o público mineiro ganhou um presente e tanto: a Sala Minas Gerais, que é a casa da Orquestra Filarmônica de MG, um espaço projetado especialmente para ela.

O espaço para concertos recebeu equipamentos de ponta: um difusor acústico móvel e bandeiras acústicas, ajustáveis à necessidade de cada evento, além de paredes ondulares, revestidas de madeira, que auxiliam na reverberação do som.

São quase 1.500 lugares. De qualquer ponto, é possível enxergar os músicos da orquestra se apresentando. Você pode ficar até mesmo atrás deles, de frente para o maestro.

E a melhor notícia para as rodinhas: tudo foi pensado para ser acessível aos cadeirantes. Dá gosto de ver.

 

Localização

 

A sala fica bem localizada, no bairro Barro Preto, bastante central. Dispõe de estacionamento, que fica localizado na rua lateral e tem elevador, que nos deixa na sala de concertos. Do lado externo, na frente do edifício, há vaga reservada para pessoas com deficiência.

A quadra onde se localiza a sala é plana, e as calçadas estão novas. O edifício é imponente, vasto, belíssimo. A sala de concertos é impactante. Muito, muito bonita. E a acústica é, de fato, impressionante. Tanto que ninguém pode entrar após o início do espetáculo, porque incomoda muito.

 

Sala Minas Gerais – Foyer Nível 1
(foto de Eugenio Savio, retirada do site da Filarmônica)

 

 

Acessibilidade

 

Não são todos os setores da sala de concertos que têm acesso para cadeirantes, mas a maioria. Já fiquei no mezanino e no coro, e em ambos os lugares a visão é ótima. Na Sala Minas Gerais, cadeirante é tratado com respeito, ao contrário do que acontece em outras salas de concerto ou em cinemas.

Há banheiro acessível.

Se você gosta de concertos, não deixe de se proporcionar a experiência de estar na Sala Minas Gerais. Há programações variadas, para todos os bolsos. Consulte o site, avalie tudo e, se precisar, telefone para lá.

 

Sala de concertos
(foto de Alexandre Rezende, retirada do site da Filarmônica)

 

A Filarmônica, pelo que me sempre me pareceu, tem um carinho todo especial pelo seu público, o que faz com que o atendimento seja bom: o site é bem-feito e educativo, o pessoal do Facebook responde aos comentários e às mensagens com cortesia e competência, por telefone o atendimento é ótimo – e pessoalmente também.

Para resumir: eles estão de parabéns. E na vanguarda, em todos os aspectos.

 

Fiquei no mezanino numa das vezes em que fui assistir a um concerto na Sala Minas Gerais.
Este é o espaço para cadeira de rodas. Seu acompanhante pode ficar em qualquer um dos lados. A visibilidade é ótima.

 

Olha só quem encontrei na Sala Minas Gerais: o João, filho da Lene e do Carlos.
Ele é fã da Filarmônica e não perde um concerto!

 

Para saber mais:

 

Site da Filarmônica

Agenda de concertos

Programação de 2015 | As 9sinfonias de Beethoven

Para apreciar um concerto

 

Da chegada das partituras, passando pela montagem do palco, o caminho até chegar a uma apresentação é cheio de detalhes. Veja aqui um pouco desse processo.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *