Santuário Tabor da Liberdade, em Confins, MG

Hoje vamos passear no Santuário Tabor da Liberdade, ou Santuário da Mãe Rainha, que fica pertinho de Belo Horizonte.

Como tenho reforçado nas redes sociais, em épocas de Covid o ideal é não fazer viagens nem passeios distantes. Afinal, elas demandam uso de transporte que podem nos expor a aglomerações e contaminações. Além disso, as atrações podem fechar de repente, se houver uma nova onda da doença.

Dito isso, vem comigo? Acho que vai amar esse lugarzinho encantador!

A arte mostra duas fotos no Santuário Tabor da Liberdade.

Estou em frente à igrejinha. À direita, vemos a alameda que vai até a igreja. [Todas as fotos pertencem ao meu acervo]

É só para pessoas religiosas?

 

Apesar de ser um templo católico, certamente o Santuário não desperta o interesse somente da comunidade dessa religião.

Como está localizado em meio à natureza, num espaço agradável e aconchegante, ele atrai públicos diversos. É bom tanto para famílias com idosos ou crianças, quanto para grupos de amigos e até casais, em busca de um lugar romântico.

Em segundo lugar, por ser um recanto de oração, que atrai peregrinos, o espaço recebe muito bem as pessoas que valorizam a vivência espiritual, independentemente da denominação religiosa.

O silêncio, o vento passando pelas folhagens, o cantar dos passarinhos, os raios de sol filtrados pelas árvores, a ausência de poluição, certamente tudo isso nos predispõe ao contato com o sagrado.

E, para melhorar, o local é amigável com cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, conforme vou detalhar a seguir!

 

Que lugar é este?

 

Descobri este recanto graças ao Eduardo Rocha, atleta de Belo Horizonte, que também é cadeirante. Num dia em que visitava os perfis dos amigos no Instagram, vi as fotos dele e me encantei. Então, quis logo saber que lugar era aquele e como eu poderia chegar até lá.

A singela e encantadora igrejinha dedicada a Maria fica após a entrada para o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, mais conhecido como Aeroporto de Confins. São cerca de 30km desde Belo Horizonte, pela Linha Verde, e depois por vias em bom estado de conservação.

O Santuário Tabor da Liberdade faz parte da Arquidiocese de Belo Horizonte e recebe peregrinos vindos de diferentes regiões. Lá encontramos a imagem da Mãe e Rainha de Schoenstatt, ali chamada de Rainha da Liberdade, um belo simbolismo, considerando-se que Minas é a terra da liberdade, ideal proclamado na Inconfidência Mineira.

O primeiro Santuário à Mãe Rainha está localizado em Schoenstatt, na Alemanha, mas há outros espalhados pelo mundo, que são réplicas do original, pequeno e singelo. Mas, como tamanho não é documento, você constatará ali uma imensa energia de aconchego e doçura.

 

Na foto da esquerda, estou no caramanchão ao lado da igreja. Á direita, a igreja entre as folhagens.

 

Boa infraestrutura

Além da igrejinha, há estacionamento, cantina, lojinha de artigos religiosos, banheiros e instalações administrativas. Há diversos bancos espalhados pelo gramado, onde despontam flores coloridas aqui e ali.

Com essa infraestrutura, tudo que você não precisa ter é pressa para retornar. Portanto, aproveite para passear sossegadamente, tirar fotos, fazer suas preces, almoçar e até mesmo ficar para a missa, que acontece todos os dias, às 15 horas.

Para informações sobre horários e contatos, clique na imagem abaixo.

Loja e Cantina

 

Em tudo transparece o zelo

 

Notamos que tudo se apresentava limpo e bem-cuidado, incluindo o piso de bloquetes, que era impecável.

A cantina é simples, mas serve lanche e refeição. O almoço precisa ser reservado quando você chegar, para que não corra risco de ficar sem. É um prato-feito, farto, gostoso e barato (custou somente 15,00).

Vou deixar os contatos, para o caso de você não encontrar, nem aqui nem no site do Santuário, as informações de que precisa:

(31) 3686-0245 / Celular: (31) 99765-0608 (vivo)

Email: taborliberdade@yahoo.com.br ou mpconfins@gmail.com

 

1) Estou com minha amiga Cris. 2) Estátua do Pe. Kentenick. 3) Cris num banco do caramanchão.

 

Acessibilidade

 

Se você é cadeirante ou tem a mobilidade reduzida (caso de idosos e gestantes, por exemplo), é possível estacionar o carro ao lado da igrejinha, lá no alto.

Passe pela entrada do local, depois pela área de estacionamento, remova a cancela (na verdade, uma proteção de metal) e suba com o carro, mesmo que não encontre o vigia prontamente. Mas ele estará por lá, sempre percorrendo a área e tomando conta de tudo, inclusive checando se estamos usando máscara.

Porém, se quiser ter mais segurança, talvez seja melhor telefonar antes e deixar tudo combinado…

O piso, como já disse acima, é de bloquetes e está impecável. Além disso, parte da área é plana, então aproveite para circular com a cadeira de rodas, porque não será difícil.

 

Igreja

Na entrada da igrejinha, há um degrau que deve ter cerca de 8cm (acho que precisarei andar com trena, não é mesmo?). Como subi sem ajuda, creio que grande parte das pessoas não terá maiores dificuldades para transpô-lo, ainda que necessite de algum auxílio.

 

Banheiros

Para chegarmos ao banheiro, temos à disposição duas rampas a partir do gramado que cerca a igreja. Podemos optar por descer qualquer uma, pois ambas são viáveis, mas uma delas é mais longa e menos íngreme.

Só lembrei de verificar o banheiro feminino, então não sei se estas informações se aplicam também ao masculino, mas é possível que sim.

Há um degrau de cerca de 5cm para acessar o banheiro, e a cabine para cadeirantes fica em frente a esta porta. Ela tem área de giro, mas não há nenhum outro item de acessibilidade.

Consegui usar sem grandes dificuldades, mas as habilidades e dificuldades são individuais.

 

Cantina

O balcão é alto, mas as mesas têm boa altura e permitem aproximação frontal da cadeira de rodas.

A moça que nos atendeu foi gentil e simpática, assim como o vigia, que nos deu informações com precisão e gentileza.

Em um dado momento, uma freira nos viu e se aproximou para conversar conosco. Era muito alegre e também gentil. Parece, portanto, que não falta acessibilidade atitudinal, pois tudo foi feito para facilitar nossa estada. Notei que isso ocorreu também com uma família que levou um idoso com mobilidade reduzida.

 

Paisagens bucólicas e agradáveis

 

Um cantinho especial

 

Espero que tenha apreciado o lugar e se anime a passar algumas horas por lá, caso more na região metropolitana de BH ou mesmo esteja de passagem.

Tenho certeza de que o guardará como um cantinho do paraíso que você vai construindo na sua memória, com as peças que obtém em cada pedaço do mundo que visita!

A seguir, informações sobre como chegar e um vídeo do local, mostrando a vista aérea.

Até a próxima!

 

 

Para saber mais

 

Como chegar

Clicando no mapa abaixo, você pode estabelecer uma rota a partir de algum ponto de Belo Horizonte ou de alguma cidade das proximidades, ou até do aeroporto. A estrada está em boas condições, de forma que não terá problemas.

 

 

Movimento Apostólico de Schoenstatt

O Movimento Apostólico de Schoenstatt pertence à Igreja Católica e faz parte da obra internacional fundada em 1914 pelo Pe. José Kentenich, em Schoenstatt, na Alemanha. Schoenstatt – que significa belo lugar – é o bairro da cidade de Vallendar, às margens do Rio Reno, onde estava localizado o seminário dos padres Palotinos.

 

 

#PertinhoDeCasa

 

O blog Cadeira Voadora tem muitos posts contendo dicas sobre locais perto da sua cidade, que você pode visitar sem necessidade de transporte de grande distância. E, certamente, sem se expor a aglomerações.

Então, clique aqui e você irá encontrar inúmeras dicas pelo Brasil! Mas, se quiser especificamente praia, é só clicar aqui. Ah, já sei, você ama uma cidade histórica, né? Tudo bem! Acesse as dicas clicando aqui. Você só não pode deixar de se divertir, espairecer, mas, é claro, sem correr risco de pegar Covid!

 

About Laura Martins

Laura Martins criou o blog Cadeira Voadora em 2011 para compartilhar suas experiências de viagem em cadeira de rodas. Para ela, viajar desenvolve inúmeras habilidades, nos faz menos intolerantes por conviver com as diferenças e ajuda a construir inclusão, porque as cidades vão ficando mais preparadas à medida que as pessoas vão se fazendo visíveis. Entre em contato pelo e-mail contato@lauramartins.net.

Comments are closed.