Acessibilidade para cadeirantes em Fernando de Noronha

 

 

Fernando de Noronha recebe cada vez melhor os cadeirantes

Fernando de Noronha recebe cada vez melhor os cadeirantes. (Imagem retirada daqui)

 

Talvez você não saiba, mas um dos mais procurados destinos turísticos do país, a ilha de Fernando de Noronha, já recebeu muitas intervenções para melhorar a acessibilidade.

Esse santuário ecológico não constava nas listas de boas intenções dos cadeirantes, já que era inviável se locomover por lá. Mas, em 2013, foram construídas trilhas e mirantes para facilitar nosso acesso.

A trilha do Golfinho é totalmente acessível a pessoas com deficiência física. Já as trilhas do Sancho, do Leão e do Mirante Dois Irmãos têm acessibilidade assistida.

Além disso, na Praia de Sueste, há banheiros adaptados, acesso com rampas e cadeira anfíbia, nos moldes do projeto Praia Acessível.

 

Experiências de outros cadeirantes

 

Eu ainda não conheço Fernando de Noronha, embora esteja na minha mira. Está me faltando companhia, uma vez que todo mundo que conheço já esteve lá e não tem planos de retornar. Afinal, é uma viagem que tem custo mais alto.

Mas outros cadeirantes que conheço já estiveram. Então, deixarei aqui links para os posts que eles publicaram, ok?

Para começar, leia o post do Alessandro Fernandes, que esteve lá em 2013. Clique aqui.

Gilberto Porta também esteve lá, mas nos fez o favor de tirar seu blog do ar. Mesmo assim, pedi a ele uma foto para postar aqui! Está aí embaixo. E ele me autorizou postar o texto que havia nem sua página. Farei isso em breve!

E, por fim, leia a matéria do Bruno Favoretto, editor da revista Viagem e Turismo e também cadeirante. Clique aqui! Ela está completa, com todo tipo de informação que você poderá precisar. Sem contar o jeito gostoso de escrever do Bruno!

 

Bruno Favoretto na Praia do Sueste

 

Alessandro Fernandes curtindo o paraíso. No fundo, o Morro Dois Irmãos

Telma e Gil Porta no mesmo local que Alessandro… Parada obrigatório na ilha!

 

Guia de Acessibilidade de Fernando de Noronha

 

Agora, você pode baixar um guia completo de acessibilidade em Fernando de Noronha! Não é o máximo? Basta clicar aqui.

Agradeço a Alinne Barbosa, da Empetur (Empresa de Turismo de Pernambuco), e a Isabel Barnasque, do Ministério do Turismo, que tornaram possível o compartilhamento desse rico material pelo Cadeira Voadora. Ele ainda não estava disponível na Internet.

Faça o download e guarde, para poder acessar off-line e saborear calmamente as possibilidades que te esperam!

 

 

Para saber mais:

 

Parque de Fernando de Noronha inaugura trilha suspensa acessível

Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha

 

A lindíssima modelo mineira Paola Antonini, que usa prótese, fez um ensaio fotográfico na ilha recentemente. Você pode ver as belas fotos no Instagram ou no Facebook dela. Tem até um vídeo! Clique aqui para ver.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *