Turismo de baixo custo | Mosteiro de São Bento (SP)

 

Mosteiro de São Bento, em São Paulo
Foto: Maik Pereira

 

Apesar de as viagens acabarem saindo mais caras para as pessoas com deficiência, é possível fazermos turismo de baixo custo, especialmente se ficarmos atentos às atrações gratuitas. Em São Paulo, uma excelente opção para os que são apaixonados por cultura, história e música — e, claro, espiritualidade — é o Mosteiro de São Bento. Vamos ver?

 

Mosteiro para todos

 

Não importa sua religião, ou mesmo se não tem nenhuma. Um programa que vale a pena é assistir à missa com canto gregoriano e órgão no Mosteiro de São Bento, no centro de São Paulo. A celebração é praticamente toda cantada, com exceção do sermão. Algo de arrepiar os cabelos.

A bela arquitetura, os vitrais filtrando o sol do início do dia, a sensibilidade de manter as luzes apagadas até o início da celebração, o canto dos monges — tudo isso tece uma experiência única e mágica. E quinze minutos antes das horas cheias, ouvimos os sons do carrilhão. Resumindo: é um programa que não tem preço… Aliás, é de graça.

Quando estive lá, há anos, após a missa era aberta uma porta lateral, através da qual se tinha acesso a uma sala onde podíamos adquirir o CD com os cantos, assim como produtos da apetitosa padaria dos monges. Não sei se ainda é assim; vale checar.

Interior da basílica
Foto: Alexandre Urch

 

Pães e doces de comer suspirando

 

Para a ordem beneditina, a ociosidade é inimiga da alma. Por isso, os monges devem ocupar-se também do trabalho manual, e uma dessas ocupações é a padaria. As receitas são seculares, e o modo de fazer passado de monge para monge.

Vale dar uma conferida no site da padaria do Mosteiro e conhecer a filosofia por trás dessas iguarias, o que torna pães, bolos e biscoitos mais que gostosos e sofisticados. Na verdade, são especiais. Diz o site que “Em 1999 [a ordem] passou a oferecer ao público bolos, pães, geleias, biscoitos, cujas receitas são seculares, e estavam guardadas no arquivo da abadia”. Tenho certeza de que você já está com água na boca.

Se você valoriza qualidade e reservou um dinheirinho para esses voos, não hesite em comprar algo, nem que seja para provar. Ah, e tem loja virtual. Até hoje me lembro do sabor dos pães de mel recheados com geleia de damasco preparada por eles mesmos. Hummmmmm…

 

Acessibilidade

 

A basílica do Mosteiro tem acesso para cadeirantes por uma rampa lateral com inclinação muito suave.

Um dos monges me informou que há um banheiro acessível no colégio, que fica ao lado da basílica, mas não tive tempo de checar. Uma hora vou voltar e atualizar este post, combinado?

 

Tirei esta foto para mostrar a rampinha mais de perto. Do lado de dentro, é proibido fotografar.

 

Acorde cedo

 

A missa com canto gregoriano e órgão ocorre aos domingos, às 10 horas. Chegue bem antes, se quiser se sentar ou enxergar alguma coisa, pois muita gente fica de pé…

Fui há muitos anos, então não se esqueça de que alguma coisa pode ter mudado, espero que para melhor. Confira o site cuidadosamente e ligue para lá caso haja necessidade.

No mais, aproveite este programa de primeiríssima qualidade!

 

Para saber mais:

 

Mosteiro de São Bento em São Paulo

Instagram da Padaria do Mosteiro

 

 

About Laura Martins

Laura Martins criou o blog Cadeira Voadora em 2011 para compartilhar suas experiências de viagem em cadeira de rodas. Para ela, viajar desenvolve inúmeras habilidades, nos faz menos intolerantes por conviver com as diferenças e ajuda a construir inclusão, porque as cidades vão ficando mais preparadas à medida que as pessoas vão se fazendo visíveis. Entre em contato pelo e-mail contato@lauramartins.net.

Comments are closed.