Vai, mundo | Museomix MG: em busca da inclusão plena

Olá, pessoal!

Passo por aqui rapidamente para contar que esta semana se inicia a participação do grupo Vai Mundo no Museomix MG.

“Vai, Mundo” é uma expressão utilizada por algumas pessoas para celebrar as notícias e ações relativas ao respeito às diferenças, à promoção da diversidade, à desconstrução do perfeito. A expressão também guarda o desejo de que iniciativas dessa natureza aconteçam de maneira cada vez mais corriqueira e habitual, o que, consequentemente, faz o mundo avançar em respeito, justiça e igualdade.

O projeto reúne uma programação feita por, com e para pessoas com deficiência, a qual deverá compor as atividades do Museomix, que acontece de setembro a novembro em Belo Horizonte.

O objetivo do “Vai, Mundo” é implementar uma programação cultural piloto que contribua para a valorização da diversidade e do respeito ao direito das pessoas com deficiência, por meio de iniciativas culturais e educacionais. Queremos incluir, conectar, aprender e inovar, trabalhando ações com e para pessoas com deficiência, seus familiares, profissionais de saúde, educadores, jornalistas, ONGS e Instituições.

Hoje, dia 05, teremos palestra de abertura com Marcos Fontoura, Laura Martins, Michelle Malab e mediação de Mariana Rosa. A palestra será seguida do lançamento dos livros “Na Montanha Russa”, que trata do tema do autismo, de Michele Malab, e “Diário da mãe da Alice”, que trata da maternidade atípica, por Mariana Rosa.

 

Programação

 

Segue imagem com a programação completa, pedindo desculpas porque ela não é acessível para os cegos. Mas neste fim de semana coloco aqui a programação acessível.

Também pedimos desculpas porque, em virtude da pressa para agarrar a oportunidade de participar deste evento, o grupo foi criado e organizado em poucos dias. Sendo assim, não conseguimos, em tempo hábil, patrocínio para termos tradução das palestras em Libras e também audiodescrição.

Certamente corrigiremos isto num próximo evento.

No mais: Vai, Mundo!

 

Programação completa do grupo Vai Mundo

 

Compartilhe

2 Comments

  1. Denise Martins Ferreira

    Estaremos la!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *