Nada melhor que um banho de imersão, em banheiras preparadas para nós, mas quem disse que pessoas com deficiência física conseguem entrar nelas? Bem, talvez não consigam entrar nos modelos que conhecemos, mas há outros no mercado mundial. Conheça alguns aqui, apresentados pela designer Karin Gracieli.

Principalmente no mercado europeu, há diversos modelos de banheiras que podem atender ao público com diferentes capacidades.
Em 2016, Karin Gracieli*, uma brasileira que estudava design na Yeungnam University, na Coreia do Sul, entrou em contato comigo. Seu propósito era buscar auxílio para sua pesquisa de mestrado sobre design inclusivo , para o projeto de uma banheira acessível.
Me contou que, apesar de existirem opções de banheiras e acessórios com uso facilitado, elas não apresentavam design competitivo. E isso era necessário, de forma que pudessem ser adotadas em hotéis, spas ou residências e pessoas com diferentes capacidades pudessem utilizar, evitando-se a necessidade de adaptações.
Avaliando a usabilidade das banheiras
Durante alguns meses, respondi aos questionários que enviou, assim como avaliei o design e a usabilidade das banheiras disponíveis no mercado europeu.
Ao final, concluí que o trabalho era tão interessante que a convidei a escrever um post para o Cadeira Voadora. Assim, poderíamos mostrar ao leitor possibilidades que, com certeza, a maioria nunca imaginou.
A pesquisa da Karin havia aberto minha percepção, pois não sabia que existiam tantos tipos de banheira com facilidades no mercado mundial. Eu havia chegado à conclusão de que um mundo melhor é possível, também dentro do banheiro… 😉
Após Karin ter apresentado seu próprio design de banheira acessível, eis aqui a contribuição que ela nos oferece. Inseri no texto que ela me enviou as imagens que estavam no questionário, assim como links para você encontrá-las na internet.
Por fim, desejo que o competente trabalho de Karin possa inspirar o desenvolvimento de um design mais inclusivo. Para ter acesso a sua tese completa, é só clicar neste link.
[Atualizado em setembro de 2020]
Acessórios e banheiras para pessoas com mobilidade reduzida
Por Karin Gracieli*
Para a grande maioria das pessoas, a hora do banho é um momento para relaxar e apreciar a sensação de limpeza e bem-estar. Porém, este é um sentimento que nem todos podem compartilhar.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) “mais de um milhão de pessoas vivem com alguma forma de deficiência”, e esse número tende a crescer devido às mudanças demográficas, pois a população está ficando cada vez mais idosa.
Design centrado no usuário
O banho é fundamental em nosso dia a dia; é um hábito que ajuda a manter a saúde de nossa pele, pode ser usado para fins terapêuticos e ainda tem influência em nossa vida social.
Porém, a combinação de superfícies lisas e água faz com que o banheiro se torne um local onde acidentes, como escorregões, quedas e até mesmo queimaduras ou afogamentos em banheiras, podem acontecer facilmente.
Com os avanços tecnológicos e mudanças na forma de pensar da sociedade, onde as pessoas têm maior acesso a informação e estão alertas sobre seus direitos, movimentos que promovem a inclusão e integração se tornam mais fortes. Assim, tendências com designs que centram mais no usuário e tentam trazer melhores soluções começam a surgir (RE-BATH, 2015).
Abaixo são listados alguns exemplos de produtos existentes atualmente (muitos deles, opções encontradas no mercado europeu), os quais podem auxiliar no uso da banheira para pessoas com mobilidade reduzida.
Modelos de banheiras
A seguir, alguns modelos de banheiras encontrados no mercado mundial e alguns comentários a respeito:
Bellavita – Absolute Mobility

É uma cadeira de banho leve e com controle à prova de água, o qual abaixa e eleva o usuário na banheira e também reclina o encosto até 50 graus. Fonte: aqui
Molly Bather – Absolute Mobility

Acessório que permite a utilização de todo o comprimento, largura e profundidade da banheira, fornecendo o suporte para o usuário entrar e sair. Fonte: aqui
Bath Buddy Inflatable

É um assento inflável para abaixar e elevar o usuário. Fonte: aqui
Alera – Absolute Mobility

Tem sistema de elevação das pernas, para facilitar a entrada e saída do usuário que necessita de assistência. Fonte: aqui
Corner Whirlpool shower – Teuco

As funções de banheira e chuveiro são agrupadas. A porta pode ser aberta para dentro, facilitando assim entrada e saída. Para o uso é necessário que o usuário entre e aguarde até que a banheira esteja cheia para iniciar seu banho, e depois é preciso esvaziar a banheira para poder sair. Fonte: aqui
Walk-in Bathtub by Kohler

A parede lateral é leve e pode ser facilmente levantada. Para o uso é necessário que o usuário entre e aguarde até que a banheira esteja cheia para iniciar seu banho, e depois é preciso esvaziar a banheira para poder sair. Fonte: aqui
Baths with whole side entry

O painel lateral abre-se para se tornar um lugar de suporte, permitindo o acesso para cadeirantes e não cadeirantes. Para o uso é necessário que o usuário entre e aguarde até que a banheira esteja cheia para iniciar seu banho, e depois é preciso esvaziar a banheira para poder sair. Fonte: aqui.
Luxor – Absoluty Mobility

Tem uma cinta de segurança que pode abaixar e elevar o usuário. Quando usando a porta, é necessário que o usuário entre e aguarde até que a banheira esteja cheia para iniciar seu banho, e depois é preciso esvaziar a banheira para poder sair. Fonte: aqui
Parker Bath – Arjo Huntleigh

Uma vez que o usuário está sentado dentro da banheira, a parte superior pode ser levantada, abaixada ou inclinada. A operação é simples, e há um sistema de desinfecção integrado. Fonte: aqui
Disponível no Brasil | Speciale Bathtub – Astra

A porta pode ser aberta para dentro, facilitando assim entrada e saída. Para usar, é necessário que o usuário entre antes de abrir o registro. Depois, é preciso esvaziar a banheira para sair. Fonte: aqui
Design inclusivo
Esses produtos mostram de forma positiva a iniciativa de empresas para facilitar a vida de muitas pessoas.
Apesar de haver, entre os exemplos mostrados, opções que possam atender o público em geral (como a Corner Whirlpool, que além de facilitar o uso para pessoas que tenham dificuldade de caminhar apresenta um design agradável), a maioria dos produtos especializados excluem o mercado principal, o que dificulta o acesso e aumenta seu custo.
Porém, há a possibilidade de facilitar o acesso a esses produtos através do design inclusivo.
Para tantas pessoas quanto possível
Nesse tipo específico de design, grupos que muitas vezes ficam de fora do mercado principal são utilizados como fonte de inspiração para desenvolver produtos os quais podem facilitar o dia a dia de qualquer pessoa, independentemente da condição física.
O British Standards Institute define o design inclusivo como uma ferramenta a qual traz designs que são pensados para o mercado principal, mas que são acessíveis ou usáveis por tantas pessoas quanto possível, sem a necessidade de adaptação ou design especializado (citado em Design Toolkit, n.d.).
Com uma sociedade que está ficando cada vez mais idosa e consumidores que estão ficando cada vez mais exigentes, será necessário mudar o foco do design, que hoje em dia ainda é centrado em jovens com todas as capacidades físicas, e procurar soluções que são mais abrangentes, possibilitando assim uma sociedade igualitária, que valoriza cada indivíduo.
Referências
- World Health Organization (n.d.)10 Facts on Disability. Retrieved in September, 05, 2016
- TOOLKIT “Inclusive Design Toolkit” Retrieved in September 07, 2016
- Araguaia, M. (n.d.) “A importância do banho” Brasil Escola. Retrieved in October 30, 2016
- Stevens, J. A., Haas, E. N., & Haileyesus, T. (2011). Nonfatal bathroom injuries among persons aged greater or equal to 15 years – United States, 2008. Journal of Safety Resource, 42(4), 3115. doi: 10.1016/j.jsr.2011.07.001
- RE-BATH (2015) History of Bathtub…Abridged. Retrieved in October 11, 2016
Gostaria de saber o valor desta banheira
Oi, Flávia, tudo bem?
Este é um blog informativo. Não vendo banheiras…
Abs!
Excelente matéria! Karen! 👏👏👏👏👏
As adaptações sãos necessárias aos PNE e também à população idosa, pois eles merecem mais atenção! Afinal, todos nós queremos conforto e qualidade de vida!
Exatamente, Roseli!! Todos nós queremos conforte e qualidade de vida!
Um abraço,
Laura
Autora do blog