Hoje à noite, recebo do Departamento de Minas Gerais do Instituto dos Arquitetos do Brasil o prêmio Gentileza Urbana, na categoria Cidadania, pelo trabalho desenvolvido no Cadeira Voadora.
Sem dúvida, constatar que meu trabalho está sendo reconhecido como gentileza e como instrumento para tornar a cidade melhor é muito gratificante.
No entanto, tenho consciência de que este prêmio não pertence só a mim. Por isso, desejo compartilhá-lo com todas as pessoas que me ajudam cotidianamente, não apenas a fazer o blog, mas a ser uma pessoa cada vez mais conectada comigo mesma, com o outro, com a Vida.
Como meço o sucesso deste blog
Mas quero compartilhar o prêmio principalmente com vocês, leitores. Mais do que todas as outras pessoas, são vocês que me motivam a continuar sempre e a fazer o blog cada vez melhor.
O sucesso dele não se mede em curtidas ou compartilhamentos, mas nos e-mails e comentários que recebo, dividindo experiências enriquecedoras e contando as mudanças empreendidas a partir da leitura dos posts.
Posso dizer que a maior beneficiada sou eu, e isso não é retórica. Tenho aprendido muito com toda essa partilha, feito amizades e recebido amor. Sobretudo, tenho tido oportunidade de dividir com cada um de vocês o amor que tenho pela Vida e pelo ser humano.
Comecei o blog há alguns anos movida pela indignação diante da exclusão da pessoa com deficiência e convicta de que o compartilhamento de experiências atuaria como motor para a inclusão.
Hoje, continuo a fazê-lo para expressar meu amor pela Vida e para colaborar com ela. Acredito no poder do amor e da união para a ação.
O que é o prêmio Gentileza Urbana
O PRÊMIO IAB-MG DE GENTILEZA URBANA foi concebido, desenvolvido e lançado pelo Departamento de Minas Gerais do Instituto de Arquitetos do Brasil há 24 anos, em 1993. O objetivo desde então, tem sido estimular iniciativas diversas, tanto de pessoas físicas quanto jurídicas, que contribuem para a melhoria da qualidade de vida urbana. A ideia consiste em premiar e valorizar os pequenos atos, as pequenas atitudes dos cidadãos que colaboram para deixar a vida nas cidades cada dia melhor. Gentileza Urbana são atitudes, gestos, intervenções que propiciem um novo olhar sobre a cidade, promovendo a preservação do seu patrimônio cultural e natural e ampliando o conceito de cidadania
Podem concorrer as iniciativas reconhecidas e indicadas pelas comunidades, instituições e entidades civis de natureza privada, e também as iniciativas que, mesmo desconhecidas do grande público, configurem-se como “Gentileza Urbana”.
Convite
Todos estão convidados para a cerimônia de premiação!
Local: Auditório do Prédio Anexo do Museu Abílio Barreto
Data: 11/12/2017, às 19 horas
Endereço: Av. Prudente de Morais, 202 – Cidade Jardim – Belo Horizonte
Tem acessibilidade para cadeirantes – entrada pela Prudente de Morais.
Nos encontramos lá!!
De acordo com Rose Guedes, presidente do IAB-MG, entidade organizadora do prêmio Gentileza Urbana:
“Não é só ajudar uma velhinha a atravessar a rua ou ceder lugar no ônibus. Isso se chama educação, é básico e uma obrigação. Gentileza urbana não é altruísmo para se autopromover ou caridade. É incorporar o outro nas suas atitudes. Pensar de forma sustentável, preservar o patrimônio, a memória. É afeto com a cidade e atentar para as pessoas que nela habitam”.
Para saber mais:
Relação dos contemplados com o prêmio em 2017
A importância da coletividade em um empreendimento