Em post anterior, falamos sobre os riscos para a saúde da postura sentado (clique aqui para ler). Na ocasião, alertamos para o fato de que, se ficar sentado prolongadamente representa um fator de risco para a saúde, isso é muito mais grave no que diz respeito aos cadeirantes. Sabe por quê? De modo geral, só saímos dessa postura quando nos deitamos – ou quando fazemos atividade física…
Os riscos não são poucos, nem podem ser desconsiderados se quisermos ter boa saúde. Por exemplo: não são raros os cadeirantes que sofrem com dores, e alguns precisam até mesmo recorrer a procedimentos cirúrgicos. Porém, fique tranquilo: muitos problemas podem ser prevenidos ou minimizados com os cuidados devidos, entre os quais os alongamentos e o fortalecimento da musculatura, além, é claro, da boa postura.
Quem não quer garantir um cotidiano sem dor e uma velhice com menos probabilidade de distúrbios? Eu quero, e por isso me exercito regularmente e cuido da postura com muito zelo.
Um problema comum quando a pessoa se mantém sentada durante longas horas é a lombalgia (dor na região lombar). Os exercícios e os alongamentos são medidas importantes para prevenção e tratamento da dor.
Neste post, mostraremos o que o cadeirante (ou qualquer pessoa que passe muitas horas assentado) pode fazer para ter um cotidiano com menos chance de sentir dor. Vamos listar aqui alguns exemplos de alongamento e fortalecimento para musculatura da coluna lombar, com a consultoria da fisioterapeuta Priscilla Irffi, que me auxilia já há vários anos, com pilates, hidroterapia e PediaSuit.
#Dicas da Priscilla
O alongamento é útil para que o comprimento do músculo seja adequado à produção de mais força muscular. Após os alongamentos, é importante fortalecer a musculatura, a fim de que ela consiga produzir mais força para a estabilidade da coluna.
Série 1 | Alongamentos
*Manter os alongamentos por 30 segundos e repetir de 2 a 3 vezes.
Série 2 | Fortalecimento da musculatura
a) Vamos começar fazendo a contração muscular do grupo de músculos que atua na estabilidade da coluna lombar. São eles: transverso do abdômen, glúteos e períneo (este é o assoalho pélvico, que faz a forca de segurar o xixi). Observe a foto e o vídeo abaixo.
b) Agora, leve os braços para cima expirando e contraindo todo o abdômen inferior (transverso), glúteos e períneo.
c) Com 4 apoios: coloque uma bola debaixo da barriga. Levante um braço, expirando e contraindo todos os 3 músculos (abdômen inferior, glúteos e períneo ).
3 | Mobilidade da Coluna lombar
Este exercício visa soltar a musculatura que está tensa ou presa.
a) Abraçar as pernas e mover-se de um lado para o outro, conforme mostra o vídeo:
b) De barriga para cima e pés apoiados no chão, levar, de um lado para o outro, as pernas contrárias aos braços e cabeça.
4 | Por último, alongar a lombar conforme as fotos:
Atenção para estes cuidados:
- Pessoas que já possuem problemas na coluna lombar precisam consultar um ortopedista antes de iniciar qualquer atividade.
- Ao realizar estes exercícios fique muito atento quanto à postura. Os exercícios realizados sozinho, em casa, sem cuidado e atenção, podem acabar desencadeando dores ou agravando alguma condição. Em caso de qualquer dúvida, não deixe de procurar ajuda profissional de um fisioterapeuta.
Priscilla Irffi | Fisioterapeuta nas áreas de prevenção e reabilitação, com pós-graduação em Fisioterapia Neurológica / Adulto e Infantil. Tem cursos e especializações em Conceito Bobath, Kabat Vallejo, PediaSuit e Pilates.
pri_irffi@hotmail.com
(31) 9633-4688
Para saber mais:
Os riscos para a saúde da postura sentado
Seis dicas para manter a boa postura sentado
se eu estiver com dor lombar, esses exercicios vao ajudar na melhora ?
Vão sim, Elton, desde que sua dor lombar esteja associada à postura.
Sendo assim, é bom passar por uma avaliação médica antes, para descartar a existência de outros problemas que causam dores no mesmo local!
Um abraço!
Pingback: Pilates para deficientes físicos - Blog Pilates
Adorei!! Muito bom e possíveis de executar, mesmo com um pouco de limitação respiratória! Não dá pra ficar parado!
Que bom que curtiu, Vivi! De fato, não são difíceis de executar, e é preciso exercitar-se.
Grande beijo!
Muito bom !!! Alongamentos, exercícios. Pilates !!! Tudo !!!! 👏👏
Com certeza, Elaine! Muito bom!
Obrigada pela visita!