LINKS PARA SE MANIFESTAR
Depoimentos
♦Izabel Loureiro Maior
♦Jairo Marques
♦Sindicato dos Bancários do Estado de SP, Osasco e Região
♦Talento Incluir
“Centenas de milhares de empregos de pessoas com deficiência estão ameaçados!
A Talento Incluir, consultoria que há mais de 12 anos apoia pessoas com deficiência no Brasil para a inclusão no mercado de trabalho, manifesta seu repúdio ao Projeto de Lei 6159-2019. O projeto está tramitando com caráter de urgência constitucional (será votado até quarta-feira, 4/12) e traz uma série de dispositivos que fazem com que a Lei de Cotas perca substancialmente sua força. Alguns pontos são:
✓Empresas poderão optar em não contratar pessoas com deficiência, e pagar para um fundo de reabilitação
para o Governo;
✓Muitos cargos deixarão de ser contabilizados para o cálculo da cota das empresas;
✓ Empresas poderão demitir empregados com deficiência sem substituí-los. Precisamos que esse projeto seja barrado e seja discutido antes com a sociedade e em especial com as pessoas com deficiência, que não foram ouvidas no processo, desrespeitando o processo democrático do “nada sobre nós sem nós”. As ONGs e consultorias precisam ser ouvidas! A Talento Incluir já viabilizou mais de 6 mil empregos para pessoas com deficiência, presenciou milhares de vidas transformadas e direitos acessados! Assinem o abaixo-assinado!!”
♦Rafael Giguer
Rafael tem deficiência visual e é Auditor Fiscal do Trabalho. Ele publicou em seu Facebook:
“Eu venho hoje aqui na minha página do face fazer um apelo:
Como vocês sabem, sou deficiente visual e sei bem da importância da Lei de cotas nas empresas privadas. Não só porque senti na pele que mesmo com meu diploma de engenheiro não conseguia emprego, mas principalmente porque hoje atuo como Auditor do Trabalho fiscalizando as empresas para que contratem pessoas com deficiência. Aqui tenho relatado, de vez em quando, lindas histórias reais de transformação da vida das pessoas com deficiência através do trabalho que ocorrem nas minhas fiscalizações.
Tal transformação ocorre somente porque existe uma Lei de Cotas e uma fiscalização exigindo o seu cumprimento. Hoje, praticamente todas pessoas com deficiência trabalhando estão em empresas obrigadas a contratar pessoas com deficiência (93% das 441.000), embora a gente saiba que a maioria dos empregos estão nas muitas pequenas empresas do Brasil (75% das vagas), ou seja, sem lei de cota e sem fiscalização, não existe emprego para as pessoas com deficiência.
No entanto tudo isto está para mudar (e pra pior).
O projeto de Lei PL6159 está tramitando com carácter de urgência constitucional (será votado nas próximas cinco sessões do congresso) trás uma série de dispositivos que fazem com que a Lei de Cotas perca substancialmente sua força: Nele empresas poderão optar em não contratar pessoas com deficiência, bastando pagar para um fundo. Nele muitos cargos deixarão de ser contabilizados para o cálculo da cota das empresas, nele empresas poderão demitir empregados com deficiência sem substituí-los além de outros métodos segregadores de alternativa ao cumprimento da cota.
Meu apelo é que tomem conhecimento deste assunto, conversem com entidades ou parlamentares para esclarecer os terríveis danos que tal projeto pode trazer para as pessoas com deficiência, suas famílias e sociedade como um todo.
Precisamos que ele deixe de tramitar com urgência para que seja discutido com a sociedade e em especial com as pessoas com deficiência, que não foram ouvidas no processo, desrespeitando o lema “nada sobre nós sem nós”.
Precisamos que este projeto não seja aprovado.
Não é exagero dizer que a dignidade e a renda de centenas de miliares de pessoas com deficiência e suas famílias dependem que nós nos mobilizemos para evitar essa aprovação.”

A Lei de Cotas é uma política afirmativa que visa reduzir desigualdades. Com seu desmonte, a pessoa com deficiência será afastada do mercado de trabalho
LINKS PARA SE MANIFESTAR