Acessibilidade no Resort Jurerê Beach Village (Florianópolis)

Hoje passo a palavra a William Dias Gomes, cadeirante apaixonado por viagens, para contar com detalhes sua estada no resort Jurerê Beach Village, em Florianópolis. 

 

O resort Jurerê Beach Village oferece ao hóspede cadeira anfíbia própria

 

Resort acessível na Ilha da Magia

Por William Dias Gomes*

 

Olá, caros leitores do Cadeira Voadora, tudo bem com vocês? Tomei a liberdade de usar o espaço da nossa querida Laura para falar um pouquinho da minha última viagem à Ilha da Magia (Florianópolis). Desse modo, espero incentivar as pessoas com mobilidade reduzida a explorar as maravilhas deste nosso mundão.

Este post será focado na acessibilidade do resort Jurerê Beach Village, situado na praia de Jurerê Internacional, uma das mais procuradas e badaladas de Floripa.

O local é muito aconchegante, os funcionários são extremamente corteses e fazem de tudo para que a nossa estadia seja a mais agradável possível. Posto isto, vamos direto ao que nos interessa: acessibilidade!

 

Acessibilidade

 

O resort é todo plano, possui torres de 4 andares e acesso por elevadores. Todas as torres dão acesso à área das piscinas, que é central.

 

Piscina aquecida

 

Uma das piscinas é de água fria, com entrada “praiada” (ou “zero entry”), como uma rampa. A de água aquecida possui uma baixa mureta no entorno. Para mim, como cadeirante, isso facilitou a entrada, pois consigo me transferir da cadeira para o degrau e depois para dentro da piscina. Ela também possui acesso por degrau com corrimão. Ambas possuem piso antiderrapante.

 

Entrada zero, como se fosse uma rampa

Piscina aquecida com mureta no entorno

Piscina aquecida

 

Áreas comuns

 

O acesso às áreas comuns do resort, como hall de entrada e restaurante, se dá por meio de uma pequena rampa que oculta o degrau existente no local. Isso facilita muito a locomoção de uma pessoa usuária de cadeira de rodas:

 

 

O restaurante possui bom espaço entre as mesas, e entre as mesas e área do buffet, o que também facilita a locomoção de pessoas com mobilidade reduzida:

 

 

Apartamento adaptado

 

O apartamento adaptado possui aproximadamente 52m² e é composto de antessala, quarto e banheiro. Comporta até 5 pessoas, pois possui cama de casal, sofá-cama e cama extra embutida.

Todos os apartamentos são no estilo flat, ou seja, possuem minicozinha, armários, forno de micro-ondas, fogão, frigobar e utensílios de cozinha, como copos, taças, louças e talheres.

O apartamento é super espaçoso, por isso não há dificuldade em se locomover com a cadeira de rodas.

 

Fotos comentadas

 

A entrada do apartamento tem entrada sem obstáculos

Antessala com mesa de 4 cadeiras, sofá-cama, TV, cama extra embutida na parede e varanda com mesa e duas cadeiras.

Cama embutida de solteiro. Quando aberta, fica rente ao chão.

Detalhe: na cozinha, a altura do gabinete da pia é um pouco mais baixa que o convencional, o que facilita o acesso de pessoas com baixa estatura.

Quarto com bom espaço na frente da cama e nas laterais. A cadeira de rodas se locomove sem problemas, e ainda coube um berço de bebê. A cama tem boa altura.

 

Banheiro

 

O banheiro possui pontos negativos e positivos.

A área de banho não possui barra de segurança em formato de “L”, mas apenas uma barra ao lado da ducha. Também não possui banqueta fixada na parede, mas sim cadeira de banho. A ducha manual foi instalada em boa altura.

 

 

Para entrar na área de banho é preciso passar por uma pequena soleira. Talvez, por isso, seja necessário algum auxílio para usuários de cadeira de rodas que não possuem tanta independência. E, embora a área possua cortina, costumo pedir um rodo para deixar no apartamento, pois sempre escorre água para o restante do banheiro.

 

 

O vaso sanitário também possui apenas uma barra de segurança, que fica na lateral direita. Ele é elevado, e ainda assim possui um assento móvel para aumentar a elevação, caso o hóspede necessite.

 

A pia fica fora do banheiro e possui altura semelhante ao gabinete da cozinha.

 

Acesso à praia

 

Certamente, este assunto merece um capítulo à parte.

O Jurerê é um resort “pé na areia”. Assim, logo que termina a piscina, vem o acesso à praia.

A faixa de areia é bem curta, então, ao sair da rampa de acesso, o mar já está logo ali na sua frente. E o mais incrível de tudo é que o hotel dispõe de sua própria cadeira anfíbia!!!

Eu nunca havia estado num local que tivesse a preocupação de proporcionar ao hóspede com mobilidade reduzida acesso à praia de forma digna e segura. Graças a esse lindo acessório, tive a oportunidade de tomar um delicioso banho de mar, renovar as minhas energias e ficar na areia, debaixo de um guarda-sol, observando o lindo pôr do sol.

Além disso, há serviço de praia, ou seja, possui profissionais que te levam cadeiras de praia e guarda-sol, bem como auxiliam as pessoas com mobilidade reduzida e que necessitam utilizar a cadeira anfíbia.

 

Dicas importantes

 

O Jurerê trabalha com três tipos de diárias:

  • somente café da manhã,
  • meia pensão (café da manhã e jantar, sem bebidas)
  • special inclusive, que é uma espécie de all inclusive.

O interessante é que o resort não exige consumo exclusivo de produtos do local, ou seja, o hóspede pode comprar ou levar sua própria comida e bebida e usufruir tudo numa boa nas áreas comuns, ao redor da piscina, na praia, etc.

Como os quartos são no estilo flat e possuem utensílios de cozinha, a diversão é garantida para quem quiser se aventurar como chefe de cozinha.

Embora o preço das bebidas e comidas seja acessível, a três quadras há alguns restaurantes e um mercado. A praia tem acesso livre. Sendo assim, além do serviço do próprio resort, existem inúmeros quiosques com garçons que te servem tranquilamente. Ou seja, você não é obrigado a consumir produtos do hotel, mesmo utilizando o serviço de praia deles, como cadeiras e guarda-sol.

Para quem vai com criança, há uma excelente área infantil, com monitores disponíveis até as 22 horas.

Outra dica importante é que os preços na baixa temporada são ótimos, tendo em vista toda a estrutura oferecida.

 

Considerações finais

 

Bom, pessoal, estas são as minhas considerações sobre a minha maravilhosa hospedagem no Jurerê Beach Village. Espero que tenha contribuído para incentivar as pessoas com mobilidade reduzida a explorar as maravilhas do nosso país.

Deixo um agradecimento especial a nossa querida Laura pelo excelente trabalho que realiza por meio do seu blog, o Cadeira Voadora.

Grande abraço a todos e até a próxima.

William D. Gomes

About William Dias Gomes

William Dias Gomes é casado, trabalha no Banco Central em São Paulo e é cadeirante desde 2002, devido a um acidente de carro. Seus posts são detalhados e trazem muitas fotos!

One Comment

  1. Pingback: Confira 4 resorts com acessibilidade no Brasil - Guiaderodas

Comments are closed