Avaliação de hotel: Ibis São Paulo Paulista

Localizado na Av. Paulista, mais um hotel da rede Ibis passa pela avaliação do blog Cadeira Voadora. Confira!

Esta foto foi retirada do site do hotel e mostra a recepção

Esta foto foi retirada do site do hotel Ibis Paulista e mostra a recepção. Todas as demais fotos pertencem ao acervo Cadeira Voadora.

 

Por Laura Martins

 

O Ibis São Paulo Paulista não é o melhor hotel da rede Ibis em que já me hospedei. Apesar disso, tem muitos pontos positivos e um bom custo-benefício, como vou lhe mostrar.

 

Pontos positivos

Foto do quarto, mostrando o armário

Foto do quarto, mostrando o armário e a distância entre este e a cama.

  • Acredito que a principal vantagem deste hotel é a localização: ele está numa das extremidades da Av. Paulista, a poucos passos da estação de metrô Consolação, que é acessível para cadeirantes. Perto de restaurantes, farmácias, padaria, cafeterias, shoppings, da Livraria Cultura, do Parque Trianon e do Masp. Dá pra ir rodando.
  • Café da manhã excelente, com omeletes e tapiocas preparados na hora, do jeito que vc desejar.
  • Os funcionários são muito gentis.
  • O hotel é silencioso, apesar da localização.
  • As diárias têm bom preço.
  • Não é um hotel novo. Por causa disso, não foi planejado para ser acessível, mas recebeu adaptações para cadeirantes. As adaptações são razoáveis, conforme detalharei adiante.

 

Acessibilidade geral

  • Rampa na lateral da portaria. Mas: a área em frente à escada e à rampa tem uma declividade, o que obriga o cadeirante que não tem tanta força nos braços, ou tanta habilidade, a ter de pedir ajuda a fim de alcançar o passeio para pedestres.
  • O balcão de café da manhã não tem altura adequada, mas é possível alcançar os itens sem muito esforço.
  • O quarto não é tão bem planejado quanto os de outros Ibis que já avaliei. Para circular a cama e atingir a bancada, o espaço não é muito amplo. Isso pode atrapalhar quem tem cadeiras de rodas mais largas. A minha tem 58cm e passou, mas acredito que, com mais de 60cm, poderá haver problemas.
  • Armário de roupas, cofre e frigobar estão em altura adequada. Há uma parte no armário que tem os cabides mais altos, para o acompanhante.
  • Como sempre ocorre na rede Ibis, as camas dos quartos adaptados são para casal. Isso é uma desvantagem quando vc viaja com pessoas que não são íntimas. Em compensação, quando está com seu love, como eu estava, a cama atende muito bem. É espaçosa e confortável.
  • Piso laminado facilita a circulação
  • O quarto é distante do elevador, o que não é confortável para cadeirantes, particularmente porque o piso é carpetado.

 

Acessibilidade no banheiro

  • O banheiro é bastante amplo e oferece barras de segurança, mas o aspecto não é muito agradável, mostrando marcas de reforma; algumas peças da pia estão se soltando.
  • No boxe, não há fechamento, nem com cortina. O resultado vc já sabe: alagamento. Pedi várias toalhas (para colocar no piso), além de rodo, a fim de contornar a situação.
  • A banqueta de banho pode não ser favorável para pessoas com menos equilíbrio, mas já havia uma cadeira plástica no banheiro, para o caso de alguém não se adaptar à banqueta.
  • Só há dois quartos para cadeirantes.
  • E tenho que te alertar acerca de um problema: as torneiras do chuveiro não são seguras, porque a quente abre no sentido horário, e a fria no anti-horário. Daí, a gente confunde e pode acabar se queimando. Portanto, atenção.

 

Observe, na montagem de fotos, as condições do banheiro.

Observe, na montagem de fotos, as condições do banheiro. À esquerda, ducha manual para banho, barra de segurança e banqueta. No centro, o vaso sanitário elevado e, à direita, pia com barras de segurança e espelho inclinado. Marcas de reforma são visíveis.

 

Conclusão

Apesar das dificuldades, nossa estada foi ótima. Os funcionários fizeram de tudo para contornar os problemas e oferecer uma experiência favorável. E, como disse acima, dá pra passear a pé pela Paulista, o que é ótimo.

Na primeira noite, fomos tomar uma sopa na Bela Paulista e depois comprar livros e tomar um café na Livraria Cultura. No dia seguinte, passamos para conferir a exposição de Portinari no Masp e depois fomos comprar chocolates Lindt num shopping próximo. Adoro rodar nessa região, porque as calçadas, de modo geral, são preservadas, embora alguns rebaixamentos não sejam muito adequados. Mas é possível se virar bem!

Sendo assim, considere esta indicação em sua próxima ida a Sampa!

 

A exposição de Portinari está bem-montada, com facilidade de circulação. Além disso, contém obras significativas.

A exposição de Portinari, no Masp, está bem-montada, com facilidade de circulação entre os quadros. Além disso, contém obras significativas. Adoramos.

 

 

Para saber mais:

 

Para ler os outros posts sobre São Paulo neste blog, clique aqui.

 

About Laura Martins

Laura Martins criou o blog Cadeira Voadora em 2011 para compartilhar suas experiências de viagem em cadeira de rodas. Para ela, viajar desenvolve inúmeras habilidades, nos faz menos intolerantes por conviver com as diferenças e ajuda a construir inclusão, porque as cidades vão ficando mais preparadas à medida que as pessoas vão se fazendo visíveis. Entre em contato pelo e-mail contato@lauramartins.net.

4 Comments

  1. Oi Laura. Você tem alguma dica dehospedagens da rede airbnb de SP.?

  2. Estive na paulista mês passado, fiquei no Quality Jardins, quarto espaçoso, mas sempre pecam no banheiro, o principal em minha opnião.

    http://www.casadaptada.com.br/2016/10/workshop-saude-urologica-e-minha-viagem-sao-paulo/

Comments are closed