A Reserva acaba de lançar Adapt&, sua linha de roupas adaptadas, em parceria com a Equal Moda Inclusiva.
Qual é o diferencial dessa coleção e como foi desenvolvida?
Já chequei tudo! Visitei a loja, estou usando uma das peças e agora compartilho com vocês todos os detalhes!
Acreditamos que a roupa que você veste tem que te deixar livre pra ser você. Dessa nossa paixão por liberdade nasceu Adapt&, a linha de roupas adaptadas da Reserva. [Instagram Reserva]
Vestindo seres humanos
Não víamos a hora de a moda inclusiva invadir as lojas tradicionais, para que pudéssemos ter acesso às roupas sem ter que encomendar ou recorrer a algum site ou loja específicos.
Inclusão, nesse caso, significa também encontrar as roupas que precisamos em lojas que comercializam peças convencionais.
Silvana Louro, a estilista da Equal, já havia tido sucesso em colocar suas peças no fast-fashion, em lojas como Magalu e Dafiti.
Agora, é a vez da Reserva, que oferece uma moda própria, dirigida ao usuário que não segue moda e investe em qualidade. Ela agora oferece peças que receberam a mão e o olhar da Silvana, em uma coleção merecedora de aplauso, que tem o nome de
Adapt&
Achei significativo o fato de terminar com o &.
Esse sinal, chamado por muitos de “e comercial”, foi criado em Roma para representar a conjunção latina et, que deu origem à conjunção e da língua portuguesa. Sendo assim, podemos observar que a proposta da Reserva é somar, apresentando a coleção como uma de suas linhas.
O & marca a proposta de inclusão, de trazer pra junto de.
Ouvindo o usuário
Silvana Louro sabe o que faz. Ela não economiza tempo em pesquisa, o que inclui ouvir o usuário, para que as roupas de fato sejam acessíveis.
Ou seja: segurança, conforto e autonomia precisam ser características das peças.
A nova linha de roupas facilita a vida das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida na hora de se vestir. Como a fabricante faz questão de afirmar, trata-se de uma peça “Humanwear”, pois veste seres humanos reais, e não manequins idealizados.
Fechos especiais e invisíveis, velcro macio e fofinho e tecido confortável permitem liberdade de movimentos. É possível se vestir e se despir com mais facilidade, mesmo que precisemos do auxílio de um cuidador.
Disse Lucas Ferreira, o “Perninha”, que usa prótese na perna:
“Uma calça que eu consigo colocar sozinho já muda a minha forma de enfrentar o dia”
Estive na loja!
Na última quinta, estive em uma das lojas da Reserva, em Belo Horizonte, para conhecer a coleção. Essa unidade, que fica no Boulevard Shopping, a única da cidade que recebeu a linha Adapt&.
É fácil de compreender por qual razão, já que tem bastante espaço de circulação. E um dos provadores é também mais amplo.
Quem me atendeu foi o Marcelo, que contou acerca do treinamento que receberam para compreender o conceito da coleção e atender adequadamente ao público com deficiência.
As roupas são confortáveis, funcionais e bonitas. Você pode se vestir com elas independentemente do seu estilo, pois as peças podem ir do casual ao elegante com facilidade.
No fim deste post, você encontra o vídeo com minha conversa com o Marcelo.
Como é a loja
O espaço é amplo, tanto que circulei por lá com facilidade, sem esbarrar em nada.
No balcão, foi instalado um suporte retrátil, de forma que o cadeirante tenha um apoio para usar maquineta de cartão, por exemplo. Eles dispõem de uma sem fio.
O provador é amplo, mas ainda precisa de adaptações, como barras de segurança e suportes mais baixos, para pendurar roupas. Fizemos algumas fotos comigo lá dentro, mas não dá pra ter uma real ideia da dimensão, porque o revestimento das paredes é preto, ok? Foi o máximo que conseguimos fazer… rs
Já estou usando!
A Reserva me presenteou com uma linda camisa, que já vesti para visitar a loja física.
De acordo com o que o vendedor me explicou, as peças são as mesmas da coleção convencional, com os ajustes certeiros promovidos pela Silvana.
A camisa é, de fato, muito confortável. O tecido é macio, e o corte certamente vestirá bem qualquer tipo de corpo. A peça é mais curta, para atender bem aos cadeirantes, pois não teremos que lidar com tecido sobrando na frente e atrás. Isso costuma acontecer com camisas de comprimento convencional… E pode anotar: causa desconforto e fica feio.
Além disso, há um zíper invisível na parte de baixo das mangas, prosseguindo pelas laterais da camisa. Sendo assim, o ato de se vestir fica facilitado, tanto para a própria pessoa, quanto para quem a está auxiliando, caso seja necessário.
Na frente, alguns botões são falsos, pois na parte de dentro há velcro. Mas fique tranqui@, pois não é feio, nem incômodo, pelo contrário. O material é fofinho e imperceptível.
Em resumo, não somente aprovei, como adorei!
Rapte-me, energia positiva
É impossível não notar a energia positiva da campanha que a Reserva criou para apresentar a coleção!
Pessoas com deficiência são as protagonistas, em fotos e vídeos bem-feitos. Estão sorrindo, esbanjando leveza e alegria.
Estou feliz com mais essa vitória, mais um passo para sairmos da invisibilidade. Reserva e Silvana estão de parabéns, e, claro, toda a equipe que trabalhou para que o produto tivesse esse brilho.
Agora, é a sua vez de conhecer tudo, através do site ou visitando uma das três lojas físicas que disponibilizam a coleção: Boulevard Shopping, em BH, Patio Higienópolis, em SP, e RioSul, no RJ.
Agora, fique com o Marcelo mostrando as roupas, como prometi! Após o vídeo, o Para saber mais.
Para saber mais!
Como conseguir o calçado que você precisa
Looks de viagem para a mulher cadeirante
Laura, aqui é a Silvana Louro da Equal Moda Inclusiva.
Quero agradecer seu retorno que é imprescindível para que possamos cada vez mais orientar e direcionar o mercado para a excelência no atendimento à pessoas com deficiência.
Estamos muito felizes com a parceria com a Reserva, que veio coroar quase uma década de dedicação aos estudos e principalmente na produção, na prática de experiências inovadoras para que o protagonismo da pessoa com deficiência seja incorporado na moda e na beleza, sem gerar guetos.
Muito obrigada mesmo!
Silvana, somos nós que agradecemos por sua dedicação!
Um grande beijo!