Acessibilidade na Salumeria Central (BH)

Que tal conhecer a Salumeria, um bar descolado na região central de Belo Horizonte, na famosa Rua Sapucaí? Vem conosco checar a acessibilidade!

 

Curtindo a noite com Rô e Marta na Salumeria Central. (Todas as fotos pertencem ao meu acervo.)

Curtindo a noite com Rô e Marta na Salumeria Central. (Todas as fotos pertencem ao meu acervo.)

 

[Post publicado em ago 2016]

 

Primeiramente, vou te apresentar o bar! A seguir, falamos sobre a acessibilidade, combinado?

A Salumeria Central fica no Bairro Floresta, em Belo Horizonte, bem perto da Praça da Estação. Ele iniciou o processo de revitalização da Rua Sapucaí, que agora conta com outros bares e fica bastante movimentada o dia todo.

Sem dúvida, é um bom programa tanto para a tarde como para a noite, especialmente as de lua cheia.

Afinal, temos uma bela vista do céu e do conjunto arquitetônico da Praça da Estação já de dentro do bar, e ainda melhor se atravessarmos a rua e nos debruçarmos na mureta com balaústres que fica bem em frente. 

 

Cardápio

 

Apesar de ser uma salumeria, ou seja, dedicada ao preparo de produtos com carne de porco, o cardápio oferece muito mais. Lá, vamos encontrar massas, risotos, queijos e até deliciosos legumes grelhados. Sendo assim, quem é vegetariano não fica na mão, nem quem tem intolerância a lactose.

Pedimos os legumes grelhados acompanhados de uma cesta de pães (artesanais e variados), tudo delicioso, com excelente azeite e pasta para acompanhar. Tracei também um tiramissu, que estava muito bom. Além disso, a carta de vinhos é variada.

 

Ambiente agradável

 

Encontramos um atendimento gentil, prestado pela Fernanda. De forma simpática e competente, ela forneceu todas as informações sobre acessibilidade que eu precisava para fazer este post, assim como sobre os vinhos da casa e a comida.

A decoração era diferente do que se costuma encontrar, com instalações do videomaker Éder Santos projetadas em vários cantos. A música também tecia uma atmosfera descolada. Só poderia atrair um público do mesmo modelo, concorda? Nada de caretice por aqui. 

Chegue cedo para conseguir estacionar e ocupar uma mesa adequada, ou ligue antes reservando.

 

Sugiro que vc fique perto da porta, para poder observar a vista e o movimento lá fora...

Sugiro que fique perto da porta, para poder observar a vista e o movimento lá fora…

 

Acessibilidade na Salumeria Central

 

Na época, encontramos dois ambientes, aproveitando, ao que me pareceu, uma garagem.

Infelizmente, um deles não é acessível, porque possui degraus. Entretanto, é possível transpô-los com ajuda, caso queira ficar lá.

Ao outro, você tem acesso por um rebaixamento de garagem, um pouco inclinado, mas nada que ofereça risco. Ao chegarmos, esse ambiente ainda estava fechado com belas portas cujas grades formam arabescos. Então, pedimos que abrissem para nós.

As mesas permitem aproximação frontal, mas a largura é pouca para o encaixe da maioria das cadeiras de rodas. A minha se encaixou, mas ela é muito estreita (58cm), portanto não serve como referência.

 

O banheiro acessível fica nos fundos, do lado esquerdo do balcão

Banheiro

 

A princípio, não vi banheiro adaptado. Porém, ao pedir informações, descobri que estava obstruído com caixas de bebidas.

Prontamente, retiraram os obstáculos.

A porta tem 80cm, há barras de segurança em torno do vaso sanitário e da pia. Infelizmente, o vaso tem abertura frontal, mas o assento sanitário é inteiro, o que compensa o problema.

O espaço é amplo o suficiente para o giro de uma cadeira manual.

 

Ponha na lista!

 

Para finalizar, posso dizer que adoramos.

Junte a turma e marque na agenda, se vocês gostam de bares que fogem ao lugar-comum e que têm bom custo-benefício!

 

Observe que o vaso tem abertura frontal, mas o assento é inteiro, o que ameniza o problema. Há barras de segurança.

Observe que o vaso tem abertura frontal, mas o assento é inteiro, o que ameniza o problema. Há barras de segurança.

 

Para saber mais:

 

Instagram da Salumeria 

 

 

 

About Laura Martins

Laura Martins criou o blog Cadeira Voadora em 2011 para compartilhar suas experiências de viagem em cadeira de rodas. Para ela, viajar desenvolve inúmeras habilidades, nos faz menos intolerantes por conviver com as diferenças e ajuda a construir inclusão, porque as cidades vão ficando mais preparadas à medida que as pessoas vão se fazendo visíveis. Entre em contato pelo e-mail contato@lauramartins.net.

Comments are closed.