Praia ou piscina exigem um calçado adequado quando há diminuição de sensibilidade nos pés? Penso que sim! Afinal, se a sensibilidade, a circulação ou a mobilidade estão alteradas, o risco de se ferir é maior.
Como é melhor prevenir que remediar, vamos comigo conhecer calçados mais inclusivos?

Na imagem, uma das sapatilhas de neoprene disponíveis no mercado, da marca Kestal
Pergunta da leitora
Lembram-se da série que fiz sobre calçado inclusivo? Na época, a leitora @aninha_paula_fortes enviou uma pergunta, que acabou não sendo respondida, porque entrei em férias. Mas vale a pena falar a respeito, porque se trata de algo relevante.
A filha da Aninha tem uma doença rara, e por isso perdeu a sensibilidade na planta dos pés. Usa tênis para ir à praia ou à piscina, mas esse tipo de calçado fica molhado e cheio de areia. Ela, então, me pergunta se é seguro usar chinelos, se sapato de plástico escorrega e qual seria o calçado mais adequado para essa circunstância.
Resumindo: é necessário um calçado que ofereça à filha conforto e segurança.
Com que calçado eu vou?
Após pesquisar e pensar a respeito, cheguei a algumas conclusões, que compartilho agora com vocês.
Para proteger os pés de quem frequenta praia ou piscina, ou faz esporte aquático, e tem alteração na sensibilidade, penso que o calçado deva ter as seguintes características:
– Não se soltar dos pés
– Sola aderente, para não escorregar (por exemplo, no fundo da piscina)
– Envolver o pé inteiro, a fim de protegê-lo
– Ser impermeável ou permitir que a água seja eliminada
– Seja fácil de colocar e retirar
Então, já se percebe que tênis, chinelo e calçados com solado escorregadio estão fora. No caso dos de plástico, seria necessário experimentar, porque a qualidade é bastante variável.
De qualquer forma, apresento a seguir o que me pareceu mais adequado para esta circunstância.
Sapatilha de neoprene
Existem no mercado sapatilhas de neoprene usadas por quem pratica esportes na água, usa embarcações ou sejam pescadores. Também são usadas por aqueles que simplesmente querem proteger os pés ao andarem em rios e lagos, ou fazerem hidroginástica.
Primeiramente, é preciso dizer que o neoprene é isolante térmico, portanto mantém a temperatura do corpo, mesmo que não esteja seco. Além disso, tem boa elasticidade, o que facilita calçar e descalçar, e é impermeável. E, por fim, a sapatilha protege o pé inteiro.
Modelos disponíveis
Há vários modelos no mercado, e alguns têm solado de borracha vulcanizada, que protege o pé contra objetos pontudos, cacos de vidro, etc. Há os que têm a sola mais fina e macia, os que são mais leves, os que têm a parte superior com tela, que é um material respirável.
No Para saber mais, vocês encontram links para conhecer alguns destes. Fica lá embaixo, no final do post!
Vale a pena?
Caso vocês tenham deficiência de membros inferiores e sejam praticantes de algum esporte, ou mesmo frequentem praia ou piscina, acredito que sim, vale a pena adquirir um par de sapatilhas.
A lesão medular, que provoca deficiência de membros inferiores, também afeta a sensibilidade e a circulação sanguínea. Por isso, estamos mais propensos a nos ferir, por não percebermos o risco através do tato. E, além disso, há mais dificuldade para cicatrizar as feridas.
Desde criança, minha mãe foi cuidadosa comigo, no que se refere a proteger os pés. Atualmente, sendo ela diabética, tem muito zelo com os próprios. Já deu pra ver que aprendi a lição, não é mesmo?
Como não sou mergulhadora, nem faço esporte aquático, se alguém aí se sentir em condições de dar informações mais embasadas, ficaremos felizes! Para isso, é só deixar sua contribuição nos comentários!
Por fim, deixo um agradecimento especial ao fisioterapeuta Fernando Scalabrini, da Eficiência Fisioterapia e Pilates, que me apresentou a essa sapatilha. E conto com vocês para compartilhem o post, a fim de que estas informações cheguem a quem precisa delas.
Aninha, me perdoe pela demora. Espero que as informações ainda sejam úteis e que sua filha fique segura e confortável!
Para saber mais:
Como conseguir o sapato que você precisa ou deseja
Outside Store | Modelos de sapatilha de neoprene
Itens para esportes aquáticos (incluindo sapatilha)
Como a lesão medular afeta a circulação

Sapatilha da marca Ufrog