Guarujá para cadeirantes: 5 passeios imperdíveis

Hoje te apresento 5 passeios para cadeirantes no Guarujá, que fica no litoral de São Paulo e é uma cidade com muitos encantos. Tenho certeza de que você vai adorar! Então, vem comigo!!

 

Laura está assentada em um banco revestido com azulejos coloridos. Ela está com as pernas cruzadas em posição de yoga e tem , ao lado, parte do calçadão de pedra portuguesa e, ao fundo, o mar, com montanhas em segundo plano.

Esta paisagem fica na ponta direita da Praia das Astúrias

 

Guarujá para cadeirantes

 

Em agosto de 2022, a convite da minha querida amiga @idaceliapalermo, fizemos um passeio bonito e relaxante pelo litoral de São Paulo. Fomos de carro desde Campinas e visitamos Guarujá, Santos, São Vicente e Praia Grande!

Agora, somente um ano depois, é que me lembrei de postar a respeito aqui no blog. Peço desculpas por ter deixado passar esse tempo todo, mas, a meu favor, lembro que há um Destaque no Instagram, que chamei de Litoral Paulista, contando cada passo dessa viagem. Tem muitas fotos, vídeos e histórias! Se ainda não viu, é só clicar no link que deixarei abaixo, no Para saber mais, combinado?

Ida é de Campinas e conhece bem a região. Para mim, quase tudo foi novidade, pois só havia ido a Santos. E achei ótimo visitar o Guarujá numa época em que a cidade não está mais na moda.

Quem me conhece sabe que, na verdade, não curto lugares cheios. Por essa razão, prefiro viajar em baixa temporada e para lugares que não sejam os mais concorridos. Uma boa forma de evitar estresse, não é mesmo?

 

Ida no mirante do Morro das Galhetas

 

Praia com “tempo ruim”

 

Sem dúvida, épocas chuvosas não são as melhores para visitar cidades litorâneas. Porém, a verdade é que, como pode chover em qualquer época, é bom que a gente sempre se prepare para isso. Não é atitude pessimista, é planejamento mesmo!

Embora não fosse época de chuva, nesse passeio Ida e eu pegamos o que muitos consideram “tempo ruim”. Mas, ó, vou ser sincera. Imagina se tem tempo ruim pra nós!…

A não ser que, realmente, tivéssemos enfrentado tempestades todos os dias, sempre é possível achar diversão em meio ao clima nublado e até a chuva.

E foi assim que, como você verá, nos divertimos aos montes, ainda que estivesse nublado e até mesmo chovendo em certos dias…

 

Praia bonita, mesmo com tempo nublado

 

5 passeios para cadeirantes

 

Laura Martins no calçadão da Praia das Astúrias

Sem dúvida, a cidade tem mais que 5 passeios bacanas, mas estes foram os que mais gostei! E, certamente, se são bons para cadeirantes, também o são para pessoas com a mobilidade reduzida, independentemente do tipo de equipamento de que façam uso.

Primeiramente, quero te contar que escolhemos “montar nossa base” no Guarujá e, de lá, sair para bate-e-voltas nas cidades próximas. Assim, visitamos Santos e São Vicente e deixamos para circular em Praia Grande no último dia, pois de lá já pegamos estrada a fim de retornar para Campinas. Foi uma excelente escolha!

 

O que é que Guarujá tem?

 

Guarujá uma cidade encantadora por várias razões. Para começar, além das lindas paisagens, o povo é receptivo e simpático!

Fica a cerca de 90km da capital, São Paulo, e as estradas são excelentes, mas também não era pra menos, porque desembolsamos uma grana com pedágios.

A região tem boa estrutura de comércio (supermercados, farmácias, lojas e feirinhas), o que sempre deve ser levado em conta pelas pessoas com deficiência. Afinal, pode ser causa de perrengue não ter uma farmácia por perto, ou mesmo não ter facilidade para adquirir itens como água mineral por um valor mais em conta.

Uma boa pedida para esta cidade é aproveitar as atividades ao ar livre durante o dia (praia, caminhadas e mirantes) e, sobrando energia, curtir bares e restaurantes à noite!

Agora, vou te contar dos passeios, incluindo os bate-e-voltas às cidades próximas. Vamos?

 

#DicaCadeiraVoadora

Caso seja possível, evite a alta temporada e os feriados, pois o movimento aumenta demais. Daí, você certamente vai enfrentar congestionamentos no trânsito e encontrar as praias, barracas e restaurantes lotados. Além disso, os preços aumentam muito, incluindo os de passagens aéreas e hotéis.

 

A praia das Astúrias estava vazia, mas só porque era baixa temporada e meio de semana

 

1 – Praia das Astúrias

 

Ida desce a rampa na Praia das Astúrias com sua scooter

Ficamos hospedadas à beira-mar, na Praia das Astúrias, uma localização excelente. Afinal, tem um bom comércio na região, outras atrações interessantes, a praia é linda e, por fim, é possível passear pela orla de cadeira de rodas ou scooter com facilidade, porque é relativamente plana, e a calçada está em boas condições.

Em volta, estão muitos prédios e quiosques. Na extremidade direita, há um píer rochoso, onde se pratica pesca esportiva e se tem uma vista privilegiada de toda a extensão das praias Astúrias e Pitangueiras.

Fomos “a pé” até o píer rochoso (veja fotos no item a seguir), local onde encontramos alguma declividade, mas é pouca.

Se quiser descer até a areia, há rampas em vários locais. E as vistas são realmente lindas!

Esta praia é margeada por um calçadão com ciclovia, outra opção para quem achar o passeio muito trepidante, por causa das pedras portuguesas. Mas tudo estava em boas condições.

 

Feira de artesanato das Astúrias

 

Laura passeia pela feirinha de artesanato das Astúrias

Há uma feira de artesanato situada ao lado da Unidade de Lazer AFPESP Guarujá, mais próxima do canto esquerdo da praia.

É uma estrutura coberta, com lojas de ambos os lados, com um trajeto de pedra portuguesa. Dá pra rodar de uma ponta a outra, pois o piso está em boas condições, e, embora não haja obstáculos, há uma pequena declividade.

Muitas dessas lojas têm degrau. Por outro lado, são tão pequenas, que fica mais fácil ser atendido do lado externo mesmo. Os preços nos pareceram muito em conta, se compararmos com os de Belo Horizonte ou São Paulo.

Numa das extremidades da Praia das Astúrias, encontramos um mirante que vale ser visitado. É nossa próxima parada. Vamos lá!

 

2 – Mirante Praia das Astúrias (píer rochoso)

 

Rodando pela orla da Praia das Astúrias, chegamos até este belo mirante, mas, em certo ponto, preferimos passar pela rua mesmo, porque a calçada fica estreita.

Esta é a ponta direita, onde fica o píer

 

O mirante está localizado no canto direito da praia e tem uma linda vista, que abrange uma boa parte da orla do Guarujá (Astúrias, Pitangueiras e Enseada).

Sem dúvida, rende belíssimas fotos, particularmente se você for em um dia de céu limpo!

Reserve um tempo para permanecer, porque, creia em mim, será uma excelente oportunidade de se desestressar, ouvindo as ondas batendo, observando surfistas e até batendo um papo com os locais.

Sem dúvida, uma bela paisagem…

 

E agora, que tal visitar outro mirante? Neste, precisaremos ir de automóvel!

 

3 – Mirante do Morro das Galhetas

 

Bem perto da Praia das Astúrias fica o Mirante do Morro das Galhetas, que tem como grande atração o piso de vidro, suspenso a 45 metros do nível do mar. De lá, temos uma bela visão panorâmica da Praia do Tombo.

Não pagamos para entrar. Porém, antes de ir, vale conferir se mudou algo, pois houve época em que era solicitada a doação de 1kg de alimento não perecível por pessoa.

 

 

Se você tiver a mobilidade reduzida, ou mesmo se não tiver bom preparo físico, é preciso ir de automóvel, porque a subida do morro não é para amadores…

No topo, há estacionamento com vagas reservadas, mas são poucas. Sendo assim, fique alerta para evitar dias e horários com muito movimento. E, se desejar assistir ao pôr do sol, é bom chegar mais cedo, porque este momento é muito concorrido.

Reserve pelo menos meia hora para contemplar a vista e tirar lindas fotos!

 

 

 

4 – Curtir a noite na Praia da Enseada

 

Em uma das noites, fomos curtir boa música ao vivo no Dati, um bar descolado, espaçoso, com rampa na porta, embora um pouco íngreme. O atendimento foi muito atencioso, e tem mesinhas na calçada, caso não queira entrar.

Pra ser honesta, não me lembrava mais se tem banheiro com  acessibilidade, mas Ida me garantiu que sim. Provavelmente o drink me fez perder a memória… rs

Ao lado, fica uma feirinha de artesanato com locais para comer e beber. Lá, é possível comprar roupas, acessórios, doces e até cachaça mineira! E encontramos roupas com preços bem convidativos.

É um galpão coberto, que chamam de Shopping Russi. A área do banheiro estava em obras, mas parece que haverá instalações com acessibilidade. Toda a área é plana, com corredores largos, sem ressaltos para entrar nas lojas.

Foi lá que comemos uma tapioca maravilhosa, no Max Salgados, preparada com muito esmero pelo atencioso proprietário, Marcelo Pennisi.

 

5 – Passear em Santos e São Vicente

 

Se estiver de carro, fica fácil dar uma esticada a Santos, pois a cidade fica a apenas uma balsa de distância do Guarujá. Então é possível ir e voltar no mesmo dia, caso não queira pernoitar.

Santos tem uma orla super bem cuidada, por onde é possível circular com cadeira de rodas, tomar banho de mar com assistência e até praticar surf adaptado!

Uma das grandes atrações da cidade é o Museu do Café, que adoramos! Mas, sobre Santos, te conto tudo em um próximo post, combinado? Afinal, tem muita foto pra compartilhar!

Então, até a próxima! Abaixo, deixo links para você se programar…

Nota: Todas as fotos pertencem ao meu acervo e só podem ser utilizadas com autorização.

 

Na colagem, foto da orla de Santos nas laterais e, no centro, Ida e eu no Museu do Café

 

Para saber mais

 

Destaque Litoral Paulista, no Instagram @cadeiravoadora

Portal Guarujá – Praia das Astúrias

Praia das Astúrias no Google Maps

 

 

About Laura Martins

Laura Martins criou o blog Cadeira Voadora em 2011 para compartilhar suas experiências de viagem em cadeira de rodas. Para ela, viajar desenvolve inúmeras habilidades, nos faz menos intolerantes por conviver com as diferenças e ajuda a construir inclusão, porque as cidades vão ficando mais preparadas à medida que as pessoas vão se fazendo visíveis. Entre em contato pelo e-mail contato@lauramartins.net.

Comments are closed.