8 mirantes para visitar com cadeira de rodas

Se você é como eu, que adora ver as paisagens do alto, te apresento 8 mirantes para visitar com cadeira de rodas, andador, muletas ou mesmo se você não usar nenhum equipamento, mas tiver mobilidade reduzida.

Todos são locais onde já estive e considerei a acessibilidade acima do razoável. Serei bem específica, deixando fotos e links para outros posts, para que você possa fazer seu passeio com o máximo conforto! Vambora?

Encontre um mirante pra chamar de seu

Laura está de costas para a câmera, tendo ao lado dois homens assentados no chão, no deque de observação do Mirante do Mangabeiras, que é um dos mirantes com acessibilidade que ela conhece
Laura está no Mirante do Mangabeiras, em Belo Horizonte. Foto: Marta Alencar

Os mirantes que indico a seguir não seguem nenhuma ordem hierárquica quanto à acessibilidade. Nos textos que acompanham as fotos, deixarei informações a respeito, assim como os links, pra você saber mais.

Ah, reforçando: só indico lugares que visitei, e as fotos são autorais. Nada de cópia de post alheio, pode confiar! rs

1 - Mirante do Mangabeiras (Belo Horizonte, MG, Brasil)

Estou virada de lado, mas com o tronco voltado para a câmera. Estou sorrindo. Ao fundo, estão casas, prédios, uma montanha bem ao longe. O tempo está nublado.
Estou segurando o celular, para tirar uma foto das vagas reservadas. Atrás de mim, pessoas estão se encaminhando para o deque de observação. Um pouco mais ao fundo, vemos árvores e até a parte mais alta de uma montanha.
Agora, a paisagem fica escura, porque o sol já se pôs quase totalmente. A bola iluminada fica nítida por causa do contraste com a paisagem cada vez mais escura.

Visitando este mirante, você compreenderá a razão do nome da cidade fazer referência a seu belo horizonte! Sem dúvida, uma vista privilegiada, com direito a pôr do sol. Além do mais, tem boa acessibilidade, com vagas reservadas, ausência de obstáculos para chegar até o deque e até banheiro adaptado.

Para acessar o post que escrevi a respeito, com bastante detalhamento e mais fotos, clique aqui!

2 - Mirante Sesc Avenida Paulista (SP, Brasil)

Está localizado na Avenida Paulista, tem entrada e banheiro com acessibilidade. 

O mirante fica no 17º andar, onde há também uma cafeteria. Além disso, tem uma plataforma elevatória para nos levar ao segundo deque de observação. O acesso ao mirante é gratuito, então recomendo não ir em horários de muito movimento, para não ser desconfortável. Por fim, não se esqueça de levar agasalho!

Para saber mais sobre a visita e a retirada de ingressos, clique aqui!

3 - Sky Costanera (Santiago, Chile)

O Sky Costanera é o mirante localizado no topo do prédio mais alto da América Latina, mais precisamente no 61º e no 62º andar.

De lá, é possível ver toda a cidade de Santiago, e até mesmo a majestosa Cordilheira dos Andes, se a visibilidade estiver boa.  Sem dúvida, é um passeio incrível, com acessibilidade para públicos diversos. 

Para saber mais detalhes de visitação, clique aqui! Te explico tudo!

4 - Greenwich (Londres, Reino Unido)

Greenwich é uma localidade nos arredores de Londres que ficou famosa porque ali passa o Meridiano de Greenwich, que certamente você estudou nas aulas de geografia! Para chegar lá, fomos de barco, através do Rio Tâmisa, o que rendeu um passeio maravilhoso! 

É uma belíssima região, com vista incomparável. E, no Observatório Real, está o marco onde passa o meridiano imaginário. Sem dúvida, vale tirar uma foto clichê, com um pé em cada lado do meridiano. Ops! Com uma roda em cada lado… Um passeio imperdível e um dos mirantes mais incríveis que visitei!

Para saber mais detalhes de visitação, clique aqui, no post sobre Londres, onde falo bastante sobre esse passeio.

5 - Cabo da Roca (perto de Lisboa, Portugal)

Com certeza, uma das mais belas vistas panorâmicas que tive oportunidade de visitar! Descortinar essa imensidão de mar e o desenho dos penhascos é emocionante, sentindo o vento no rosto e o som do bater das ondas… Além disso, vale tirar uma foto bem clichê, ao lado do monumento com a placa que contém versos do poeta Luís de Camões. 

Para saber mais detalhes sobre esta visita, clique aqui, no meu post sobre passeios próximos a Lisboa. Tem muito mais a descobrir, pode ter certeza!

6 - Mirante Morro da Galhetas (Guarujá, SP, Brasil)

Além de a cidade de Guarujá ser bastante amigável com cadeirantes, as paisagens são realmente lindas. Entre os mirantes que visitamos, destaco o das Galhetas, pela infraestrutura e, evidentemente, pela beleza da vista. Além disso, tem o fator pitoresco: o piso é de vidro!

Para chegar lá, é preciso ir de carro, porque fica no alto de um morro muito íngreme. A vaga reservada fica a poucos passos do local destinado à observação, e não há empecilhos à circulação com cadeira de rodas.

Quando estivemos lá, estava nublado, mas, ainda assim, valeu a pena a visita! 

Clique aqui para ter acesso aos stories que fiz a respeito do Litoral Paulista. Além de trazer belas imagens deste mirante, também tem informações não somente sobre Guarujá, mas também sobre Santos e proximidades!

7 - London Eye (Londres, Reino Unido)

A famosa roda-gigante londrina é um dos pontos turísticos mais disputados da cidade. Não era pra menos, afinal tem uma vista de 360° que é de tirar o fôlego!

A roda tem 135 metros de altura, e a volta completa leva meia hora. É segura para cadeirantes, que entram primeiro e saem por último. Dentro da cápsula, há bancos para aquelas pessoas que querem contemplar o espetáculo com mais conforto. O ingresso é caro, mas tenha certeza de que vale a pena.

Clique aqui , no post sobre Londres, para ter todas as informações a respeito e se programar para este passeio incrível!

8 - Castelo da Pena (Sintra, perto de Lisboa)

O Palácio da Pena fica dentro de um belíssimo parque, numa colina. Mas não se assuste, porque tem ônibus com acessibilidade para nos levar até a entrada da edificação! 

Como se não bastasse o Palácio ser um encanto, a paisagem do entorno é de fazer suspirar. Vale a pena o passeio!

Clique aqui para saber mais a respeito!

Voar pra ver o mundo!

Disse o inspirado cantor/compositor Djavan, em uma de suas mais belas canções:

"Vou andar, vou voar⠀
Pra ver o mundo⠀
Nem que eu bebesse o mar⠀
Encheria o que eu tenho⠀
De fundo"⠀

É isso! Espero que tenha curtido o post e se inspirado para visitar os mais belos lugares, a fim de ter a agradável sensação de estar pairando sobre a cidade!

Aqui, no Cadeira Voadora, é possível encontrar ainda outros mirantes. Basta clicar nessa tag para ter acesso.

E, certamente, vocês também têm dicas de mirantes para compartilhar! Se for o caso, utilize o espaço dos comentários, ou encaminhe por e-mail, com fotos, para publicar aqui, no blog!

Até a próxima! Com um beijo aéreo,

Laura

About Laura Martins

Laura Martins criou o blog Cadeira Voadora em 2011 para compartilhar suas experiências de viagem em cadeira de rodas. Para ela, viajar desenvolve inúmeras habilidades, nos faz menos intolerantes por conviver com as diferenças e ajuda a construir inclusão, porque as cidades vão ficando mais preparadas à medida que as pessoas vão se fazendo visíveis. Entre em contato pelo e-mail contato@lauramartins.net.

Comments are closed.