Muitas pessoas com deficiência vêm a Belo Horizonte, apesar de a cidade não ser considerada turística. Mas elas chegam para tratamento no Hospital Sarah, que é uma referência, e também para turismo nas proximidades. Afinal, por perto, temos atrações como Inhotim, Serra do Cipó ou cidades históricas.
Se for o seu caso, que tal mais um hotel acessível avaliado pelo Cadeira Voadora?
Desta vez, indico o Ibis Afonso Pena, que fica na região Centro-Sul de Belo Horizonte.
Estive lá no final de 2017 com o Thiago Helton, advogado, apresentador do programa Faça Parte (TV Record Minas) e cadeirante. Ele me convidou para auxiliá-lo na avaliação do hotel, pois o turismo acessível seria o tema do programa que iria ao ar em janeiro.
Neste post, você vai saber sobre a localização, o entorno e, é claro, os itens de acessibilidade oferecidos. Continue lendo para saber de tudo!
[Publicado em janeiro de 2018 e atualizado em fevereiro de 2021]
Localização e entorno
Primeiramente, recomendo que o cadeirante, ou qualquer pessoa com limitações de mobilidade, fique atento ao entorno do local onde pretende se hospedar. Afinal, isso facilita a circulação. Pode ser que você queira dar uma saída para fazer compras, tomar um café ou comer algo sem recorrer a meio de transporte, não é mesmo?
O Ibis Afonso Pena passa neste primeiro teste, pois está muito bem localizado. Fica ao lado de uma das mais importantes avenidas da cidade, a Afonso Pena, o que facilita a chegada. E está próximo de locais que merecem uma visita e que concentram comércio e serviços.
Para exemplificar, está a 800m da Praça da Liberdade e da Praça da Savassi (850m), a apenas 1km da Feira Hippie, a 2 km do Mercado Central e 2,5km do Parque das Mangabeiras.
Para finalizar a lista, por perto há restaurantes para gostos e bolsos diferentes, assim como lanchonete, padaria e supermercado. Ou seja: se hospedando lá, você não passará falta de nada.
Não é difícil rodar pelo quarteirão, porque é plano, e as calçadas mais próximas estão em condições razoáveis, algumas com rebaixamentos.
Transporte
Em Belo Horizonte, os ônibus têm plataformas elevatórias, mas infelizmente nem sempre estão funcionando. Para saber mais sobre transporte público, acesse o site da companhia de trânsito, a BHTrans.
Caso queira recorrer a táxi, estão disponíveis carros adaptados. Além disso, na cidade funcionam todos os apps de automóveis por aplicativo.
Características do hotel
Na verdade, estão juntos, no mesmo local, dois hotéis da mesma rede, mas de marcas e características diferentes, o Ibis e o Ibis Budget. Este último oferece serviços essenciais e preço mais econômico que o anterior.
Eles estão na esquina da Rua Rio Grande do Norte com Gonçalves Dias. A entrada do Ibis fica ao lado da outra, do Ibis Budget, ambas na Rua Rio Grande do Norte. Para usar o estacionamento, basta acessar a entrada na Rua Gonçalves Dias.
O gerente, as sub-gerentes e os funcionários nos receberam muito bem, com gentileza, naturalidade e simpatia.
Acessibilidade no Ibis
Primeiramente, vou mostrar as características das áreas comuns. Depois, falarei dos quartos e banheiros. Tudo pode ser visto, com detalhes, nas fotos e no vídeo que disponibilizo no Para saber mais, abaixo.
- Está disponível estacionamento com vagas reservadas e próximas aos elevadores
- A portaria tem entrada plana
- O balcão tem altura rebaixada, então você fala com o atendente frente a frente. Não precisará ficar com a cabeça levantada, nem ficar procurando local para assinar os papéis.
- Os elevadores têm painel em braile e acionamento por cartão magnético. Não são grandes, mas cabe uma scooter pequena ou uma cadeira motorizada.
- No restaurante, há duas mesas redondas, em que é possível se aproximar com a cadeira de rodas e encaixá-la confortavelmente. No mais, a distância entre as mesas permite a passagem da cadeira. O balcão de lanches tem altura adequada.
- Os corredores são carpetados
- A equipe nos pareceu bem-treinada e nos atendeu com naturalidade e gentileza
Quartos
- Há vários com itens de acessibilidade.
- Os que visitamos tinham bom espaço de circulação, permitindo o uso de scooter ou cadeira motorizada.
- A porta se abre com cartão magnético. Tem barra para facilitar a abertura e olho mágico na altura do cadeirante.
- Estão disponíveis bancada de trabalho, cofre, frigobar e cabides em altura correta.
- A cama disponível é de casal, com altura correta.
- Tomadas e interruptores estão ao alcance do cadeirante.
- Tem espelho de corpo inteiro
- O piso é laminado, o que facilita a circulação
Banheiros
- A porta é de correr
- Tem vaso sanitário sem abertura frontal
- Lavatório permite aproximação frontal
- Área de banho tem cortina, banqueta fixada na parede, saboneteira. Há cadeira higiênica disponível, a pedido.
- Espelho está na altura correta
Acessibilidade no Ibis Budget
Embora mais simples que o outro, também tem vários recursos de acessibilidade.
- Como já vimos, o estacionamento é o mesmo, assim como a gerência.
- Portaria é plana e balcão tem altura rebaixada
- Elevadores têm painel em braile e acionamento por cartão magnético.
- Restaurante tem balcão com altura adequada. As mesas são retangulares, e os pés dificultam a aproximação da cadeira de rodas. Caso deseje ficar neste hotel e não consiga se aproximar da mesa, sugiro que verifique com a gerência a possibilidade de trazer uma mesa do restaurante do outro Ibis.
Quartos
- Há vários acessíveis e têm bastante espaço de circulação.
- Há um gancho fixado na parede contendo vários cabides para pendurar roupas.
- A cama é de casal.
- Tomadas e interruptores estão ao alcance do cadeirante.
- Piso laminado
Banheiro
- Porta de correr
- Vaso sanitário sem abertura frontal
- Lavatório que permite aproximação frontal
- Área de banho com cortina, banqueta fixada na parede, saboneteira
- Espelho correto
Vale a pena?
Como você pôde notar, ambas são ótimas opções para cadeirantes em Belo Horizonte, com bom custo-benefício.
No mais, te convido a visitar Belo Horizonte! Afinal, há muito mais atrações do que você imagina. E, certamente, o Cadeira Voadora te ajudará a descobri-las!
Aqui, você vai encontrar opções de passeios na cidade e fora dela, além de bares, parques, mirante e museus.
Ah! Abaixo, tem link para o programa Faça Parte que mostrou o hotel! Após clicar na imagem, verá que a primeira parte tem dicas para planejar uma viagem com acessibilidade. No minuto 3:45, terá início nossa avaliação do estabelecimento!
Para saber mais: