Mês da Criança: Conheça os brinquedos inclusivos do Circuito Inclusão!

Hoje inicio uma série sobre lazer e turismo para crianças, e o primeiro post traz os brinquedos inclusivos do Circuito Inclusão Solidária!

Em 12 de outubro se festeja o Dia da Criança, então desejei aproveitar a oportunidade e trazer dicas para esse público. Uma forma que encontrei foi entrevistar mamães de crianças com deficiência, a fim de que indicassem locais com alguma acessibilidade para se divertir com os pequenos.

Neste post, você vai se surpreender com as possibilidades! Ah, e eu experimentei o balanço inclusivo! Vamos logo ver isso?

 

Criança usando brinquedos inclusivos

Na foto, uma criança com deficiência usa um skate inclusivo

 

Como tudo começou

 

Os brinquedos inclusivos eram apenas um sonho de Débora Batista, mãe da Júlia, uma criança com deficiência. Ela queria muito vê-la brincando no parquinho com outras crianças, mas a garota tinha suas limitações. Na verdade, os brinquedos não eram adequados, e Júlia ficava excluída das brincadeiras.

E foi assim que procurou a Paula, outra mãe de criança com deficiência, e iniciaram uma arrecadação para trazer até Contagem, cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte, os brinquedos fabricados pela In Move, uma empresa de Curitiba.

Mesmo sabendo da importância dos parques fixos, optaram pelos brinquedos móveis, para criar um projeto itinerante. Assim, poderiam levar a mais pessoas a oportunidade de usar um balanço ou um skate, mesmo com limitações físicas.

 

Você pode locar os brinquedos!

 

Mas não são somente as crianças que querem e podem brincar! Na verdade, o projeto quer abranger adultos também. Por isso buscou parcerias e voluntariado a fim de participar de feiras – como a Mobility Show, onde experimentei o balanço – e promover eventos.

Entre estes, estão corrida e rua de lazer, piquenique, colônia de férias e muito mais. Além disso, a equipe aluga os brinquedos para serem usados em festinhas infantis, de forma que crianças com deficiência possam brincar junto com todas as outras.

 

Eu no balanço!

 

Gente, não sei descrever minha alegria ao usar o balanço em 2018, na feira Mobility Show, onde precisei esperar, porque todos os cadeirantes queriam experimentá-lo.

Mas pra que descrever? Acompanhem vocês mesmos! Brincar é para todos, e não tem idade, concorda?

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Blog Cadeira Voadora (@cadeiravoadora) em

 

Entrevista com Débora Batista

 

Depois de usar o balanço, entrevistei Débora, a mãe que tornou realidade o sonho de tantos familiares e crianças. Ainda não havia publicado este bate-papo, porém agora surgiu esta feliz oportunidade. Então, prepare-se para ouvi-la contar um pouco dessa bonita história.

Mas continue por aqui, porque depois da entrevista tem mais coisa!

 

 

E, se desejar ver outra entrevista com Débora, desta vez com a repórter Andreza Brito, de quem sou fã, basta clicar aqui.

 

Nunca mais brincar sozinhas

 

Como os brinquedos têm estrutura móvel, eles podem ser transportados para qualquer lugar. Gente, que sonho, o de nunca mais ver uma criança excluída, sem poder brincar com as demais!

E, certamente, temos que levar em consideração outro ganho. Quando crianças sem deficiência brincar com outras com deficiência, aprendem a vê-las com naturalidade! Sem dúvida, assim terão mais chances de se transformarem em adultos respeitosos e receptivos com as diferenças.

Quando faço palestras para crianças, é fácil notar quanto são mais abertas, receptivas, interessadas e curiosas (falo de uma curiosidade saudável) que os adultos.

Sendo assim, espero que estes brinquedos inclusivos possam chegar a todos os lugares!

Para falar com Débora, acesse o site do projeto: https://circuitoinclusao.wordpress.com/

No mais, até a próxima, com mais dicas no Mês da Criança!

About Laura Martins

Laura Martins criou o blog Cadeira Voadora em 2011 para compartilhar suas experiências de viagem em cadeira de rodas. Para ela, viajar desenvolve inúmeras habilidades, nos faz menos intolerantes por conviver com as diferenças e ajuda a construir inclusão, porque as cidades vão ficando mais preparadas à medida que as pessoas vão se fazendo visíveis. Entre em contato pelo e-mail contato@lauramartins.net.

Comments are closed.