Já conhece a Sala Minas Gerais, um incrível espaço para concertos, que atinge padrões internacionais de excelência acústica e impressiona por sua arquitetura?
Pois é, lazer em Belo Horizonte não se resume aos bares, parques e museus, pois também temos excelentes espaços culturais e artísticos. Para comprovar, agora você vai conferir tudo sobre a casa da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Vamos?
Post atualizado em 23/03/2020 (publicado em 12/10/2017)
Localização e arquitetura
A Sala Minas Gerais foi concebida para abrigar a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, e por isso seu auditório tem uma acústica impressionante, na qual só dá para acreditar assistindo a um concerto lá.
Fica bem localizada, no bairro Barro Preto, que é bastante central e pode ser acessado a partir de avenidas importantes da capital mineira.
O edifício tem arquitetura imponente, com fachada de vidro, que dá a sensação de leveza, e uma área de socialização integrando o espaço ao edifício da Rede Minas. Eles são interligados e cobertos por um pergolado em aço, que proporciona identidade ao conjunto, proteção e acolhimento.
Estacionamento
O estacionamento fica na Rua Alvarenga Peixoto, entre a Tenente Brito Melo e a Uberaba, e tem elevador, que nos deixa no hall de entrada.
Para quem vai assistir aos concertos, é cobrada uma taxa fixa de 20 reais, mas é preciso apresentar o ingresso na hora do pagamento.
Importante: confirme todas as informações antes de ir. Atualmente, elas estão neste link.
Acessibilidade
Dentro da sala de concertos, não são todos os setores que têm acesso para cadeirantes, mas a maioria sim. Já fiquei no mezanino e no coro, e em ambos os lugares a visão é ótima.
Para saber como comprar os ingressos para esses espaços, envie um e-mail para contato@filarmonica.art.br ou ligue para (31) 3219-9000, já que não são vendidos on-line.
A Sala também está equipada com rampas de acesso, elevadores e banheiros adaptados.
Meia-entrada
Estudantes, maiores de 60 anos, jovens de baixa renda entre 15 e 29 anos e pessoas com deficiência (e seu acompanhante) têm direito a meia-entrada de acordo com a legislação. Para isso, é preciso comprovar o direito ao benefício no acesso à Sala Minas Gerais.
Legislação | Decreto nº 8.537/2015
Art. 6º – As pessoas com deficiência terão direito ao benefício da meia-entrada mediante a apresentação,
no momento da aquisição do ingresso e na portaria ou na entrada do local de realização do evento:
I do cartão de Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social da pessoa com deficiência; ou
II de documento emitido pelo Instituto Nacional do Seguro Social INSS que ateste a aposentadoria de
acordo com os critérios estabelecidos na Lei Complementar nº 142, de 8 de maio de 2013.
§ 1º Os documentos de que tratam os incisos I e II do caput deverão estar acompanhados de documento
de identificação com foto expedido por órgão público e válido em todo o território nacional.
§ 2º Os documentos previstos nos incisos I e II do caput serão substituídos, conforme regulamento,
quando for instituída a avaliação da deficiência prevista no § 1º do art. 2º da Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, para fins da meia-entrada.
§ 3º Quando a pessoa com deficiência necessitar de acompanhamento, ao seu acompanhante também se
aplica o direito ao benefício previsto no caput.
§ 4º Enquanto não for instituída a avaliação de que trata o § 2º, com a identificação da necessidade ou
não de acompanhante para cada caso, o benefício de que trata o § 3º será concedido mediante declaração da necessidade de acompanhamento pela pessoa com deficiência ou, na sua impossibilidade, por seu
acompanhante, no momento da aquisição do ingresso e na portaria ou na entrada do local de realização do
evento.
Lei da Meia-Entrada | Regulamento
Vale a pena visitar?
A Sala Minas Gerais, pelo que sempre me pareceu nas vezes em que lá estive, tem um carinho especial pelo seu público, o que faz com que o atendimento seja bom, tanto virtualmente quanto presencialmente.
Sempre foram atenciosos comigo, inclusive oferecendo ajuda, mas sempre de forma discreta, o que me pareceu serem bem preparados.
Para finalizar, eu não diria que vale a pena assistir a um concerto lá, mas que é obrigatório fazer isso, tanto por causa da beleza do espaço quanto pela experiência. A Filarmônica é uma orquestra muito respeitada, a acústica é ímpar, a programação é sempre interessante, e, ainda por cima, sempre há apresentações a preços simbólicos.
Sendo assim, fique ligado e coloque este programa na sua agenda!
Concertos on-line
No Youtube da Filarmônica, estão disponíveis diversos concertos, incluindo as 9 sinfonias de Beethoven. Vários dessas apresentações estão comentadas!
Clique aqui para ter acesso a esse magnífico acervo.
Para saber mais:
Da chegada das partituras, passando pela montagem do palco, o caminho até chegar a uma apresentação é cheio de detalhes. Veja aqui um pouco desse processo.