Vocês sabiam que, além do blog Cadeira Voadora, eu também tenho um site – e um selo?
Cliquem aqui se quiserem ficar conhecendo a história do Cadeira Voadora – e um pouco da minha própria história – antes de saber como surgiu a ideia de criar o selo e o site Laura Martins. A marca vocês já estão vendo: ela abre este post. <3
Como assim, marca?
Em um determinado ponto do processo de mentoria com a Lívia (que vocês leram no post anterior), ela observou que o blog era apenas uma parte do trabalho que eu já fazia. Me explicou que a Laura era mais que um blog, pois eu também oferecia palestras, oficinas, material escrito (manuais…), consultoria para agências de viagem e por aí vai. Então ela propôs: “O que você acha de apresentarmos este trabalho em um site?”
Isso nunca tinha passado pela minha cabeça, mas ela tinha razão. De fato, apenas parcialmente eu comunicava no blog e nas redes os trabalhos que realizava, mas jamais tinha apresentado esses trabalhos como um produto que poderia ser adquirido.
O site seria como uma vitrine mostrando um pouco de mim e de cada um dos “produtos”, incluindo o Cadeira Voadora. Laura Martins seria uma marca.
Momento chilique
Sempre tive dificuldade quando se trata de vender algo que envolva valores éticos, daí o impasse para aceitar anúncios ou patrocínios no blog. Como eu aceitaria uma oferta para falar sobre algo em que não acredito? Se emiti uma opinião, é porque é verdadeira. Se não acredito, não indico.
Quando Lívia falou em marca, a princípio não entendi direito. Como assim? Vou ser marca? Virei negócio, objeto, vou ser comercializada? [Laura sendo Laura, bem dramática…rs]
Mas não era bem assim, como a Lívia me explicou pacientemente. Marca é a forma como me apresento ao mundo. Assim, não iríamos inventar uma Laura, mas passar a Laura-pessoa para o material criado: logo, cores, nome do site e por aí vai. A identidade visual revelaria a pessoa. E como eu reagi, após compreender isso?
Gestação, parto e maternidade
E foi assim que nossos 12 encontros, previstos para durar 3 meses, renderam uma gestação de um ano, porque era necessário que tudo acontecesse no meu tempo. Minha essência seria respeitada do início ao fim do processo.
Teve etapa de conversa, de responder questionário, de pesquisar desejos e metas. Teve ensaio fotográfico, que eu adoro, afinal a imagem é imbatível quando se trata de promover uma comunicação com o leitor.
O material garimpado por Lívia (a minha essência colhida num potinho… rs) foi transferido ao Giuliano para dar nascimento à identidade visual, que, na minha opinião, ficou ma ra vi lho sa. Achei a logo (borboletinha ao lado) apaixonante. Depois de dizer isso, creio que fica deselegante dizer que achei também que ela é a minha cara. [Vergonha]
Os dois não sabem, mas, assim que me mostraram a identidade visual, desatei o choro. Era muita emoção ver que haviam captado a minha alma e transferido para a logo e o site. Gente, fala sério, o resumo de uma vida estava ali.
Sempre amei borboletas, porque falam de transformação, leveza, beleza, coragem de se render ao inesperado da vida. E a minha borboleta tem as cores reveladoras tanto do contato com o sonho, quanto com o real da caminhada. São cores que representam ar, água, fogo e terra.
Minha borboleta é revelação e revolução, e, com todo o carinho, é dedicada aos corajosos, aos ousados, aos que fogem ao padrão, aos que estão fora do seu tempo. Se você é assim, cola aqui!
E o blog Cadeira Voadora? Como fica?
Este blog é amor eterno. Ele permanece sendo produzido, com todo o zelo.
O site Laura Martins tem o objetivo de mostrar meu trabalho. Como o blog é um dos trabalhos, se transformou em uma das abas do site. Mas o endereço continua o mesmo, ok? E eu continuo aqui conversando sobre viagens e muito mais.
Vocês são muito bem-vindos em minha outra casa. É só clicar no link abaixo para se transferir para lá!
Cenas do próximo capítulo
O terceiro post da série vai falar trazer uma frase que resume todo o trabalho de Laura Martins e da Cadeira Voadora. Gosto muito dela!
E vocês irão ganhar uma arte contendo a frase (acompanhada da borboletinha) para baixar e transformar em um lindo quadro!
Um beijo estalado na bochecha,
Laura Martins
Agradecimentos
Aos queridos que me auxiliaram na gestação e no parto do site:
Mentoria: Livia Farnese (Essência | Branding para Mulheres)
Design e fotografias: Giuliano Cretoiu
Programação: Alexandre Brites