O Sky Costanera, o mirante localizado no topo do prédio mais alto da América Latina, é acessível para cadeirantes? Te conto agora!!
Ele se localiza, mais precisamente, no 61º e no 62º andar. De lá, é possível ver toda a cidade, incluindo a majestosa Cordilheira dos Andes, se a visibilidade estiver boa. Se as condições do tempo não foram boas, nem vale a pena subir, até porque o ingresso não é barato. Mas isso você pode perguntar no guichê onde vai adquirir os ingressos ou checar no site do local.
Vamos comigo até lá?

No tapete, está escrito “Rio Mapocho”, indicando que ponto da cidade é possível visualizar naquela posição. (Todas as fotos pertencem ao meu acervo, exceto quando indicado)
Laura, não dá medo?
Acho que depende da pessoa…
Os elevadores sobem os 61 andares em 43 segundos (7 metros por segundo!!!), porém não senti vertigem, porque um funcionário dava explicações enquanto estávamos subindo, o que acabou nos distraindo.
Fui sozinha, acreditam? Meus acompanhantes não acharam o programa interessante e ficaram no shopping (que fica na base da torre).
Antes de adquirir o ingresso, perguntei se era seguro um cadeirante subir sozinho, e me disseram que não havia problema. Me deram total assistência, e notei que os seguranças do terraço me olhavam discretamente por onde quer que eu passasse, até mesmo oferecendo auxílio de vez em quando.
Detalhes nem um pouco irrelevantes
Após comprar o ingresso, foi necessário passar por um detector de metais e pelo raio-x, e não foi permitido entrar com garrafinha contendo água.
Vale muito a pena se planejar para ir antes do pôr do sol e aguardar as luzes da cidade se acenderem! A Rosi, do blog Nós no Chile, dá dicas sobre os melhores horários nas diversas épocas do ano, então não deixe de ler. É só clicar aqui.
O elevador te deixará no 61º andar. Vá se preparando para o impacto visual, porque a vista é muito bonita!

Sem dúvida, um belo passeio.
Nesse andar, há diversos telescópios, correspondentes às várias regiões da cidade, e o uso está incluído no ingresso, não sendo preciso pagar à parte. Entretanto, não são acessíveis para cadeirantes, o que é muito triste…
Ao lado de cada telescópio, há um ou dois pufes e um tapetinho redondo, onde está o nome da região que é possível avistar daquele ponto.
Assim que você pisa no tapete, mesmo com a cadeira de rodas, tem início uma gravação com informações sobre o local avistado. Na parede, está um quadrinho com essas informações impressas, então pessoas com diferentes deficiências sensoriais também podem ficar por dentro de tudo.
Tem mais um andar!
Para andantes acessarem o 62º andar, que é descoberto, há uma escada rolante; para os cadeirantes, há um elevador oculto, que você acessa e depois se transfere para uma plataforma elevatória.
Logo que acessei o 61º andar, um funcionário me abordou para explicar que, quando eu quisesse subir para o 62º, era suficiente comunicar meu desejo a um dos seguranças. Assim, eles providenciariam um funcionário para me acompanhar.
A atração do andar de cima se resume ao fato de não ter cobertura e a gente poder ver o céu. Por isso, caso seja uma estação fria, leve agasalho pesado, já que no 61º andar tem ar-condicionado bastante frio, e no 62º, como é aberto, o visitante estará exposto ao clima.

Fotografei este painel no 61º andar. Clique para ampliar e ver quais são os edifícios mais altos do mundo.
Acessibilidade para a torre
- Balcão altíssimo para adquirir ingresso
- Funcionários gentilíssimos e atentos (acessibilidade atitudinal)
- Elevador suave, que não dá solavancos
- Piso muito liso
- Banheiro com itens de acessibilidade
Como ter acesso ao Sky Costanera
Para acessar o Sky Costanera, é preciso descer até o subsolo (“planta baja”), porque é onde fica a entrada para a torre. Aconselho acessar o site ou baixar o app para ver horários e investigar os dias em que os ingressos são mais baratos.
Quando terminar sua visita, o elevador te deixará no 5º andar (ou no 6º… minha memória não anda muito boa). Assim que a porta se abrir, você dará de cara com a lojinha de souvenir do Sky.
Saindo dela, uma imensa praça de alimentação estará à sua disposição, o que indica que são muito espertos… O pior da história é que precisaremos rodar bastante para acessar o elevador que te levará até a saída.
Mas tenho certeza de que não vai reclamar dessa pegadinha, porque terá valido a pena o esforço!
Shopping Costanera Center
Como a torre é um anexo do Shopping Costanera Center, aproveite para conhecê-lo, pois é moderno, bonito e tem lojas bem interessantes.
Detalhes sobre o elevador: você precisará apertar o número correspondente ao andar ao qual deseja ir. A seguir, aparecerá o número do elevador que você deverá tomar. Aperte também a tecla com o símbolo internacional de acesso (o da cadeirinha de rodas), pois isso assegurará que a porta ficará aberta durante tempo maior.
Dica: No piso térreo, há um balcão onde estrangeiros podem se cadastrar para receber descontos nas lojas. Para isso, é preciso apresentar seu passaporte e cartão de imigração. Saiba mais aqui.
Ponto alto
Para mim, este passeio foi um dos pontos altos da viagem ao Chile! Portanto, não deixe de inseri-lo no seu roteiro, a não ser que tenha fobia de altura. Nesse caso, Santiago te reserva muitos outros passeios bacanas, que você pode conferir nos links abaixo, no Para Saber Mais!
Até mais!
Laura

Na foto, lembranças da viagem: o ticket para subir ao Sky, o cartão do shopping e o carimbo no passaporte
Para saber mais:
♥ Série #CadeiraVoadoraNoChile
Clique aqui para ter acesso a todos os posts sobre o Chile neste blog
♦Chile em outros sites e blogs:
Nota: quando indico blogs ou sites, não significa que eu concorde com todas as percepções dos autores, principalmente dos que oferecem informações sobre acessibilidade. Mesmo assim indico os que oferecem informações detalhadas e importantes. Porém, preste atenção nas datas de cada post, para checar se as informações estão atualizadas.
Chile para cadeirantes no blog Casadaptada
Metrô de Santiago – acessibilidade
Santiago no blog Viaje na Viagem
Vai viajar para o Chile? Dúvidas Frequentes