Uma alimentação adequada pode tornar sua viagem melhor!

Já parou para pensar em como sua viagem pode ficar mais prazerosa e confortável se você cuidar da alimentação? Pois é sobre isso que vamos falar hoje!

 

Refeições saudáveis podem fazer muito pela sua viagem!

 

Sem dúvida, toda pessoa minimamente informada sabe como os cuidados com a alimentação podem resultar em qualidade de vida.

Afinal, uma boa alimentação é sinônimo de, no mínimo, mais energia para enfrentar um dia de trabalho. Mas também pode significar músculos mais fortalecidos, intestino que funciona bem, prevenção de osteoporose e até mesmo de infecções.

Certamente, disso você já sabe. Porém, numa viagem, que diferença pode haver entre comer qualquer coisa numa esquina ou “perder” um tempinho com uma boa refeição?

 

Aconteceu comigo

 

Honestamente, algumas viagens que fiz poderiam ter sido muito mais proveitosas se, na época, eu tivesse mais consciência desse assunto.

Pra você ter uma ideia, eu ficava longas horas sem me alimentar ou sem tomar água e depois não sabia por que me faltava energia ou estava sonolenta e irritada.

Há cerca de uma década, decidi que os cuidados comigo mesma incluiriam reaprender a me alimentar. Então, comecei uma série de consultas com a Ana Paula, nutricionista competente e amiga querida, e fiz mudanças importantes na alimentação, inclusive durante as viagens.

Por isso, tive a ideia de pedir à Ana Paula que respondesse algumas perguntas a fim de auxiliar você, com deficiência física ou não, que gosta de bater asas, perna, rodas ou muletas.

Vamos lá, então, ouvir o que ela tem a nos dizer?

 

Bate-papo com a nutri

Ana Paula Pinto Ribeiro

 

Laura: É tão difícil manter uma alimentação de qualidade nos aeroportos e durante o voo… Nos voos internacionais, não podemos carregar lanche que não seja industrializado. O que poderíamos fazer para minimizar esse tipo de problema?

Ana: É importante levar barras de cereais e biscoitos integrais ou mix de castanhas [potinho contendo castanhas variadas]. Se os voos oferecerem refeição, menos mal.

 

Potinhos ou saquinhos com oleaginosos variados quebram o maior galho e são super saudáveis

Potinhos ou saquinhos com oleaginosos variados quebram o maior galho e são super saudáveis

 

Quando já estamos no local de destino, passeando e nos divertindo, dificilmente nos lembramos da alimentação, a não ser quando estamos com muita fome. Nesse ponto, muita gente acaba comendo qualquer coisa, usando até a justificativa de que não quer “perder tempo”. Ficar longas horas sem se alimentar pode prejudicar o aproveitamento do passeio?

Longas horas sem se alimentar significa privar seu organismo de nutrientes e alterar toda a sua harmonia em relação ao metabolismo. A fome é o pior inimigo, pois não pensamos quando estamos com fome… Optamos por comer qualquer coisa; é sempre o mais fácil.

Quando sair, tente organizar os lanches e mesmo pesquisar restaurantes com comidas apetitosas e saudáveis.

 

Evite alimentos muito gordurosos, para não dificultar a digestão e não causar sonolência

Não pode faltar

 

Que tipo de nutriente não pode faltar de jeito nenhum na alimentação de quem está “batendo perna” (ou roda) o dia todo?

O carboidrato é uma fonte de energia que não pode faltar. Lembre que ele é o principal nutriente para o cérebro… Portanto, para se manter ativo, não se esqueça dele, dando preferência para os integrais. E, depois de bater perna, precisamos de proteína, para a recuperação.

 

Alimentos ricos em carboidratos (Foto: Transpire)

 

E quanto à hidratação?

É importante a hidratação ao longo do dia, principalmente em locais quentes. Lembre que, para se manter ativo, seu metabolismo precisa de água. Tente tomar pequenos goles por vez.

 

Por fim, precisamos falar dos alimentos gordurosos, das sobremesas e das bebidas alcoólicas. Qual seria uma boa medida, para não ter problemas?

Uma boa medida é não exagerar. Tente ter parcimônia, pensando em dividir: sobremesa no almoço e bebida no jantar… E será que precisa ser todos os dias? Se achar que sim, é mais importante, ainda, manter lanches saudáveis nos intervalos.

 

AnaAna Paula Pinto Ribeiro é nutricionista clínica funcional

e exerce suas atividades em Belo Horizonte.

Contato: anapaulapribeiro@gmail.com

 

Para saber mais:

 

Portal Saúde do Viajante

10 dicas para cuidar da alimentação nas viagens

 

Que tal carregar com você uma garrafinha de água mineral ou um squeeze?

Que tal carregar uma garrafinha de água ?

A imagem é do Ministério do Turismo. Consulte dicas práticas e informações essenciais que vão ajudar a proteger a sua saúde e tornar suas férias mais agradáveis e tranquilas no portal Saúde do Viajante: http://bit.ly/1hHQWWP

A imagem é do Ministério do Turismo

 

About Laura Martins

Laura Martins criou o blog Cadeira Voadora em 2011 para compartilhar suas experiências de viagem em cadeira de rodas. Para ela, viajar desenvolve inúmeras habilidades, nos faz menos intolerantes por conviver com as diferenças e ajuda a construir inclusão, porque as cidades vão ficando mais preparadas à medida que as pessoas vão se fazendo visíveis. Entre em contato pelo e-mail contato@lauramartins.net.

5 Comments

  1. Venho acompanhando seus artigos e adorei!

  2. Ótimo conteúdo.. Muito obrigado por ter compartilhado conosoco.

  3. Oi pessoal
    Esse site é mesmo surpreendente, queria dar os parabéns pelo trabalho de vocês.
    Sempre é bom obter novos conhecimentos, obrigado 😉

Comments are closed