Teatro acessível em BH: Sesc Palladium

 

Vamos conferir a acessibilidade de mais um grande teatro na capital mineira? Este post foi publicado originalmente no antigo endereço do Cadeira Voadora. Agora, foi atualizado e transferido para este endereço

 

Teatro Sesc Palladium (Imagem extraída do Google)

 

*Post atualizado em 1º/12/2017 com informações de Meire Elem Galvão

 

O Sesc Palladium se localiza onde era o antigo Cine Palladium, que deixou muitas saudades quando foi extinto, após 36 anos de atividade. Agora, há no local um espaço multifuncional, com áreas dedicadas às artes: grande teatro, cinema, galeria de arte, teatro de bolso. A arquitetura é moderna, e as instalações, confortáveis. E o que é melhor: é acessível para cadeirantes.

 

Acessibilidade atitudinal

 

Muitos lugares não treinam a equipe para o bom atendimento ao público. E uma das grandes barreiras que nós, pessoas com deficiência, enfrentamos é de fato a humana. Portanto, quando deparamos com funcionários bem-treinados, simpáticos, gentis, proativos, isso ainda espanta. Minha experiência com a equipe do Sesc Palladium foi a melhor possível.

Já estive no teatro quatro vezes e em todas me surpreendi positivamente com o atendimento.

 

Que tal estacionar dentro do prédio?

 

Por questões de segurança e conforto, sempre uso o estacionamento pago dos teatros. Acho que vale cada centavo.

Você não terá de enfrentar os “flanelinhas” na rua, que cobram mais que o estacionamento, dependendo do espetáculo. Não terá seu carro exposto a roubo e vandalismo. E evitará ter de circular por calçadas que não são as melhores, enfrentar falta de rebaixamentos, chuva e por aí vai.

Na última vez em que estive no Sesc Palladium, paguei R$25,00 para estacionar e ficar o tempo que desejasse. Mas não se esqueça de chegar mais cedo, sob pena de não encontrar vaga, pois alguns eventos são muito concorridos.

 

Acessibilidade

 

Apesar de o Sesc Palladium, no geral, ser acessível, há alguns problemas:

1) Há um desnível (um “morrinho”, não um degrau) na entrada do grande teatro, não sei por qual razão. Se estiver sozinho, é melhor pedir à produção do espetáculo ou a algum funcionário para te acompanhar.

2) Você pode escolher ficar nos assentos reservados ou naquele que escolher.

Todas as vezes fiquei na poltrona, e não no espaço reservado para cadeirantes. Então, não me lembrava se, ao lado dele, havia poltrona para o acompanhante. Meire, que esteve lá na semana passada, me informou o seguinte:

“Quanto ao espaço reservado para nós, há poltronas nos lados, mas são para obesos. Ou seja, os diferentes estão segregados em uma fileira apenas. Não curti isso porque também não é legal, juridicamente falando.”

3) Outro alerta da Meire: Eles praticam fielmente a lei da meia-entrada**, solicitando comprovante do INSS para a compra por pessoa com deficiência.

4) O banheiro é grande e tem os equipamentos adequados, mas o vaso sanitário é do tipo não recomendado pelas normas: tem abertura frontal e pode causar acidentes. O bebedouro é adequado. As fotos abaixo, mostrando esses equipamentos, foram gentilmente cedidas pela Meire.

#Dica: Lembre-se de que, na maioria dos espetáculos, o ingresso vem com o número do assento. Caso queira passar para a poltrona, já que seu acompanhante não poderá se sentar ao seu lado no espaço reservado, escolha o corredor, para facilitar a transferência. Minha cadeira foi colocada nos fundos, e a produção a trouxe até a mim no final.

 

 

Conclusão

Fique atento à programação, porque sempre há shows e peças excelentes em cartaz, assim como programação gratuita. Vá com tempo para conferir a exposição na galeria de arte.

Um último alerta: mesmo com a atualização oferecida pela Meire, considere que tudo muda o tempo todo. Se, ao visitar o espaço, notar algo que deva ser alterado ou acrescentado a este post, mande uma mensagem ou coloque a informação nos comentários. Você estará colaborando com toda uma comunidade de pessoas com deficiência!

Para saber mais:

 

Site do Sesc Palladium

**Post da Meire Elem Galvão sobre quem tem direito à meia-entrada

Show da cantora Zaz no Sesc Palladium: o teatro recebe excelentes apresentações (Foto do meu acervo)

 

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *