O transporte público em Londres é, em grande parte, acessível, e é prazeroso percorrer as ruas usando ônibus! Duvida? Vem, que eu te conto tudo!
Londres: Exemplo de transporte público bem-sucedido
Hoje, quero compartilhar com vocês um exemplo de boa prática urbana: a linha de ônibus vermelha de um andar que opera em Londres.
Certamente, você já teve oportunidade de conhecer esses ônibus nos filmes e séries, não é mesmo?
Para minha alegria, tive a oportunidade de utilizá-la inúmeras vezes, quando estive lá. Os veículos deslizam na pista como se fossem alados, tal a qualidade do asfalto e dos próprios ônibus!
Além disso, ouvi dizer que os motoristas recebem treinamento rigoroso. Deve ser verdade, porque, utilizando o transporte da terra da Rainha, jamais passei pela experiência de uma freada brusca, para você ter uma ideia…
Circulando de ônibus
Encontrei no Youtube, e compartilho aqui com você, um vídeo mostrando Tanvi, que é cadeirante, utilizando o ônibus londrino. Certamente, esta é a melhor modalidade de transporte público acessível em Londres, uma vez que nem todas as estações de metrô atendem aos critérios.
Vamos acompanhar?
Infelizmente, o vídeo não tem legenda em português, mas você pode configurá-lo para mostrar as legendas automáticas. Além disso, pelas imagens, dá pra compreender bastante.
Após assistirmos, farei alguns comentários sobre o equipamento, assim como outras reflexões, combinado?
Como o ônibus londrino funciona?
No vídeo, Tanvi nos oferece explicações sobre como o ônibus funciona. Quando os utilizei, experimentei algumas dessas funcionalidades.
Notou que se trata de um veículo com piso baixo e rampa ejetável?
É importante observar que a rampa só é ejetada após as pessoas SEM deficiência entrarem ou saírem. Logo que fazem isso, a porta é fechada novamente, e só então a pessoa com deficiência poderá embarcar ou desembarcar. Certamente, esta é uma medida de segurança.
Dentro do veículo, há um local para ficarmos com a cadeira de rodas, assim como um aviso alertando para que as pessoas liberem o espaço em caso de entrada de pessoa com deficiência. No meu caso, bastou pedir licença, e todas as pessoas liberaram o espaço, sem dramas e sem dificuldade alguma.
No meu modo de ver, a grande vantagem desse sistema é a simplicidade. Ele pode ser operado pelo motorista sem que precise sair do lugar, é seguro e provavelmente dá muito menos defeito que uma plataforma elevatória.
Espero que o fato de sabermos que esse tipo de transporte existe possa nos trazer esperança em dias melhores no Brasil, em que frequentemente ficamos sabendo de acidentes devido à falta de segurança dos equipamentos…
Fazendo acontecer
Minha intenção, com este post, não é motivar o leitor a se mudar do país, mas nos ajudar a compreender a necessidade de lutar por um transporte melhor aqui mesmo.
Como? No mínimo, não votando em quem hoje não faz nada para melhorar a situação, que é crítica no Brasil.
Com raras exceções, não temos 100% da frota acessível nem mesmo nas grandes cidades. Quando há acessibilidade nos ônibus, na maioria dos casos está instalada plataforma elevatória. Você acha esse tipo de equipamento seguro? Eu, não.
É preciso lembrar que grande parte dos trocadores e motoristas não tem treinamento suficiente para operá-los, e acidentes acabam acontecendo. Além disso, esse tipo de equipamento apresenta defeito com frequência, ficando inoperante.
Ora, se uma pessoa sem deficiência não pode ficar sem transporte público, ou não pode conviver com atrasos na escola ou no trabalho, por qual razão uma pessoa com deficiência poderia ficar “plantada” no ponto, até que chegue um ônibus com elevador funcionando?
Que possamos nos lembrar disso na hora de votar, não é mesmo?
[Post atualizado em junho de 2024]
Para saber mais
Acessibilidade no transporte em Londres | Site oficial do governo
Acessibilidade em Londres | Site Mapa de Londres
Cadeira Voadora em Londres | Muitas dicas!