Dia Internacional da Mulher: A força que nos conecta

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, a proposta da coluna Café com Fatine é homenagear mulheres anônimas, mas essenciais para nossas vidas: as amigas. É por isso também que, durante toda a semana, os stories do Cadeira Voadora no Instagram terão as fotos delas!

 

 

Amanhã, dia 8 de março, é o Dia Internacional da Mulher, data em que celebramos e relembramos nomes importantes na luta pela igualdade de direitos. Porém, este ano, quando me propus a falar sobre esse assunto, me veio à mente a lembrança de pessoas anônimas para o mundo, mas que ouso dizer serem essenciais para a vida de cada mulher que possivelmente esteja lendo este texto: as amigas.

Sempre ouvi dizer que mulheres são competitivas e por isso não conseguem experimentar uma amizade genuína. Lamento muito pela pessoa que pensa deste modo, porque não há nada mais delicioso do que se encontrar com suas amigas.

 

Inspiração e aprendizado

 

Pessoalmente posso dizer que me cerco de mulheres maravilhosas que me ensinam muitas coisas com suas diferentes maneiras de enxergar a vida. É lindo quando nos encontramos e ouvimos os relatos de como cada uma encontra forças para enfrentar os desafios do dia a dia que um casamento ou a maternidade proporcionam, por exemplo.

 

Todas as fotos pertencem ao acervo da autora do texto e registram mulheres especiais em sua história

 

Ah, e como é inspirador ver suas transformações ao se tornarem mães. Presenciar o amadurecimento durante a gestação, ver o cuidado com o bebê e a delicadeza do educar são momentos preciosos que muitas vezes podemos acompanhar.

Há também a felicidade de comemorar as conquistas no trabalho ou na faculdade, de sonhos que antes eram distantes e faziam parte da juventude. Aliás, a beleza de se ter amigas de longa data é ver essa evolução de meninas para mulheres.

 

Somos muitas, somos uma

 

Falar do Dia da Mulher é isso. Falar de figuras femininas importantes para nossa história. Lembrar daquelas que estão sempre ali para nos mostrar quem somos quando estamos perdidas em nossos medos, que nos alertam quando estamos prestes a errar e, principalmente, que estão ao nosso lado quando sofremos o peso dos erros.

Por isso, amigas podem ser tantas. Podem ser mães, tias, sobrinhas, avós ou até mesmo alguém que não conhecemos, mas que nos ajuda quando precisamos. Porque mulher é isso. Somos muitas e ao mesmo tempo somos uma só. Ser mulher é ser uma força transformadora e capaz de movimentar o mundo.

Desejo a você, querida amiga, feliz Dia da Mulher.

 

 

Essas são as mulheres especiais em minha história… Cada uma tem sua importância em determinados momentos da minha vida.

 

Para saber mais

 

Outros textos de Fatine no Cadeira Voadora

Site de Fatine Oliveira | Disbuga

Instagram de Fatine

 

About Fatine Oliveira

Fatine Oliveira é publicitária e autora do blog/canal Disbuga, onde apresenta de forma reflexiva (e algumas vezes sarcástica) diversos temas sobre a vida da pessoa com deficiência. É também mestre em Comunicação Social (UFMG) com um estudo sobre fotografias de mulheres com deficiência no Instagram. Tem 30 e alguns anos (mas não precisa espalhar!), adora café, seriados, quadrinhos e uma boa conversa no boteco. 😀 Contato: disbuga@gmail.com

2 Comments

  1. Amei! Amigas são essenciais em nossas vidas!
    Parabéns a vocês e a todas as mulheres inspiradoras! <3

Comments are closed