Campo dos Sonhos e Parque da Mônica para crianças com deficiência

Continuando a série de posts especiais no Mês da Criança, hoje recebo a querida Mariana Rosa, que é mãe da Alice. Ela vai falar sobre os passeios que fez com a filha no Parque da Mônica e no Campo dos Sonhos, que certamente são duas excelentes opções de lazer para crianças com deficiência.

Vamos lá?

Nota: Todas as fotos pertencem ao acervo de Mariana Rosa.

 

Lazer para crianças com deficiência: Alice está em um carrinho de bebê ao lado de um painel com personagem da Turma da Mônica

O Parque da Mônica é uma excelente opção pra crianças com deficiência

 

Alice no País das Aventuras

Por Mariana Rosa

 

Olá! Eu me chamo Mariana Rosa e estou aqui, hoje, a convite da minha amiga Laura Martins para dar sugestões de passeios com acessibilidade para crianças. Vejam só que responsabilidade a Laura me deu, porque muito do que sei sobre viagens e passeios acessíveis, aprendi com ela!

Mas cá estou, para contar uma ou duas experiências que tive na companhia de minha Alice, que é cadeirante.

 

Alice se diverte posando para foto com a Mônica!

Adaptando os espaços que não são acessíveis

 

Primeiramente, penso ser importante destacar que não conheço tantas opções de passeios para crianças ou brinquedos acessíveis em locais públicos no Brasil.

Isso significa que, quando saímos de casa para ganhar as cidades, as ruas, os parques, é comum levarmos uns apetrechos para tentar adaptar daqui e dali.

Minha filha adora balanços, por exemplo, mas é raro encontrar alguma opção que permita que ela possa encostar todo o tronco, incluindo a cabeça, com segurança e autonomia.

Então, levamos uma almofada comprida, parecendo um minhocão, para tentar ajeitar minimamente uma condição de brincar. Não é o ideal, por vezes é constrangedor, mas é o que tem sido possível.

A falta de acessibilidade dos espaços impõe muitos limites às crianças com deficiência, que acabam tendo que se divertir onde dá, e não onde querem, ou onde escolhem. Prejuízo, aliás, para todas as crianças, que ficam impossibilitadas de brincar juntas umas com as outras.

 

Mariana e Alice são ajudadas por um rapaz para utilizarem a montanha-russa

Parque da Mônica tem até montanha-russa!

 

Quando, enfim, encontramos espaços adequados, é uma festa! Foi o que aconteceu quando conhecemos o Parque da  Mônica, em São Paulo.

Alice pôde escolher, entre tantos brinquedos, aqueles em que queria brincar. Pôde experimentar diversas opções, com conforto e segurança, e, em todas, havia uma equipe treinada para prestar apoio, se fosse preciso.

Imagina só que ela foi até em uma espécie de montanha-russa (mais branda, e sem virar de cabeça para baixo, claro) sentada ao meu lado, sentindo o vento no rosto e a sensação maravilhosa de poder ser como qualquer criança por ali.

O Parque também cuida de incluir personagens com deficiência, seja em desenhos nas paredes, seja circulando pelos espaços, o que faz a gente se sentir percebida e acolhida.

 

 

Balanço acessível no Campo dos Sonhos

Campo dos Sonhos tem brinquedos acessíveis

 

Outro passeio rico em possibilidades, em razão da acessibilidade, é a cidade de Socorro (SP).

O Hotel Fazenda Campo dos Sonhos é um espaço aberto, de natureza farta e bem cuidada, onde é possível andar tanto de charrete quanto de tirolesa, por exemplo.

Há também brinquedos acessíveis, os espaços são amplos, há muitos passarinhos e outros animais, e é possível contar com profissionais para orientação nas diversas situações.

O único ponto que carece de uma atenção, na minha opinião, é a nomenclatura que usam para se referir às pessoas com deficiência.

“Necessidades especiais” e “mudos” são exemplos da linguagem desatualizada, que se sobressai justamente porque contrasta com a oferta de espaço e serviços tão bem cuidados em relação à acessibilidade. Mas isso não tira o valor da iniciativa, muito menos do passeio.

 

Quando a pandemia passar…

 

Quando a pandemia passar, ficam, então, essas sugestões. Ou, mais que isso, o convite para que possamos ocupar espaço, lugar, mundo, de modo a impulsionar a acessibilidade que deveria existir em todos as circunstâncias.

Mariana Rosa é jornalista, escritora e ativista dos direitos das pessoas com deficiência. Ela, que também tem uma deficiência (baixa visão), é mãe da Alice, uma garota cativante, sensível e inteligente, que tem sequelas de paralisia cerebral.

 

Para saber mais:

 

O Parque da Mônica fica em São Paulo, mais precisamente no Shopping SP Market. É um parque de diversão temático com os personagens criados por Maurício de Sousa. Para saber tudo a respeito, clique aqui!

E, para conhecer todas as possibilidades oferecidas pelo Hotel Fazenda Campo dos Sonhos, que fica na cidade de Socorro, em SP, clique aqui!

Por fim, para acessar os demais posts com opções de lazer para crianças, clique aqui. Espero que aprecie e que faça felizes passeios com seus pequenos!

Alice na charrete do Campo dos Sonhos

Trator adaptado para passeios

Placa no Campo dos Sonhos com vocabulário inadequado

 

 

About Laura Martins

Laura Martins criou o blog Cadeira Voadora em 2011 para compartilhar suas experiências de viagem em cadeira de rodas. Para ela, viajar desenvolve inúmeras habilidades, nos faz menos intolerantes por conviver com as diferenças e ajuda a construir inclusão, porque as cidades vão ficando mais preparadas à medida que as pessoas vão se fazendo visíveis. Entre em contato pelo e-mail contato@lauramartins.net.

Comments are closed.