Viajar em cadeira de rodas | Como encontrar sanitário acessível

Tem coisa pior do que precisar de sanitário acessível e não ter um à disposição? Isso, para cadeirantes, ainda é algo comum, infelizmente. Mas nós não vamos deixar de sair de casa por conta disso, não é mesmo? Então, resolvi fazer um post com dicas para você PLANEJAR seu passeio ou sua viagem, sabendo onde poderá fazer o nº 1 ou o nº 2, caso tenha necessidade! Vambora comigo!!

 

Banheiro da sede da Rede Minas, em Belo Horizonte

 

Como encontrar sanitário acessível

 

Na vinícola Santa Rita, no Chile, o sanitário “acessível” tinha estas estranhas barras de apoio [Foto: Laura Martins]

Não sei se é seu caso, mas eu consigo usar alguns sanitários que não são acessíveis, desde que minha cadeira de rodas passe pela porta. Como ela só tem 58cm de largura total, consigo entrar em muitos deles.

Mas isso só em emergências, porque, afinal, não basta entrar.

É desejável que eu consiga fechar a porta com a cadeira lá dentro… Que seja possível me aproximar do vaso sanitário lateralmente e usá-lo sem cair… Além disso, também preciso lavar as mãos! Então, o espaço debaixo do lavatório precisa estar livre.

Se você não for cadeirante, certamente vai dizer, ao ler o parágrafo acima: “É óbvio”.

Mas talvez você esteja enganado/a, pois, ao que parece, não é tão óbvio assim, a julgar por grande parte dos banheiros ditos acessíveis.

 

Acessível, só que não

 

Para começar, em vários deles, não há espaço suficiente para o cadeirante entrar com a cadeira de rodas. Em outros, conseguimos entrar, mas não há espaço para girar a cadeira. Por isso, precisamos sair de ré…

Além disso, infelizmente ainda são comuns os vasos sanitários com abertura frontal, e a maioria dos cadeirantes não consegue se equilibrar neles! Pra piorar, muitos não têm barras de segurança.

Sim, ainda pode ser pior. Há sanitários nos quais não alcançamos o lavatório, porque são muito altos. Em outros, há algum obstáculo debaixo dele. Consequentemente, não conseguimos lavar as mãos.

Bem, vou parar por aqui, afinal o assunto do post é outro, né?

 

Então, como fazer?

 

Este é o excelente sanitário acessível próximo ao restaurante do Hotel Green Place, em SP

Em primeiro lugar, sugiro que você nunca saia de casa sem saber se, no local aonde vai, tem sanitário em que você consiga entrar.

Nem digo “acessível”, porque estes ainda são raros, principalmente em cidades pequenas que não são turísticas. E também porque talvez você consiga entrar em um que não seja totalmente acessível.

Se você vai a um local específico, é simples. Basta ligar para lá e perguntar.

#DicaCadeiraVoadora:
Não pergunte se o banheiro é acessível, porque a imensa maioria das pessoas não sabe o que é isso. Faça questões diretas, para se informar se tem o que é imprescindível para você. Por exemplo, pergunte a largura da porta e em qual andar o sanitário está localizado.

 

E se você não está indo a um local específico?

 

Este barril é a pia do banheiro em um restaurante de Tiradentes, MG. Como podem ver, não é acessível de fato, mas a porta é larga, e há barras de segurança. Para os padrões da cidade, já é um sucesso… [Foto: Laura Martins]

Este é o caso de quem viaja e sai para visitar a cidade… Ou de quem simplesmente sai para passear…

No meu caso, antes de sair de casa, costumo fazer uma pesquisa no Google Maps para encontrar possíveis banheiros adaptados disponíveis.

Em cidades maiores, é fácil, porque mapeio onde estão os shoppings, por exemplo. Neles, de modo geral, há bons banheiros.

Já em cidades menores, fica mais complicado. Então, se não tiver shopping, localizo hotéis e restaurantes maiores, ou seja, lugares em que o movimento é maior e há mais possibilidade de ter um banheiro adaptado. A seguir, telefono para o local, para verificar.

Quando não tenho tempo de fazer isso antes de viajar, assim que for possível pego o celular e jogo no Google algo como “restaurantes acessíveis na cidade X” ou “restaurantes adaptados na cidade X” e ligo para o local antes de ir.

 

Outras possibilidades

 

Também é possível pesquisar no app Guiaderodas ou nos bons sites e redes sociais de cadeirantes que gostam de viajar!

Mas deixo um alerta: nem todos os cadeirantes compartilham informações em que se possa confiar. Afinal, uma parte deles considera “acessível” simplesmente o local em que consegue entrar.

Sendo assim, cuidado com esse gênero de informação. Se estiver em dúvida, entre em contato com a pessoa!

 

#DicaCadeiraVoadora

De modo geral, não vou a bares e restaurantes que não tenham banheiro adaptado, afinal bebidas e comidas podem soltar tudo, e não só a urina… Também não vou a comemorações sem perguntar sobre o sanitário.

 

Faça um mapinha!

 

Você sabia que pode criar um mapa usando com o My Maps, uma ferramenta do Google?

Caso disponha de tempo, vale a pena reunir as informações sobre os sanitários acessíveis que pesquisou, especialmente se seu destino for uma cidade fora do Brasil. E, se você não fala a língua do país, terá mais um motivo para ir munido do máximo de informações.

Nos posts que produzo, é comum que eu insira informações sobre sanitários. Se você também tem blog ou redes sociais, que tal fazer o mesmo, com informações bem objetivas? Conte se tem barras, se tem vaso sem abertura frontal, disponibilize fotos!

Abaixo, deixo links para tudo que mencionei! E, se tiver alguma outra sugestão, registre nos comentários!

Bjo,

Laura

 

Antes de viajar, faça um mapinha com possíveis banheiros acessíveis

 

Para saber mais:

 

Como criar um mapa personalizado no Google Maps

Guiaderodas

Exemplo de post em que indico locais com banheiro adaptado

 

 

About Laura Martins

Laura Martins criou o blog Cadeira Voadora em 2011 para compartilhar suas experiências de viagem em cadeira de rodas. Para ela, viajar desenvolve inúmeras habilidades, nos faz menos intolerantes por conviver com as diferenças e ajuda a construir inclusão, porque as cidades vão ficando mais preparadas à medida que as pessoas vão se fazendo visíveis. Entre em contato pelo e-mail contato@lauramartins.net.

Comments are closed.