Dia dos Namorados com acessibilidade!

Laura está com o namorado no restaurante Anella

Eu e Roberto comemorando, simplesmente, o fato de estarmos juntos

Pessoa com deficiência quer um lugar acessível para comemorar o Dia dos Namorados, não é mesmo? Afinal, estragar o encontro com perrengues não é algo que se deseje nem pro inimigo! Para te ajudar, aqui vão umas dicas em algumas cidades… 😉

 

Aonde ir com o/a parceiro/a cadeirante?

 

A dica da vez é onde comemorar o Dia dos Namorados sendo cadeirante!

Para começar, com certeza não é necessário comemorar a data exatamente no dia 12 de junho, a não ser que ambos façam questão. Afinal, todos os lugares estarão muito cheios, como se a comemoração do relacionamento se limitasse a essa data.

Mas, felizmente, isso não é verdade, não é mesmo?

Seja como for, sempre é bom ter uma listinha de lugares interessantes, para qualquer época em que desejem ter um encontro fora de casa.

Sendo assim, aqui vão algumas sugestões, em várias cidades, para atender a todos os bolsos. E não se esqueça de checar informações antes de sair de casa, porque, como disse Lulu Santos, tudo muda o tempo todo…rs

 

Dicas por cidade

 

♥ Belo Horizonte

 

Será que alguém consegue passar ileso ao belo pôr do sol no Mirante do Mangabeiras?

Mirante do Mangabeiras

 

Que tal admirar a cidade do alto e até mesmo aguardar o pôr do sol?

Se não for muito difícil descer da cadeira de rodas, sugiro também um piquenique no gramado, com direito a vinho em taças de acrílico, para não correr risco de acidentes… rs

Mas é claro que não vale esquecer de levar agasalho, porque pode fazer muito frio por aquelas bandas.

Acessibilidade: Tem estacionamento interno, com vaga reservada, e banheiro adaptado. Ao se aproximar do portão de entrada, pare quando vir os seguranças e avise que é cadeirante, para liberarem a entrada.

Orientações, horário e muito mais: site da Prefeitura de BH

Post a respeito no Cadeira Voadora: aqui

 

Restaurante Anella

Gastronomia e bom gosto no Anella

Restaurante Anella

 

Sem dúvida, o restaurante é muito bonito, espaçoso, com atendimento acima da média. Os garçons, além de gentis, sabem dar informações precisas acerca dos pratos e bebidas. A comida é impecável, assim como os drinques.

Acessibilidade: Entrada plana, bom espaço de circulação, acesso ao jardim com rampa, banheiro espaçoso e adaptado.

Saiba mais aqui.

 

♥ Rio de Janeiro

 

Eu e Tina Descolada no Jardim Botânico do Rio, em foto de Marta Alencar

Jardim Botânico

 

Que tal passear no Jardim Botânico e namorar num dos banquinhos, entre as belas palmeiras? Sem dúvida, as paisagens de lá são um encanto!

Acessibilidade: As vias são bem pavimentadas e relativamente planas. Há banheiro adaptado. Confira mais informações aqui. Para saber sobre estacionamento, clique aqui.

 

♥ São Paulo

 

Um dos cantinhos gostosos do Parque Ibirapuera

Parque Ibirapuera

 

Minha sugestão, em Sampa, é passear no Parque Ibirapuera e , quem sabe, parar um pouco para namorar à beira do lago. Mais uma vez, temos belas paisagens e banheiro adaptado, ou seja, sem risco de incidentes… E também é possível optar por fazer um piquenique. Eu adoro!

Clique aqui para saber sobre acessibilidade no local e aqui para ter acesso ao site do parque.

 

♥ Sul do Brasil

 

Sim, mesmo quando não está frio, pode ficar! rs

♦Gramado

 

Desta vez, sugiro noites quentinhas no Villa Bella Hotel Conceito, hotel/spa com vista lindíssima para o Vale do Quilombo. Afinal, junho é mês frio, com tendência a ficar gelado nesta cidade. Mas não se aflija, pois todos os lugares por onde passei tinham aquecedor.

Para complementar, vale tomar uma cerveja artesanal ou importada, ou ainda um café fumegante, numa das charmosas cafetarias da cidade. E, se desejar, um romântico jantar com direito a brinde!

Para informações sobre acessibilidade em Gramado, clique aqui , aqui ou aqui ! Para conhecer melhor a região, este site é completo.

 

O que não falta em Curitiba são as belas paisagens

♦Curitiba

 

Pode ser difícil escolher entre um passeio no Jardim Botânico de Curitiba, um chá fumegante numa das casas de chá ou também um piquenique no Parque Tanguá…

Mas sabe o que pode ser ainda melhor? Sem dúvida, um passeio de trem pela Serra do Mar!

Para saber mais, clique aqui!

 

♥ Fora do Brasil

 

Esta é a Praça do Comércio, em Lisboa, em seu espaço central. Nos arredores, há restaurantes com mesinhas externas. (Foto de João Martins)

♦Lisboa

 

Lisboa é uma cidade linda! No entanto, eu tinha de escolher um lugar para indicar e optei pela Praça do Comércio.

Sugiro que escolha uma mesa externa em um dos restaurantes do local. Se estiver frio, que tal pedir uma manta? Assim, aquecidos, fiquem abraçadinhos admirando o movimento, a beleza do Rio Tejo… e, se for noite, as luzes da cidade. Tomem um vinho ou uma cerveja, claro!

Para mais informações sobre acessibilidade em Lisboa, clique aqui.

A Praça do Comércio é plana, e, quando estive lá, havia banheiro adaptado no Museu da Cerveja (que é um restaurante).

 

Deixe uma dica!

 

Hoje fico por aqui, esperando que tenha curtido as dicas.

Mas e você? Qual lugar indicaria para nós? Compartilhe aí nos comentários !

No mais, tenha um significativo Dia dos Namorados, no dia 12 de junho ou não.

E, se vocês optarem por comemorar em casa, não há problema algum… Afinal, qualquer lugar pode ser ótimo quando em boa companhia, concorda?

 

Nota: publicação de 2017 atualizada em 2022.

 

About Laura Martins

Laura Martins criou o blog Cadeira Voadora em 2011 para compartilhar suas experiências de viagem em cadeira de rodas. Para ela, viajar desenvolve inúmeras habilidades, nos faz menos intolerantes por conviver com as diferenças e ajuda a construir inclusão, porque as cidades vão ficando mais preparadas à medida que as pessoas vão se fazendo visíveis. Entre em contato pelo e-mail contato@lauramartins.net.

One Comment

  1. Pingback: Dia dos Namorados: celebrando as coisas simples do cotidiano

Comments are closed