Cair na folia sem cair da cadeira: 7 dicas para curtir o carnaval!

 

Não é porque vc usa cadeira de rodas que não vai brincar carnaval, não é mesmo? A não ser que não queira… Mas não se esqueça de alguns cuidadinhos básicos para não se afogar em mágoas no dia seguinte.  

Aqui vão algumas dicas!

 

Tina Descolada no bloco Pena de Pavão de Krishna, em Belo Horizonte. (Foto: Marta Alencar)

Tina Descolada no bloco Pena de Pavão de Krishna, em Belo Horizonte. (Foto: Marta Alencar)

 

Cada vez mais nos encontramos nas ruas com pessoas com deficiência pulando carnaval. Uma leitora do blog me contou que, em 2016, viu nada menos que 7 cadeirantes na folia da Av. Brasil, em Belo Horizonte.

Isso é muito bom, porque significa que estamos ocupando os espaços. E carnaval é mesmo a festa em que as diferenças se encontram.

Para facilitar nossa vida de cadeirantes (não posso falar do universo de outras deficiências, porque não conheço o suficiente), divido com vcs algumas dicas pra gente evitar confusões…

Este post foi enriquecido com fotos que leitoras e leitores gentilmente me enviaram e autorizaram a publicação. Fico muito grata pelo carinho!

 

Diara Gouveia é de João Pessoa e em 2016 saiu no bloco Cafuço. A proposta é que a fantasia fosse brega...

Diara Gouveia é de João Pessoa e em 2016 saiu no bloco Cafuço. A proposta é que a fantasia fosse brega…

 

#DicasDaCadeira

 

1) Não é porque vc está sentado que não vai cair, se beber acima das medidas… O problema nem é pagar mico, é se machucar e ficar ainda mais deficiente…

2) Lembre-se: todo mundo estará meio louco, ou por causa do entusiasmo, ou por causa da bebida. Se vc estiver usando cadeira de rodas, estará abaixo da linha do olhar da maioria. Então, fique atento para não ser atropelado por um folião distraído!

3) Provavelmente será difícil encontrar banheiro acessível na rota que seu bloco escolheu. Planeje isso com antecedência. Até porque, vc não pode deixar de se hidratar.

 

O casal Elaine e Atayde curtindo o carnaval de Belo Horizonte

O casal Elaine e Atayde curtindo o carnaval de Belo Horizonte

 

4) Sim, beba água! Considerando a dificuldade de encontrar banheiro, se não for possível se hidratar durante o desfile, faça isso no dia anterior. E se hidrate o dobro após as festas. Com este calor, o risco de desidratação é muito grande. Saiba que a almofada da sua cadeira pode ficar muito aquecida, o que fará com que vc se desidrate ainda mais rápido.

 

Este da direita é o João, um cadeirantinho arteiro de Belo Horizonte, aproveitando o carnaval da cidade

Este da direita é o João, um cadeirantinho arteiro de Belo Horizonte, aproveitando o carnaval da cidade

 

5) Eu não quero o seu mal, é claro. Mas considere a forte possibilidade de ter dores musculares após o desfile. Reserve um tempo para descansar, receber uma massagem dos seus queridos e até tomar um relaxante muscular, se for preciso.

6) Caia na folia sem medo de ser feliz ou fique em casa curtindo o descanso (ou o Netflix). Seja o que for que escolher, cuide para que seja bom!

 

Bruna Borges curtindo a folia em Belo Horizonte

Bruna Borges curtindo a folia em Belo Horizonte

7) Ah, eu não poderia me esquecer, e este lembrete serve para quem tem deficiência ou não: use filtro solar e não transe sem camisinha! 😉

 

Para saber mais:

 

Programação do carnaval em Belo Horizonte

 

 

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *