Pessoa com deficiência nas eleições: vote em uma seção de fácil acesso

Você sabia que eleitores com deficiência ou com mobilidade reduzida têm o direito de votar numa seção de fácil acesso? Neste post, te explico tudo a respeito!

Até as eleições, farei uma série de postagens sobre nossos direitos eleitorais. Para ficar por dentro, acompanhe a hashtag #CadeiraVoadoraNasEleições nas redes sociais.

 

Em 2016, o Setor de Comunicação do TRE Minas documentou meu processo de votação em uma seção de fácil acesso.

 

Seção de fácil acesso

 

Se você ainda não vota em uma seção de fácil acesso, é importante saber que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida podem pedir transferência para uma delas.

Como estamos em ano de eleição, seria preciso procurar um cartório ou posto de atendimento até o dia 06 de maio para fazer a solicitação. Ou seja, o prazo para transferência de seção já se esgotou e vai reabrir apenas no dia 9 de dezembro.
No entanto, quem não fez a mudança para uma seção com acessibilidade antes do fechamento do cadastro pode solicitar a transferência temporária de seção eleitoral. Mas atenção: ela será válida apenas para estas eleições.

Transferência temporária

Nas eleições municipais, é possível pedir a transferência temporária de seção eleitoral, dentro do mesmo município, no período de 25 de agosto a 1º de outubro.
Na entrevista que dei para o Jornal Hoje, esta semana, houve um equívoco, e disseram que eu já tinha feito a transferência temporária. Na verdade, fiz a transferência permanente há anos, por isso já votei algumas vezes em minha nova seção, sem nenhum aborrecimento.

Curiosidade

Em 2017, o TRE Minas me convidou a acompanhar a Semana de Inclusão, que o órgão promoveu para realizar o cadastramento biométrico das pessoas com deficiência, assim como transferi-las para uma seção de fácil acesso. Aproveitei a ocasião para entrevistar Agueda Nery, presidente da Comissão de Acessibilidade. Veja a entrevista aqui (são apenas 4min).

Na escola onde votei, mais um cadeirante se dirige à sua seção eleitoral.

Facilitando sua vida

Votar é nosso direito, muito mais que dever, e eu não abro mão dele de forma alguma. Espero que você também não!

Por isso, passe sempre por aqui e certamente vai encontrar mais informações a respeito. Desde já, você pode saber mais no post que a advogada Meire Elem Galvão escreveu sobre direitos das pessoas com deficiência nas eleições, neste link.

Para finalizar, se quiser ter acesso ao Guia do Eleitor do TRE Minas, é só clicar aqui e, sobre a transferência temporária, clique neste link.
Até a próxima!

Em 2016, o TRE Minas documentou meu processo de votação. Nesta foto, estou me encaminhando para a sala onde se localiza minha seção eleitoral.

About Laura Martins

Laura Martins criou o blog Cadeira Voadora em 2011 para compartilhar suas experiências de viagem em cadeira de rodas. Para ela, viajar desenvolve inúmeras habilidades, nos faz menos intolerantes por conviver com as diferenças e ajuda a construir inclusão, porque as cidades vão ficando mais preparadas à medida que as pessoas vão se fazendo visíveis. Entre em contato pelo e-mail contato@lauramartins.net.

Comments are closed.