Programa Volvo For All – Isenção de IPI para pessoas com deficiência

 

Esta semana estive presente no lançamento do programa Volvo For All em Belo Horizonte. Vou contar para vocês quais são os benefícios que a Volvo passou a oferecer para o segmento das pessoas com deficiência.

Estou entre Kátia Ferraz e Fábio Quintão, no evento de lançamento do programa para PCD da Volvo, em Belo Horizonte

 

Fiquei animada ao receber o convite da Volvo Cars para a apresentação do Volvo For All, o programa da primeira fabricante autorizada a vender carros importados no Brasil com isenção de IPI para pessoas com deficiência.

Não sei se você sabia que a lei de isenção não abrangia as importações. Agora, por iniciativa da fabricante de automóveis sueca, que percorreu um longo caminho para conseguir a isenção, os brasileiros já podem adquirir toda a sua linha de veículos com o desconto do IPI.

O Cadeira Voadora não poderia deixar de estar presente, porque tecnologia e bem-estar estão longe de ser luxo. Para as pessoas com deficiência, isso representa Vida.

 

Programa Volvo For All

 

A Volvo Cars reuniu, no dia 13/9, na concessionária Valborg, em Belo Horizonte, pessoas com deficiência, representantes de autoescolas, despachantes, empresas adaptadoras e entidades do setor para apresentar o programa Volvo For All.

Além de mim, estavam presentes Kátia Ferraz, presidente da Rede Mineira de Tecnologia Assistiva; Alessandro Fernandes, do Blog do Cadeirante; Jackson Santos, despachante especializado em isenções; Luiz Paulo Lamy, proprietário da Pinguim adaptadora de automóveis; Fábio Quintão, proprietário da Kivi Brasil, entre muitos outros.

Quem apresentou o programa foi João Oliveira, diretor comercial da Volvo Cars, para o qual

 

“Esse encontro foi importante para apresentar ao mercado o pioneirismo de nossa iniciativa e a política consistente que desenvolvemos para o setor. O enquadramento da Volvo na legislação garantiu isonomia entre as marcas e, agora, as pessoas com deficiência têm acesso a produtos inovadores e com a mais alta tecnologia”

 

Valores suecos

 

Manifesto Volvo For All

Na competente apresentação do diretor comercial, ficamos sabendo que a Volvo é uma empresa sueca, e seus automóveis refletem os valores dessa sociedade: a busca da igualdade, o respeito pelas diferenças, a atenção com o meio ambiente. As pessoas estão sempre em primeiro lugar, e com isso sua segurança e seu bem-estar.

Esses valores estão registrados nos seus automóveis: eles têm equipamentos e serviços de segurança sofisticados, o motor polui menos, os assentos são ergonômicos, os controles são eletrônicos.

O design é escandinavo, o que quer dizer simplicidade (design simples, prezando a praticidade e visando não distrair o condutor), beleza, funcionalidade, elegância.

O volume de vendas para o segmento das pessoas com deficiência ainda é pequeno: 3% das vendas. Por que, então, a Volvo resolveu se importar com um público frequentemente relegado pelas empresas?

Porque é uma empresa inteligente.

Ela entende que o programa é uma forma de comunicar os valores da Volvo, o que ela pensa e com o que a marca se preocupa.

Ficou claro para todos nós que não se trata de fazer caridade, mas de proporcionar direitos.

Todos saem ganhando: ela e nós.

 

 

Benefícios para as pessoas com deficiência

 

Ninguém duvida de que os automóveis Volvo são o sonho de consumo de muita gente.  Mas será que eles têm algum diferencial para a pessoa com deficiência?

Já sabemos que Volvo é sinônimo de qualidade, segurança, respeito pelo meio ambiente e pelas pessoas, elegância, luxo, tecnologia de ponta. E que qualquer pessoa, com deficiência ou não, quer ter acesso a tudo isso.

Mas isso ainda não estava me satisfazendo. Eu queria mesmo era mostrar aqui como uma pessoa com deficiência motora pode ser mais feliz com um carro da fabricante sueca. Foi por isso que fiz um test-drive e uma minientrevista com o João Oliveira, diretor comercial da Volvo Cars.

Primeiro, vamos ver a entrevista.

 

 

 

Minha avaliação

 

Após ter feito o test-drive em um XC60 D5 adaptado, agora eu também posso opinar… hehehe

  • As regulagens dos bancos (altura do assento, inclinação do encosto e distância dos pedais) são todas eletrônicas. É só apertar os controles, e não é necessário fazer força para isso. Ou seja: perfeito para quem tem limitações em membros inferiores.
  • Para acionar o freio de estacionamento (freio de mão), basta pressionar uma tecla. Eu sei que você quer isso; eu também quero!
  • Câmbio automático
  • É muito fácil regular os retrovisores: os controles eletrônicos estão ao seu lado esquerdo, no apoio de braço da porta.
  • É possível dar a partida e trancar ou destrancar o carro remotamente, pelo celular.
  • Os assentos são muito confortáveis. E vamos combinar: após um tempo prolongado de direção, um banco confortável é uma filial do Paraíso.
  • Para colocar uma cadeira monobloco no porta-malas, basta dobrar o encosto sobre o assento. Não é necessário tirar as rodas.

 

Além disso:

  • As equipes estão preparadas para atender os interessados de forma personalizada.
  • Você leva para casa um pacote de serviços de segurança, proteção e conveniência (o Volvo On Call). O sistema oferece assistência 24 horas, auxílio de emergência e localização, em caso de roubo ou furto, que se mostra ainda mais importante para pessoas com deficiência.
  • Por exemplo, em caso de acidente com abertura do air-bag, a central recebe um alerta e emite uma chamada telefônica para o condutor. Se ele não atender em 10 segundos, é acionado socorro.

 

Nota: o veículo estava equipado com adaptação de freio e acelerador fornecida pela Kivi Brasil. Ela é leve, fácil de operar e não interfere no design do automóvel. Não é preciso cortar nada no carro para instalá-la.

 

Na imagem projetada durante o evento, vemos as características do programa.

Este foi o carro no qual fiz o test-drive

Material de divulgação do programa: bloco de anotações e caneta

 

Para todos?

 

Pelo programa Volvo For All, o desconto do IPI para modelos com motor a gasolina é de 13% e, no caso dos veículos a diesel, chega a 25%.

É verdade que a gama de automóveis da fabricante ainda atingirá um público reduzido de pessoas com deficiência, até que se consiga também a isenção de ICMS.

De qualquer modo, a Volvo, inteligentemente, mostra que é possível encontrar soluções para tornar mais viável a aquisição de um automóvel importado. No caso, de um que tem qualidades necessárias para tornar a vida de uma pessoa com deficiência motora muito mais confortável e, por isso, prevenir problemas posturais, dores, agravamento do quadro.

Me senti flutuar ao conduzir o carro pelas avenidas do Bairro Buritis. Ele é simples de dirigir, roda macio (ou melhor: desliza), é leve para frear e acelerar. É fácil se apaixonar por ele!

 

Para saber mais

 

Volvo For All

 

 

 

Compartilhe

2 Comments

  1. JONAS ARANHA DAMASCENO

    um carro imponente como a marca VOLVO
    o valor deve ficar muito fora de um orçamento para o seguimento
    cujo o valor é desde que iniciou no valor de 70 mil
    quando esse valor poderia ser tualizado
    mas que é um carro espetacular
    sem dúvidas

    • Olá, Jonas, tudo bem?

      De fato, o valor ainda fica bastante alto, mesmo com a isenção de IPI. Muitas pessoas estão lutando para que o Confaz aumente o teto, do contrário vai ficar difícil para nós. Itens como câmbio automático não são luxo para pessoas com deficiência, e está cada vez mais difícil comprar um com essa característica dentro do valor de 70 mil.

      Abraço e obrigada pelo comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *