“Júlia e seus amigos”: educação especial pra quê?

 

Júlia e seus amigos , da autora Lia Crespo, é daqueles livros que deveriam constar na lista das famílias e das escolas da primeira etapa da educação fundamental. Ele é fundamental para que nós, pais de crianças com deficiência, possamos dar um passo além dos nossos preconceitos e ir em direção a uma sociedade plural e solidária.

Escola especial X escola regular

 

Esta é a simpática capa do livro Júlia e seus amigos.

Júlia é uma menina que, entre outras coisas, depois de um acidente, usa cadeira de rodas para se locomover.

Nas primeiras páginas do livro, lemos que ela estuda em uma escola especial. Lá tem amigos e uma rotina estabelecida. Por motivos de mudança da família, Júlia muda de escola; vai para uma escola regular. Ela tem desafios neste novo espaço; seus colegas de sala e sua professora, também.

Inicialmente, todos se sentem desconfortáveis na nova situação, e é nesse desconforto que nasce uma educação inclusiva e o reconhecimento de uma sociedade plural e solidária.

Com o passar do tempo, a menina faz amigos na nova escola. Eles, como é demonstrado na discussão sobre as habilidades, também são diferentes, e é nessa diferença que se encontram, conflitam, trocam e aprendem.

 

Que escola queremos para nossos filhos?

 

Temos discutido muito sobre a escola na qual queremos colocar nossos filhos com deficiência.

Avançamos bastante no direito à escola regular, mas ainda falta que nós, pais, sejamos capazes de incorporar a ideia de que nossos filhos não são especiais, não são anjos, etc., mas que precisam de cuidados especializados.

Isso não significa uma escola especial, separada, segregada… Isso significa uma escola para todos.

 

Texto da colaboradora Geni, que tem um filho com deficiência.

Ela escolheu esse pseudônimo por causa da personagem da canção de Chico Buarque, de que gosta muito.

 

Lia Crespo e seu querido Nando

Júlia e seus amigos

Autora: Lia Crespo

Editora: Nova Alexandria

 

Para saber mais:

O papel dos pais de crianças com deficiência: um palpite

Uma nova amiga | Livro da autoria de Lia Crespo

 

 

 

 

About Lia Crespo

Lia Crespo é jornalista e escritora. Desde 1980, e durante décadas, militou em defesa dos direitos das pessoas com deficiência. Cadeirante em virtude da poliomielite que teve na infância, Lia tem muita história para contar e experiência para compartilhar. Seus estudos deram origem a uma tese de mestrado ("Informação e deformação: A pessoa com deficiência na mídia impressa") e uma de doutorado ("Da invisibilidade à construção da própria cidadania"). Para falar com ela: lia.crespo@gmail.com

7 Comments

  1. Pingback: Uma cadeirante na madrugada de Paris - Cadeira Voadora

  2. Bom dia! vou trabalhar o livro hoje com as crianças da escola que trabalho, sou bibliotecária. É um excelente livro e seu blog também está me ajudando a preparar minha fala sobre o livro com a s crianças. Obrigada Laura e Lia Crespo.

  3. A turma da minha filha, no Notre Dame de Ipanema, está fazendo um projetando LINDO com o livro! Estou apaixonada!

  4. Que legal! Fiquei muito contente em ler essa resenha do meu livro “Júlia e seus amigos”! Obrigada!

Comments are closed