Pousada Carumbé Serra do Cipó | Acessibilidade para cadeirantes

Esta é a área dos quartos na Carumbé Serra do Cipó. (Foto: site da pousada)

Hoje você vai ficar conhecendo a Pousada Carumbé Serra do Cipó, localizada numa região privilegiada pela beleza e pelas inúmeras cachoeiras, relativamente próxima a Belo Horizonte (um pouco mais de 100km). Mas a melhor notícia é saber que a pousada está começando a investir na acessibilidade.

Se já é difícil encontrar hotéis de fato acessíveis para cadeirantes, em pousadas a dificuldade aumenta. Isso, porque costumam estar localizadas em regiões de difícil acesso, e, em se tratando de Minas Gerais, ainda temos a questão da topografia a ser levada em conta, pois por aqui não faltam montanhas.

Então, se você é do tipo que curte a atmosfera intimista das pousadas – e muitas delas são também bastante românticas –, vem comigo conhecer a Carumbé. Vou detalhar a acessibilidade, combinado?

Vista da pousada com área de estacionamento à esquerda, embaixo. (Foto: site da pousada)

Como chegar

É uma tremenda sorte termos uma região tão incrível como a Serra do Cipó, localizada a apenas 100 km de Belo Horizonte.

O acesso se dá pela Linha Verde, em direção a Confins, e depois é só entrar à direita para a cidade de Lagoa Santa.

Daí em diante, é necessário reduzir a velocidade, porque teremos de passar por dentro da cidade. Mas depois, é só pegar a estrada, que está bem conservada, e portanto permite uma velocidade maior. Pode ir dirigindo tranquilo, porque não haverá problemas.

Serra do Cipó

A Serra do Cipó tem 34 mil km2 de área de preservação, com fauna variada e muitas espécies de flores silvestres, grande variedade de rios, cachoeiras, cânions e cavernas com inscrições rupestres.

Se a topografia acidentada é desfavorável para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, não deixa de ser bem-vinda para a prática de canoagem, trilhas, tracking, rapel, rafting, tirolesa e muitos outros esportes. O clima é agradável durante todo o ano, com um friozinho delicioso à noite, durante o outono.

Felizmente o projeto Montanha para Todos doou uma Julietti para o Parque Nacional. Trata-se de uma cadeira que pode ser carregada pelos amigos a fim de que o cadeirante tenha como visitar áreas de difícil acesso na mata, tipo uma liteira moderna… Ela pode ser reservada na sede do Parque, e o uso é gratuito. No fim deste post, você encontrará o endereço do site.

Agora vamos falar da pousada e da acessibilidade?

Entrada da pousada (Foto: acervo pessoal)

Informação destacada no site

Sou do tipo que adora pousadas… Elas são menores que os hotéis, com menos quartos, e em geral o café da manhã traz itens da culinária regional, muitos deles artesanais.

Como são menores, têm um clima intimista, e todo mundo acaba se conhecendo. Também tem menos funcionários, que acabam sendo mais acessíveis e nos oferecendo atendimento mais individualizado. É realmente uma pena que grande parte delas não tenha acessibilidade…

No início deste ano, vi uma foto da Pousada Carumbé Serra do Cipó, indicando que o estabelecimento agora oferecia aos cadeirantes acesso a quase todas as áreas. Fiquei animada e logo acessei o site, que tem uma aba com a inscrição “Cadeirantes”. Já gostei, pois são poucos os sites de hotéis que trazem informação destacada a respeito, e quase precisamos convocar Sherlock Holmes para encontrá-las na página.

“Sala de estar” ao lado dos nossos quartos. (Foto: acervo pessoal)

Mesmo assim, as informações me pareceram insuficientes, e por isso decidi falar diretamente com o proprietário, ocasião em que ele me convidou para ir até o local e assim ver tudo de perto.

O que eu não sabia é que gostaria tanto do local…

Acessibilidade para cadeirantes

A pousada fica numa região muito tranquila, e assim que chegamos percebemos o canto dos pássaros e o rumor da cachoeira. Tudo verdinho, com jardins bem-cuidados e estacionamento para os hóspedes, com vaga reservada para cadeirantes próxima à entrada.

Logo na entrada, à direita, há um charmoso restaurante-bar em estilo taberna, com vidros em todas as paredes, de forma que a beleza da região adentre o recinto. O acesso é feito por escada, mas também tem entrada plana.

Aconchegante, bonito, romântico: assim é o restaurante. (Foto: acervo pessoal)

Um simpático cantinho para aqueles que querem se assentar mais isolados

Esta me parece ser a melhor mesa para cadeirantes no local, porque permite aproximação da cadeira de rodas

Esta foto foi tirada do segundo piso e oferece uma visão dos três níveis. (Foto: site da pousada)

Café da manhã

É nesse local que tomamos o delicioso café da manhã, incluído na diária. Para almoço e jantar, há um cardápio com opções variadas e uma boa carta de vinhos. São três ambientes e pisos, e o balcão de café da manhã fica no de cima, apenas um pouco elevado em relação ao primeiro, e ao qual se tem acesso por uma rampinha íngreme. Embora ela tenha fitas antiderrapantes, deixei sugestão para que seja instalado corrimão, a fim de aumentar a segurança.

Todo o balcão de café da manhã está em altura adequada para que usuários de rodinhas tenham autonomia, e o piso não tem desníveis, por isso não necessitei de ajuda para me servir.

Esta é a rampinha que dá acesso ao segundo piso do restaurante. (Foto: acervo pessoal)

Recepção e varanda

Ao lado da entrada plana do restaurante, a partir da aconchegante varanda, está a recepção. A rampa é íngreme, então, se for necessário, peça ajuda dos funcionários, que são gentis e cooperativos.

Eu me locomovi por toda a pousada usando um motor instalado na minha cadeira manual, o Smart Drive. Ele deu conta do recado para subir, mas, para descer, tive de contar com os braços, porque o equipamento não tem freio-motor. Mesmo assim, pedi auxílio nos locais mais íngremes, porque fiquei com medo de não dar conta sozinha.

Que varanda aconchegante!

Mais uma foto da varanda…

Rampa que une a varanda à recepção (Fotos: acervo pessoal)

Área externa

Há piscina com dois níveis de cascata, e, para ter acesso a ela, subimos pelo gramado, que tem uma passarela em excelentes condições. Também tem piscina térmica, totalmente coberta e cercada por vidros, além de hidromassagem, sala de ginástica, sauna e serviços especiais de ofurô e massagem. Estes dois últimos devem ser reservados e pagos à parte, e o local onde são realizados fica no alto do terreno, após as piscinas, sem acesso para cadeirantes.

Área da piscina (foto: acervo pessoal)

Suba um pouco mais e encontre os brinquedos para as crianças (foto: acervo pessoal)

A piscina térmica é cercada por vidros e tem poltronas nas laterais

Quarto e banheiro

O quarto de cadeirantes é o primeiro à esquerda da recepção, portanto não precisamos nos locomover por longas distâncias.

O acesso à área é por degraus, mas ao lado foi construída uma rampa, que acabou ficando íngreme por causa da inclinação do terreno. Consegui subir usando o motor e desci com ele desligado, “freando” a cadeira com as mãos. Mas a locomoção vai depender das condições de cada um.

Caso você não tenha força nos braços, é prudente pedir ajuda.

Passarela coberta com vidro entre a área de quartos e o restaurante

Rampinha para acesso à área dos quartos.

Piso no corredor da área dos quartos

Arcos entre os corredores e o jardim

Antes do “nosso” quarto, há aconchegantes poltronas, e foi muito agradável ficar lá batendo papo. Fui com minha mãe, e aproveitamos para colocar o tricô em dia e assistir a tarde cair silenciosamente. Pelo jardim, as lanternas começaram a se acender, numa luminosidade fraca, para não atrapalhar o sossego de hóspedes e de animais.

Detalhes de acessibilidade

O quarto adaptado é amplo, com mesinha e duas cadeiras, armário para roupas, frigobar, espelho de corpo inteiro, mesinhas de cabeceira, cama imensa e sofá-cama. Tem uma varanda com rede, e de lá é possível ter uma vista de uma das cachoeiras que cai na piscina. A circulação no quarto é fácil, mesmo com os tapetes, que você pode pedir para retirar, caso dificultem sua locomoção.

Há um baú aos pés da cama, onde coloquei a mala. A cama é alta, então deixei sugestão para que isso seja revisto, porque dificulta a transferência. Não há opção de duas camas de solteiro, mas, como eu disse, há um sofá-cama no quarto.

O banheiro tem porta de cerca de 70cm e pia com vão livre, e o espaço de banho é fechado com vidro, mas se abre bastante (acho que cerca de 70cm). A pousada oferece uma cadeira plástica de piscina, então deixei sugestão de aquisição de cadeira higiênica.

A ducha precisará ser regulada antes do seu banho, para que fique do jeito que gosta. Então, chame um funcionário para ajudar, porque fica alto.

“Sala de estar” antes dos quartos ao cair da tarde

Cama imensa e porta que dá acesso à varanda

Cama, mesinhas, sofá-cama lateral

Porta da varanda do quarto aberta

Colagem mostrando o banheiro

Acessibilidade atitudinal faz a diferença

Fiquei encantada com a pousada e espero ter oportunidade de retornar!

As possíveis dificuldades que o hóspede com mobilidade reduzida vier a enfrentar com certeza serão amenizadas pela excelente equipe, uma das melhores que já vi em estabelecimentos de hospedagem. Sabe por quê? Além de serem gentis e até anteciparem necessidades, me trataram como uma pessoa comum, sem mimimi, sem me infantilizar, mas permanecendo sempre atentos.

Todas as vezes que me perguntaram se eu precisava de alguma ajuda, o fizeram de maneira discreta e sem querer impor nada.

Fico na torcida para que você se sinta motivado a conhecer o lugar e, mais ainda, para que goste. Dessa forma, a pousada irá ficando cada vez melhor, porque cada cadeirante que chegar certamente contribuirá com boas sugestões.

E, se você está louco ou louca para encontrar um espaço bacana para ir com seu amor, aproveite. Este é o lugar

Para saber mais:

Pousada Carumbé Serra do Cipó | site

Parque Nacional da Serra do Cipó | Site

About Laura Martins

Laura Martins criou o blog Cadeira Voadora em 2011 para compartilhar suas experiências de viagem em cadeira de rodas. Para ela, viajar desenvolve inúmeras habilidades, nos faz menos intolerantes por conviver com as diferenças e ajuda a construir inclusão, porque as cidades vão ficando mais preparadas à medida que as pessoas vão se fazendo visíveis. Entre em contato pelo e-mail contato@lauramartins.net.

3 Comments

1. Gostei da dica. Tenho uma irmã que além de cadeirante tem deficiência mental, por causa de uma hidrocefalia.
    Portanto, precisa TB de uma alimentação diferenciada.
    Saberia indicar um hotel, apart hotel ou pousada, próximo a BH, com acesso a cozinha ou com cozinha pra que eu mesmo faça a alimentação dela?
    Obrigado! Parabéns pelo texto.

• Mário, seja bem-vindo!

Infelizmente não sei indicar, mas vou tentar descobrir.

De qualquer modo, sugiro que investigue o AirBnb e considere alugar uma casa ou sítio. Da última vez que olhei, havia opções em Lagoa Santa…