Acessibilidade na exposição “Da Vinci 500 Anos” | MIS Experience, SP

Estive em SP no fim de janeiro e aproveitei para visitar a exposição Leonardo Da Vinci – 500 Anos de Um Gênio, que está no novo espaço gerido pelo Museu da Imagem e do Som – o MIS Experience -, inaugurado em novembro de 2019.

E é sobre essa mostra que vamos falar agora, mais especificamente sobre a acessibilidade para cadeirantes no local. Vamos comigo saber tudo a respeito?

[Todas as fotos e vídeos pertencem ao meu acervo.]

 

Da Vinci 500 Anos | Esta instalação fica ao final da exposição

 

 

Aquisição de ingressos

 

Sempre surge esta dúvida quando o assunto é exposição ou mesmo cinema, apresentações artísticas, etc.: comprar os ingressos pela internet ou deixar para adquirir na hora?

Bem, isso depende de vários fatores, e ainda vou fazer um post exclusivo a respeito. Mas, para resumir: você corre o risco de perder a exposição ou o evento caso deixe para comprar na hora? E estar lá é muito importante para você? Então, compre on-line, mesmo que possa perder o desconto para pessoa com deficiência, ou mesmo a gratuidade.

Você pode correr o risco? Então, compre na hora, para ter direito a desconto ou gratuidade, se houver.

É comum que esses benefícios não sejam informados no site, nem oferecidos na hora da compra on-line, mas, em alguns casos, é possível comprar a meia-entrada pela internet.

 

Foto minha tirada com o retrato de Da Vinci ao fundo, no início da exposição

 

 

Como é no caso do MIS?

 

No caso da exposição Da Vinci, o site informa que é concedida meia-entrada para a pessoa com deficiência e para o acompanhante (quando ele é necessário para ajudar a pessoa). E, às terças, a entrada é gratuita para todos.

É importante saber também que o número de ingressos por dia é limitado e está sujeito a disponibilidade e que há atendimento prioritário para pessoas com deficiência, pessoas acima de 60 anos, gestantes e pessoas com criança de colo, mas está restrito à pessoa e a mais um acompanhante. Os ingressos de meia-entrada estão sujeitos a disponibilidade por sessão.

Nós compramos o ingresso on-line, porque não queríamos correr o risco de não poder entrar, afinal sabíamos que a exposição estava bastante concorrida. Mas, no caso desta exposição, é possível comprar on-line os ingressos com desconto. Atenção para o fato de que, na hora de comprar, será necessário escolher o horário de preferência.

 

Uma das faces do gênio: as máquinas de voar

 

Vale a pena visitar?

 

Posso dizer que superou as minhas expectativas!

Saí dessa experiência de imersão fascinada pela personalidade de Da Vinci, eu diria mesmo hipnotizada. Todas as facetas do gênio são exploradas, e a sala com projeções Sensory4 rende momentos inspiradores (veja os vídeos ao final do texto). E há um percurso dedicado à Mona Lisa, com muitas surpresas sobre a obra, a partir de estudos feitos com raios infravermelhos.

 

Detalhes de acessibilidade: informações ao alcance visual do cadeirante com iluminação adequada

 

Afinal, o que tem na mostra?

 

Trata-se de uma experiência imersiva, que possibilitará ao visitante conhecer a vida e o legado de Da Vinci, o famoso pintor da Mona Lisa.

É considerada a investigação mais completa e detalhada sobre o trabalho do multitalentoso artista e apresenta 18 áreas temáticas que conta sua trajetória e traz réplicas de máquinas desenhadas por ele.

Os visitantes também terão uma experiência multissensorial com animações gráficas em alta definição, combinadas com um conteúdo multimídia e narrativa em áudio.

Além de artista genial, Da Vinci lançou as bases para algumas invenções notáveis, como o helicóptero, o automóvel, o submarino, o paraquedas e a bicicleta. E realizou dissecações e estudos de anatomia, proibidas para quem não fosse médico.

Leonardo da Vinci – 500 Anos de um Gênio traz ainda os Segredos de Mona Lisa – uma análise da pintura mais famosa do mundo, realizada no Museu do Louvre por Pascal Cotte, renomado engenheiro, pesquisador e fotógrafo de obras de arte.

Não dá pra perder, dá?

 

Por toda a mostra, frases de Da Vinci estampam as paredes. Esta é a cara do blog Cadeira Voadora: “Uma vez que você tenha experimentado o voo, sempre andará na terra com os olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá sempre desejará voltar.”

 

 

Acessibilidade para cadeirantes

 

Chama a atenção a acessibilidade atitudinal já na entrada, quando nós fomos abordadas por uma pessoa que nos indicou o trajeto, e todos os funcionários foram solícitos e gentis.

Há vaga reservada a poucos metros do portão, e também valet pago à disposição. O percurso externo e na sala de exposições não tem ressaltos, é todo nivelado, e o banheiro acessível é excelente, muito amplo, com trocador.

A iluminação da mostra é uma das melhores que já vi, porque a luz ilumina o que precisa ser visto, sem incomodar. Parece óbvio, mas nem sempre é assim. Já estive em em museus em que não conseguia ler nada, porque os escritos estavam fora do meu alcance visual e na penumbra.

Na mostra Da Vinci, mesmo as informações que estão em grandes quadros, nas paredes, estão ao alcance do olhar do cadeirante, com letras em bom tamanho e espaçamento adequado.

O espaço é amplo, mas, quando a exposição está muito cheia, o conforto deixa de existir, o que me leva a reforçar o que sempre digo: dê preferência aos dias e horários mais vazios. Afinal, quando está cheio, fica desconfortável para qualquer pessoa, mesmo as que não têm nenhuma deficiência.

 

Outra face do gênio: estudos de anatomia

 

O que não é acessível

 

Os corredores do setor Mona Lisa são estreitos e ficam desconfortáveis mesmo que haja menos gente. Porém, a gerente do local me contou que cadeirantes já deixaram sugestões a respeito e a situação iria ser revista o mais breve possível.

Há uma cafeteria no local, instalada em um contêiner, e não é acessível a cadeirantes, porque o balcão é muito alto. Se necessitar utilizá-la, o atendente terá que ir até você. Mas as mesas têm como ser utilizadas, assim como o bebedouro, porque ficam no pátio.

 

Momento Mona-Lisa-só-que-não

 

Ao final do percurso, há alguns cenários montados para que o visitante possa se fotografar. Essa ideia é interessante, porque, após 1h30 de imersão, possivelmente a maioria vai querer levar uma foto como lembrança da mostra.

Nada como ser fotografado usando as “asas” projetadas pelo grande gênio, ou uma foto posando como Mona Lisa, com o mesmo fundo do quadro e uma moldura na frente.

Mas aqui temos uma surpresinha. Numa exposição toda acessível para cadeirantes, a acessibilidade desta experiência foi esquecida… Havia um pequeno tablado para se assentar na cadeira que fica entre a moldura e o fundo do quadro, e nada disso tinha como ser removido ou afastado. #frustração

O que eu fiz?

 

Instalação montada para que tirar fotos como Mona Lisa

A pessoa se assenta na cadeira entre a moldura e o fundo, para ser fotografada. Note o tablado, que faz com que a estrutura seja toda inacessível

A exposição ia deixar de ter em seu acervo uma Mona Lisa cadeirante… Mas dei um jeito. Me transformei numa Mona-Lisa-peculiar: em frente à moldura… hahaha

 

 

Fazendo a lição de casa

 

Fomos atrás dos funcionários, mas eles se revelaram confusos, sem saber o que fazer. Tentaram, mas não houve jeito de improvisar.

Então, pedi para chamarem a gerente, que apareceu alguns minutos depois. Renata e eu tivemos uma longa conversa, ocasião em que ela me ouviu atentamente, se mostrou surpresa com a situação e se comprometeu a resolvê-la. Acrescentou que o espaço é recém-inaugurado e algumas coisas precisavam mesmo ser alteradas, o que estava sendo feito, à medida que os visitantes iam apontando as dificuldades.

Também me disse que estava se esforçando para que a exposição se estendesse além da data prevista, a fim de que as modificações tornassem o local ainda melhor para os cadeirantes visitarem a mostra.

 

A gerente Renata Yumi me ouviu atentamente e se comprometeu a efetivar as mudanças para a acessibilidade

 

Nota: O que fazer em caso de desrespeito às normas de acessibilidade

Já sabemos, pelo post da advogada Meire Elem Galvão, que o ideal, quando não há atendimento ao direito, é procurar o responsável pelo local para conversar a respeito, antes de tomar qualquer outra medida. Portanto, para saber como agir, leia o post da Meire Elem e observe as etapas antes de fazer protestos inflamados nas redes sociais ou judicializar o caso.

Seguir essas orientações nos poupa de desgastes e pode ser muito mais eficaz.

 

 

Minhas conclusões

 

Não deixe de visitar a mostra, pois se trata de uma ótima oportunidade de se divertir, se instruir, se emocionar e ainda conhecer um espaço que já nasceu investindo na acessibilidade.

Pessoas com deficiência visitarem o local neste momento é particularmente útil, para verificar o que pode ser melhorado, passar a informação para a gerência e assim tornar este espaço um modelo para o Brasil.

Que lhe parece?

Um grande beijo e até a próxima,

Laura Martins

 

“Uma vez que você tenha experimentado o voo, sempre andará na terra com os olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá sempre desejará voltar.” Leonardo Da Vinci

 

 

Para saber mais:

 

Da Vinci no MIS

São Paulo inaugura 1º museu imersivo da América Latina

Tudo sobre acessibilidade em SP | Cadeira Voadora

 

O que é a Sensory4?

 

O sistema SENSORY4™ traz animações gráficas em alta definição combinadas com conteúdo multimídia e narrativa em áudio com qualidade de cinema. A galeria SENSORY4™ conta a história da vida e das realizações de Leonardo da Vinci, em uma experiência imersiva multissensorial. Posso dizer pra vocês que são 40 minutos emocionantes. Gravei dois trechinhos para terem uma ideia. Os vídeos estão abaixo.

 

 

No painel [imagem acima] está escrito o seguinte:

“Uma nova experiência em exposições

As tradições de caminhar delicadamente por galerias de silêncio inquietante e ver obras expostas de longe ficaram para trás, pois hoje os visitantes podem interagir com a arte de forma original, no que já foi descrito como “uma inesquecível experiência multissensorial”.

Dese o início, uma poderosa sinforina de luzes, cores e sons convida os visitantes a deixarem o mundo para trás e mergulharem na extraordinária vida e herança de Leonardo da Vinci como nunca antes – uma experiência ao mesmo tempo fascinante, divertida e educacional. A mostra Leornardo da Vinci – 500 /anos de um Gênio vai redefinir o conceito de exposição, estimulando seus sentidos e abrindo sua mente.

A tecnologia SENSORY4™ está presente.

 

O que é a SENSORY4™?

Desenvolvida especialmente pela Grande Exhibitions, a tecnologia SENSORY4™ compreende um sistema exclusivo, que combina animações digitais multicanal, com surround com qualidade de cinema e até quarenta projetores de alta definição, criando um dos mais emocioantes ambientes multitela do mundo. A SENSORY4™ é capaz de transformar qualquer espaço expositivo, oferecendo uma experiência dinâmica, informativa e visualmente impactante. Imagens com detalhes incríveis fluem por todo o conjunto de projetores e se fundem ao som surround, preenchendo o espaço e transformando-o em uma experiência imersiva de tirar o fôlego.”

 

A foto mostra as pessoas assentadas no piso assistindo ao espetáculo produzido pela Sensory4

 

 

Vídeos mostrando a experiência com SENSORY4

 

Nota: Se você achar os vídeos muito pequenos, clique neles. Aparecerá, no canto inferior direito, do lado direito da palavra “Youtube”, um símbolo no formato de um quadrado. Clique nele para assistir no modo “tela inteira”.

 

 

 

About Laura Martins

Laura Martins criou o blog Cadeira Voadora em 2011 para compartilhar suas experiências de viagem em cadeira de rodas. Para ela, viajar desenvolve inúmeras habilidades, nos faz menos intolerantes por conviver com as diferenças e ajuda a construir inclusão, porque as cidades vão ficando mais preparadas à medida que as pessoas vão se fazendo visíveis. Entre em contato pelo e-mail contato@lauramartins.net.

Comments are closed.